O que é circulante?

Perguntado por: Nuno Martins de Alves  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)

O ativo circulante são os bens e direitos de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Sendo assim, dentre os ativos de uma empresa, os ativos circulantes são os que possuem maior liquidez e, por isso, são conhecidos como ativos realizáveis a curto prazo.

Quais são os ativo circulante?

Geralmente o estoque, matérias-primas a serem utilizadas imediatamente, mercadorias, dinheiro em caixa, aplicações financeiras de curto prazo e contas a receber se enquadram como ativos circulantes.

O que é ativo e passivo circulante?

Quando se fala sobre passivo circulante, se refere às contas com uma realização a curto prazo, mais precisamente de, no máximo, 12 meses. Em contrapartida, os ativos circulantes correspondem aos recursos empresariais capazes de serem convertidos em finanças a curto prazo, também em 12 meses.

Como identificar o ativo circulante?

Para saber o quanto a empresa possui de ativo circulante, deve-se somar os seguintes itens: dinheiro + equivalentes em dinheiro + inventário + recebíveis + títulos negociáveis + despesas antecipadas + outros ativos líquidos – valores esses que aparecem no Balanço Patrimonial da organização.

O que é passivo circulante exemplos?

O que é passivo circulante? ... Em outras palavras, todas as obrigações financeiras com prazo inferior a um ano, são consideradas passivo circulante. Alguns exemplos são: contas a pagar, matéria-prima, empréstimos e impostos. É importante notar que o exigível a curto prazo não é constituído somente das dívidas da empresa.

O que é Ativo Circulante? | Treinamento de Fundamentos Ep. 12!

35 questões relacionadas encontradas

O que é considerado passivo circulante?

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

Quais itens compõem o passivo circulante?

São considerados exemplos de passivo circulante:
  • Fornecedores ou duplicatas a pagar;
  • Empréstimos bancários;
  • Títulos a pagar;
  • Encargos sociais a pagar;
  • Salários a pagar;
  • Impostos a pagar.

O que é considerado ativo circulante?

O ativo circulante são os bens e direitos de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Sendo assim, dentre os ativos de uma empresa, os ativos circulantes são os que possuem maior liquidez e, por isso, são conhecidos como ativos realizáveis a curto prazo.

Como calcular o ativo circulante e o passivo circulante?

Existe uma relação importante entre as somas de ativo circulante e passivo circulante, e essa relação acontece da seguinte forma: Soma de ativo circulante maior do que a soma de passivo circulante: A empresa apresenta recursos para cumprir com suas obrigações de curto prazo.

Qual a fórmula do CCL?

O cálculo para determinar o CCL é muito simples, e é realizado através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Vale lembrar que também é muito importante observar o índice de capital de giro.

Qual a diferença entre o passivo e o ativo?

Diferenças entre ativo e passivo:

A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.

O que é ativo circulante e não circulante exemplos?

Esta categoria de ativo pode ser circulante quando se refere a recebimentos de curto prazo e não circulante se for a longo prazo. Exemplo: entre os principais elementos estão as contas a receber, classificadas como ativos circulantes operacionais. Dentre eles os estoques e duplicatas a receber.

O que é considerado passivo não circulante?

Passivo não circulante é um subgrupo do passivo exigível do Balanço Patrimonial e é composto das contas antes agrupadas no Passivo Exigível a Longo Prazo, ou seja, de registro de todas as obrigações que devem ser quitadas cujos vencimentos ocorrerão após o final do exercício seguinte ao encerramento do balanço ...

Quais são os ativos não circulantes?

Assim, o Ativo Não Circulante são bens de conservação duradoura, e não são destinados ao consumidor. Os maiores exemplos são os imobilizados: veículos, as máquinas e até mesmo os imóveis.
...
São elas:
  • Realizável a Longo Prazo;
  • Investimentos;
  • Imobilizável;
  • Intangível.

Quais são as contas do ativo circulante financeiro?

Exemplos de contas do ativo circulante
  • Caixa da empresa.
  • Saldo em banco.
  • Aplicações financeiras.
  • Contas a receber de clientes.
  • Estoques.

Quais são as contas do ativo circulante operacional?

Ativo Circulante Operacional: clientes, estoques, ICMS a recuperar, adiantamentos a fornecedores, despesas operacionais antecipadas, entre outros.

Como calcular o total do ativo?

Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.

Como calcular o CGL?

Sendo assim, há uma fórmula simples : CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).

Como se calcula o ativo e o passivo de um balanço patrimonial?

E a regra básica da contabilidade diz que deve haver uma igualdade entre esses três itens. Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.

Qual a característica das contas classificadas no passivo circulante?

Basicamente, o passivo circulante diz respeito às obrigações financeiras do empreendimento. ... Podem ser classificados como passivos circulantes os pagamentos referentes aos funcionários, como férias, salários e benefícios.

Como analisar o passivo circulante?

Veja alguns exemplos.
  1. Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
  2. Seca = (Ativos Circulantes – Estoques) / Passivos Circulantes.
  3. Geral = (Ativos Circulantes + Realizáveis a Longo Prazo) / (Passivo Circulantes + Exigível a Longo Prazo)
  4. Liquidez Imediata = Disponível / Passivos Circulantes.

O que é um passivo não circulante em uma análise de balanço patrimonial?

Passivo Não Circulante: são todas as obrigações que possuem vencimento após o período de 1 ano, ou seja, 12 meses após a data do balanço; até o final do exercício seguinte. ... Passivo Exigível: representa o capital debitado a fim de cumprir com obrigações a terceiros, como por exemplo, empréstimos e remuneração.

Qual a diferença entre ativo e passivo circulante e não circulante?

Ativos e passivos circulantes podem ser entendidos como o dinheiro que entra e sai diariamente da empresa. São direitos e obrigações a curto prazo. Ativo não circulante são todos os bens e direitos que a empresa não conseguirá converter em dinheiro no curto prazo, considerando normalmente um ano.

O que é passiva e ativa LGBT?

Ativas são as mulheres com mais iniciativa na cama, que gostam de fazer sexo oral na parceira, penetrar com os dedos, brinquedos etc. Passivas são as que preferem manter uma postura mais submissa durante a relação sexual. E relativas ou flexíveis, as que revezam esses "papéis".

O que é CCL e como calcular?

CCL = AC (ativo circulante) – PC (passivo circulante).

Isso significa que a empresa possui capital circulante líquido suficiente para cobrir todos os gastos e despesas, havendo até um superávit – lucro excedente – considerando o período calculado.

Artigo anterior
Como fazer um pó descolorante caseiro?
Artigo seguinte
Quanto equivale 10 galeões?