O que é cláusula de vencimento antecipado?
Perguntado por: Vicente Leandro de Mendes | Última atualização: 25. April 2022Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)
O que é vencimento antecipado do contrato?
O vencimento antecipado é o fenômeno contratual que antecipa a data do vencimento fixada. Assim, em determinadas circunstâncias, a dívida é considerada vencida, possibilitando ao credor exigir o cumprimento integral da obrigação.
Quando ocorre o vencimento antecipado da dívida?
333, do CC, que estabelece que o credor poderá cobrar dívida antes do vencimento quando: i) houver a falência do devedor ou concurso de credores; ii) se os bens, hipo- tecados ou empenhados, forem penhorados em execução por outro credor; ou iii) se cessarem ou se tornarem insuficientes as garantias de débito ...
O que é o inadimplemento antecipado?
É chamado também de quebra antecipada do contrato e consiste em uma forma de extinção dos contratos por fato superveniente à sua celebração. Trata-se de uma causa de resolução antes do descumprimento contratual.
Como se aplica o inadimplemento antecipado?
Aplica-se, portanto, a teoria do inadimplemento antecipado do contrato para possibilitar a resolução do vínculo contratual antes do advento do termo, de forma a evitar a possível ampliação dos danos que poderia resultar da espera pelo tempo, modo ou local no qual a obrigação deveria ser adimplida.
COBRANÇA ANTECIPADA DE DÍVIDA - DIREITO CIVIL - AULA A DOIS
É possível a cobrança de dívida antes de vencido o prazo estipulado?
Cuidando-se do tempo do pagamento, a dicção da lei é clara ao afirmar que ao credor assistirá o direito de cobrar a dívida antes de vencido o prazo estipulado no contrato ou marcado no próprio CC/02.
Em quais casos o credor pode cobrar a dívida antes do vencimento?
Ao credor assistirá o direito de cobrar a dívida antes de vencido o prazo estipulado no contrato ou marcado neste Código: 1— no caso de falência do devedor, ou de concurso de credores; II — se os bens, hipotecados ou empenhados, forem penhorados em execução por outro credor; Page 12 Página 12 de 32 111 — se cessarem, ...
É possível a antecipação do pagamento salvo se o prazo foi estipulado a favor do credor?
Em regra não pode o credor exigir o pagamento antes do vencimento, salvo: ... Art 334 e art 335 - É o modo dado ao devedor para entregar o que é devido ao credor em qualquer caso que houver alguma dificuldade para fazer isso.
Como é feita a consignação em pagamento?
PAGAMENTO POR CONSIGNAÇÃO. A ação de consignação em pagamento é uma ação judicial proposta pelo devedor contra o credor, quando este recusar-se a receber o valor de dívida ou exigir ou devedor valor superior ao entendido devido por este, além de outras hipóteses admitidas na legislação.
Quando ocorre o inadimplemento absoluto?
“Ocorre o inadimplemento absoluto quando a obrigação deixa definitivamente de ser cumprida pelo devedor, em oposição à mora, hipótese de não cumprimento da obrigação na forma, lugar ou tempo devidos (CC, art. 394). Para que haja mora, todavia, é preciso que seja possível o cumprimento, ainda que tardio, da obrigação.
Quais as consequências do inadimplemento total?
As perdas e danos são devidas porque o inadimplemento de uma obrigação, seja ele absoluto ou relativo, causa um dano patrimonial ao cre- dor. As perdas e danos, como regra geral, abrangem o que o credor efetiva- mente perdeu e o que provavelmente deixou de lucrar (art. 402 do CC).
O que é teoria do inadimplemento?
A Teoria do Inadimplemento Eficiente do Contrato sugere que o contratante, diante de uma oportunidade mais lucrativa, possa descumprir deliberadamente o pacto já firmado, honrando com o pagamento da multa contratual prevista.
O que se entende por violação positiva do contrato?
