O que é cláusulas pétreas implícitas e explícitas?

Perguntado por: Verónica Araújo Machado  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 5/5 (65 avaliações)

Cláusulas Pétreas explícitas estão expressas no rol do artigo 60, § 4° da CF, enquanto as implícitas são as que não estão escritas, mas por serem normas fundamentais e de extrema importância para o sistema adotado pela Carta Maior não se pode desampará-las da limitação material.

O que é cláusula pétrea implícita?

As cláusulas pétreas implícitas são aquelas que não estão previstas no art. 60, §4º, mas que também não podem ser objetos de alteração.

O que é cláusula pétrea explícita?

Dispositivo constitucional que não pode ser alterado nem mesmo por Proposta de Emenda à Constituição (PEC). As cláusulas pétreas inseridas na Constituição do Brasil de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º.

Quais são as cláusulas pétreas da Constituição?

No texto de 1988, as regras intocáveis estão no artigo 60, parágrafo 4º: o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos poderes; e os direitos e as garantias individuais.

O que quer dizer pétrea?

Que tem a qualidade ou a natureza da pedra. 2. Duro como pedra.

AGU Explica - Cláusulas Pétreas

23 questões relacionadas encontradas

O que é cláusula pétrea e medida provisória?

A piada é ótima, para quem entende e sabe o que é Cláusula Pétrea e Medida Provisória né??? As cláusulas pétreas da Constituição Federal brasileira são trechos da Constituição de 1988 que são explicitamente estabelecidas como imutáveis e indiscutíveis enquanto o Estado brasileiro for regido por esta mesma Carta Magna.

Como mudar uma cláusula pétrea?

As cláusulas pétreas podem ser alteradas por meio de emendas, somente não podem ser promulgadas Emendas tendentes a abolir aqueles assuntos do Texto Constitucional, do art. 60, § 4º da Constituição Federal. Pode uma emenda por exemplo vir a melhorar, ou ampliar as garantias constitucionais daqueles incisos do § 4°.

O que não constitui cláusula pétrea da Constituição de 1988?

Não constitui cláusula pétrea da Constituição de 1988: a) a forma federativa de Estado. b) a forma republicana de governo. c) a separação dos Poderes.

Quais direitos e garantias individuais são cláusulas pétreas?

A Carta Magna estabelece, em seu artigo 60, parágrafo 4º, quais são as chamadas cláusulas pétreas[5]: I- Forma federativa de estado; II- Voto direto, secreto, universal e periódico; III- a separação dos poderes; IV- os direitos e garantias individuais.

Quais são os remédios constitucionais?

Quais são os remédios constitucionais?
  1. Habeas Corpus. O habeas corpus é uma ação constitucional utilizada sempre que uma pessoa ver o seu direito à liberdade ameaçado ou cessado por uma ilegalidade ou abuso de poder. ...
  2. Habeas Data. ...
  3. Mandado de Segurança. ...
  4. Mandado de Injunção. ...
  5. Ação Popular. ...
  6. Ação Civil Pública.

O que diz o artigo 60 da Constituição Federal?

§ 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

O que é uma cláusula de rescisão?

Ou seja, a cláusula de rescisão contratual define como ocorrerá o fim do contrato em caso de descumprimento ou vontade das partes.

Qual a importância das cláusulas pétreas?

As cláusulas pétreas são limitações materiais ao poder derivado reformador e têm por finalidade básica preservar a identidade material da Constituição, proteger institutos e valores essenciais e permitir a continuidade do processo democrático.

Qual a função das cláusulas pétreas no ordenamento jurídico constitucional?

Esse limite material ao poder de revisão, chamado de cláusula pétrea, tem como uma de suas principais razões a vontade de se evitar uma interferência do Poder Executivo nos demais Poderes.

Quais temas não podem ser objeto de emenda constitucional?

Nesse sentido, o art. 60, § 4º prevê expressamente que não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e periódico, a separação dos Poderes, os direitos e garantias individuais.

O que é o poder constituinte Difuso?

O poder difuso é um meio informal de alteração da Constituição, porque não deriva explicitamente da Constituição, mas é um poder de fato que se exterioriza pela mutação constitucional (também chamada de vicissitudes constitucionais, transições constitucionais, mutação constitucional ou processo de fato).

Quais são os direitos e garantias individuais?

Podemos classificar os direitos individuais nos grupos seguintes: 1o) direito à vida; 2o) direito à intimidade; 3o) direito de igualdade; 4o) direito de liberdade; 5o) direito de propriedade. Tais categorias incluem os direitos individuais expressos (e implícitos), conforme seu objeto imediato.

Quais os direitos e deveres individuais e coletivos?

a- Direitos individuais e coletivos: são os direitos ligados ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade, tais como à vida, à igualdade, à dignidade, à segurança, à honra, à liberdade e à propriedade.

Como diferenciar direitos de garantias individuais?

Direitos são normas que declaram a existência de interesse, portanto, são normas declaratórias. Garantias são normas que asseguram o exercício do interesse, portanto, são normas assecuratórias.

Não estão sujeitos ao princípio da indissolubilidade do vínculo federativo?

O Legislativo, o Executivo e o Judiciário — poderes independentes e harmônicos entre si, integrantes da República Federativa do Brasil — não estão sujeitos ao princípio da indissolubilidade do vínculo federativo.

Quais os princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988?

Resumo sobre os princípios fundamentais

Estado Democrático de Direito, Soberania Popular, Soberania, Cidadania, Dignidade da Pessoa Humana, Valorização do Trabalho, Livre iniciativa e Pluralismo Político. Eis os pilares que sustentam todos os demais direitos constitucionais.

Não será objeto de deliberação se tendente a abolir cláusula pétrea?

§ 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; ... Não se aceitam propostas que possam transformar o Brasil em um estado unitário, por exemplo, sem estados, e sem a autonomia que estes possuem.

O que é preciso para alterar as garantias previstas na Constituição?

Atualmente, o único modo formal de alterar a Constituição de 1988 é através de Emendas Constitucionais (art. 60, CF/88). Se uma PEC é rejeitada, somente poderá ser apresentada novamente na próxima sessão legislativa (ano seguinte).

É possível haver Emenda constitucional para ampliar um direito individual?

Sim, pois a Constituição Federal , noart. 60, § 4º apenas veda a aprovação de Emenda cuja tendência seja a de abolir cláusula pétrea já existente, o que nos faz concluir que não há óbices à edição de Emenda que vise ampliar esse núcleo imodificável constitucional.

Qual das normas legais ocupa o topo da hierarquia?

Entretanto, como você já sabe, baseado na pirâmide Kelseniana, a Constituição está no ponto mais alto da pirâmide, de modo que não podem haver normas que conflitem com ela.

Artigo anterior
Como é estabelecida a nomenclatura dos tumores mesenquimais e epiteliais visto sua conduta biológica benigna ou maligna?
Artigo seguinte
O que acontece quando aumentamos a temperatura de uma reação química?