O que é cicatrização por primeira intenção?

Perguntado por: Micael Raúl de Gaspar  |  Última atualização: 4. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (1 avaliações)

Cicatrização por primeira intenção ou primária Feridas marcadas pela presença de bordas aproximadas por sutura, de modo que essas bordas apresentam pouca perda de tecido, ausência de infecção e com o tecido de granulação levemente edemaciado. Exemplo: cicatrização de ferida pós-cirúrgica.

O que é cicatrização por primeira segunda e terceira intenção?

Primeira intenção: aproximação das bordas da ferida, incluindo enxertos e retalhos. Segunda intenção: ferida permanece aberta. A cicatrização ocorre pela formação de tecido de granulação. Terceira intenção: realizado após o início da formação do tecido de granulação.

O que é uma ferida de primeira intenção?

3.3- Tipos de cicatrização de feridas

Primeira intenção: é o tipo de cicatrização que ocorre quando as bordas são apostas ou aproximadas, ha- vendo perda mínima de tecido, ausência de infec- ção e mínimo edema.

O que é cicatrização segunda intenção?

A cicatrização por segunda intenção é aquela que acontece de forma espontânea – sem o uso de sutura ou cola. Nessas situações, deixamos que a ferida feche por conta própria. Quando bem indicada, a cicatrização por segunda intenção é capaz de gerar bons resultados estéticos.

O que é cicatrização secundária?

Cicatrização por segunda intenção ou secundária

As bordas das feridas são bem afastadas uma da outra, ocorre a formação de um grande coágulo, a perda de tecido é maior e a reação inflamatória pode ser aumentada caso se instale um processo infeccioso. Assim, a regeneração celular é muito mais demorada.

Tipos de Cicatrização de Feridas - Cicatrização por primeira intenção, segunda intenção

33 questões relacionadas encontradas

O que é ferida de 1 intenção 2 intenção é 3 intenção?

a) Intenção da ferida: 1ª intenção ou primária – a cicatrização primária envolve a reepitelização, na qual a camada externa da pele cresce fechada; 2ª intenção ou secundária – é uma ferida que envolve algum grau de perda de tecido; 3ª intenção ou terciária – ocorre quando intencionalmente a ferida é mantida aberta para ...

O que é cicatrização por 3 intenção?

E o processo de cicatrização por terceira intenção, é realizado primeiramente o processo de cicatrização de segunda intenção, que seria tratar essa ferida aberta, após esta ser considerada uma área cirurgicamente limpa, é realizado a sutura para fechamento da lesão, esse processo geralmente acontece quando a ferida tem ...

Quais os 4 tipo de cicatrização?

Saiba quais são elas:
  1. Homeostase. O objetivo aqui é estancar o sangramento. ...
  2. Fase inflamatória. Se o objetivo na primeira fase era evitar o vazamento de sangue, a segunda fase foca na destruição de bactérias. ...
  3. Fase proliferativa. Com a ferida limpa de células e tecidos mortos, tem início a fase 3. ...
  4. Fase de maturação.

Quais os 4 tipos de feridas?

As classificações de feridas são:
  • Feridas incisas. As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. ...
  • Feridas laceradas. ...
  • Feridas contusas. ...
  • Feridas limpas. ...
  • Feridas limpas-contaminadas. ...
  • Feridas contaminadas. ...
  • Feridas infectadas ou sujas.

Quais são os tipos de cicatrização?

EXISTEM 4 TIPOS BÁSICOS DE CICATRIZ
  • As CICATRIZES NORMAIS OU "BOAS" são suaves, planas e semelhantes à cor da pele.
  • As CICATRIZES ATRÓFICAS, caracterizam-se por um tecido côncavo e indentado. ...
  • As CICATRIZES HIPERTRÓFICAS são rígidas, avermelhadas e apresentam um relevo ou inflamação.

O que é terceira intenção?

Cicatrização por terceira intenção ou terciária

Primeiramente a ferida é deixada aberta para evoluir com cicatrização de segunda intenção e há o processo de limpeza e debridamento do tecido. Posteriormente, é realizada sutura para que a ferida evolua com cicatrização de primeira intenção.

Quais são os 3 tipos de feridas?

As feridas são classificadas de acordo com os mesmos fatores que as causam, divididos nas seguintes propriedades: cirúrgicas, patológicas e traumáticas.
  • Feridas cirúrgicas. São normalmente causadas de forma premeditada e se originam de algum tratamento específico. ...
  • Feridas patológicas. ...
  • Feridas traumáticas.

Quais são as 5 classificações das feridas?

✓ ETIOLOGIA DA FERIDA Genericamente, podemos classificar as feridas como: • Cirúrgicas • Traumáticas • Patológicas • Iatrogênicas.

O que é o exsudato?

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas.

Qual é a classificação das feridas?

As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

É melhor deixar a ferida aberta ou fechada?

A ferida, por ser aberta, acaba se transformando numa porta de entrada para agentes externos. É preciso criar uma barreira para que esses microrganismos não tenham passagem. Portanto, é muito importante fazer um curativo sobre a lesão, impedindo o acesso de agentes que podem contaminar a lesão.

O que é exsudato e quais os tipos?

A quantidade de exsudato é caracterizada em nenhuma, pequena, moderada e grande. O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde. O odor pode ser caracterizado com ausente, fraco, moderado e fétido (NIX, 2012).

Como se chama ferida em enfermagem?

Quanto à causa, as feridas podem ser: - Cirúrgicas, feridas provocadas intencionalmente, mediante: Incisão: quando não há perda de tecido e as bordas são geralmente fechadas por sutura; Excisão: quando há remoção de uma área de pele (por exemplo: área doadora de enxerto); Punção: quando resultam de procedimentos ...

Qual a diferença entre ferida e lesão?

Ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele.

Qual a fase mais importante da cicatrização?

Fase proliferativa

Essa fase é caracterizada pela formação do tecido de granulação, e é o marco inicial da formação da cicatriz. Os fibroblastos e as células endoteliais são as células predominantes e mais importantes.

Quantas fases tem a cicatrização?

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.

Quais são as 5 fases do processo de cicatrização?

A fase de cicatrização de feridas é um dos processos mais complexos do corpo humano e, mesmo que contínuo, pode ser dividido em três fases: inflamatória, proliferativa e de maturação ou remodelação.

O que é o amarelo na ferida?

Amarelo: atenção, problemas à vista! Infelizmente, a cor amarela é um sinal de alerta. Quando a ferida apresenta tecido amarelo, pode indicar a presença de fluidos liberados devido à proliferação de bactérias.

O que atrasa a cicatrização?

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

O que é a fibrina na ferida?

Fibrina na ferida

A fibrina é uma proteína insolúvel produzida naturalmente pelo corpo durante a fase de coagulação do processo de cicatrização. Dessa maneira, a formação do coágulo, que contém fibrina, ajuda a fechar a ferida, iniciando o processo de cicatrização.

Artigo anterior
Como procurar pessoas no instagram por cidade?
Artigo seguinte
Qual a varinha do Rony?