A violação positiva do contrato, instituto nascido na Alemanha, é um tipo de inadimplemento contratual que está intimamente ligado com a inobservância dos deveres laterais do contrato, esses deveres podem ser deveres de lealdade, de informação, de assistência, de cooperação, de sigilo, etc.
O que é mora ex persona?
A mora 'ex re' configura-se pelo simples retardamento no cumprimento da obrigação na data do seu vencimento.
Quais são as formas de vencimento?
- No caso de recusa do aceite pelo sacado;
- No caso de falência do aceitante, de modo que há o vencimento antecipado de todas as obrigações do falido (Lei de Falências. Artigo 77).
O que é vencimento da obrigação?
Via de regra, a obrigação deve ser cumprida na data do seu vencimento. Ou seja, o devedor pode pagar até o vencimento e o credor pode exigir o cumprimento depois dessa data. As exceções são: Caso as partes não ajustem ou estabeleçam uma data de vencimento, o credor pode exigir o cumprimento da obrigação imediatamente.
Quando as partes não determinam a data de vencimento da obrigação o credor pode Exigi-la imediatamente?
Salvo disposição legal em contrário, não tendo sido ajustada época para o pagamento, pode o credor exigi-lo imediatamente. Pelo art. 331 da codificação material, salvo disposição legal em contrário, não tendo sido ajustada época para o pagamento, pode o credor exigi-lo imediatamente.
Em que consiste a consignação em pagamento?
A consignação é forma de extinção da obrigação mediante pagamento. ... Em suma, o pagamento em consignação consiste no depósito judicial ou extrajudicial da quantia ou coisa devida, que extinguirá a obrigação se aceito pelo credor ou se declarado pelo juiz como suficiente para a quitação da dívida.
Quando é cabível a consignação em pagamento?
A consignação em pagamento será cabível quando houver mora do credor em receber o pagamento (ou dar quitação) ou pela omissão em ir buscar o pagamento, quando isso lhe competir. A consignação em pagamento é uma das formas de extinção das obrigações, prevista no art. 334 do Código Civil brasileiro.
Qual o prazo para consignação em pagamento?
Referido artigo estabelece, claramente, o prazo de 30 dias para a propositura da ação de consignação em pagamento a partir da recusa no recebimento dos créditos.
É possível realizar ação de consignação em pagamento de dívida vencida?
O pagamento por consignação só terá eficácia liberatória, nos termos que dispõe o art. 336 do Código Civil de 2002. O pagamento assim sendo não pode ser sobre dívida já vencida sem o depósito da multa moratória.
Como deve proceder o credor se a dívida não for paga no vencimento?
939. O credor que demandar o devedor antes de vencida a dívida, fora dos casos em que a lei o permita, ficará obrigado a esperar o tempo que faltava para o vencimento, a descontar os juros correspondentes, embora estipulados, e a pagar as custas em dobro. [2] Art.
Quando o devedor quer pagar E o credor não quer receber?
O devedor pode se desobrigar por via extrajudicial realizando um depósito bancário (banco oficial). Nessa situação, será aberta uma conta em nome do credor e esse será notificado, ou pelo banco ou pelo próprio devedor, por via postal e com aviso de recebimento.
Qual a diferença entre dívida portable e Quérable?
Nosso sistema jurídico adota a regra de que o pagamento é quesível, isto é, o devedor deve ser procurado pelo credor (dívida quérable), salvo estipulação em contrário, isto é, que se tenha ajustado – ou que se possa inferir dos dados concretos – que ao devedor competiria oferecer o pagamento (dívida portable).
O que é o princípio da satisfação imediata?
No silêncio das partes, o pagamento deve ser feito imediatamente (art. 331 do Código Civil), o que representa o chamado princípio da satisfação imediata (ou da exigibilidade imediata).
Para que é indicado amoxicilina Clavulanato de Potássio 500 mg 125 mg?
Como saber a quantidade de horas noturnas?