O que é chuva acida resumo?

Perguntado por: Luís João Neves Pereira  |  Última atualização: 15. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (70 avaliações)

Chuva ácida é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante do dióxido de carbono atmosférico dissolvido na água precipitada.

O que é o que é chuva ácida?

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.

Quais são as causas e consequências da chuva ácida?

A chuva ácida desequilibra o ecossistema aquático pela alteração de pH e por proporcionar a permanência de espécies tóxicas na água. As florestas e plantações sofrem pela perda de nutrientes do solo em razão da chuva ácida. Construções, edifícios e monumentos sofrem erosão pela chuva ácida.

Como é feita a chuva ácida?

Forma-se a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as partículas de água em suspensão na atmosfera, que dão origem aos ácidos que são depositados quando há precipitação. É composta comumente por ácido sulfúrico e ácido nítrico, derivados da reação dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a água.

Onde ocorre a chuva ácida?

A chuva ácida é um problema ambiental típico de países industrializados e em desenvolvimento, como Brasil, México, China. Representa as chuvas ou quaisquer formas de precipitação que apresentem elevadas concentrações de ácidos.

CHUVA ÁCIDA: APRENDA AGORA!

30 questões relacionadas encontradas

O que provoca a chuva ácida?

Seu principal fator é a queima de combustíveis fósseis, provocada por atividades humanas, como a indústria. Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e os óxidos de hidrogênio (N2O, NO e NO2) são os que, uma vez na atmosfera, reagem com as águas das chuvas, tornando-as ácidas.

O que causa a chuva?

As chuvas são um fenômeno meteorológico que consiste em uma das etapas do ciclo hidrológico, conhecido também como ciclo da água, e corresponde ao retorno desse recurso para a superfície terrestre. Elas são causadas pela ascensão de uma massa de ar quente e úmido na atmosfera, havendo assim a constituição das nuvens.

Quais são as principais reações da chuva ácida?

A chuva ácida é causada por reações químicas que acontecem entre os gases poluentes liberados na atmosfera e o vapor d'água. Como consequência, há a formação dos ácidos sulfúrico, nítrico e nitroso que conferem acidez demasiada à água da chuva.

O que podemos fazer para evitar a chuva ácida?

Medidas para evitar a chuva ácida

Redução das emissões de poluentes: É fundamental reduzir as emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, principais responsáveis pela formação da chuva ácida.

Quais são os principais responsáveis pela chuva ácida?

A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.

Tem chuva ácida no Brasil?

No Brasil, a cidade de Cubatão, na região da Serra do Mar do Estado de São Paulo, é o exemplo mais conhecido de área que sofreu muito com chuvas ácidas. Foi considerada pela ONU, em 1980, como a cidade mais poluída do mundo.

Quais são os impactos ambientais causados pela chuva ácida?

As consequências da chuva ácida

O fenômeno aumenta o pH do solo, o que retira os seus nutrientes e reduz a sua fertilidade. A chuva ácida também diminui o pH de oceanos, rios e lagos. Como consequência pode ser registrada a morte de peixes, anfíbios e invertebrados, por exemplo.

Como a chuva ácida afeta as plantas?

A chuva ácida causa o amarelecimento das folhas e a diminuição da folhagem. A partir do início da revolução industrial, a queima de carvão e, mais recentemente, de combustíveis fósseis (petróleo), provocou um aumento acentuado na concentração de gases no ar das grandes cidades.

Quais as consequências da chuva ácida para a saúde humana?

Impactos da chuva ácida

A chuva ácida também causa grandes danos aos seres humanos, como efeitos na função pulmonar e dificuldades respiratórias em pessoas com asma e, em certos casos, pode levar à morte. Ao cair no solo, essa chuva provoca diversos danos em plantas, construções e seres vivos.

Quem criou o termo chuva ácida?

Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis.

Qual é o pH da água da chuva?

A chuva “normal” possui pH levemente ácido: está em torno de 5,6. Na chuva ácida o pH é menor pois o dióxido de carbono liberado na atmosfera reage com a água resultando no ácido carbônico, abaixando o pH da água precipitada.

Quais os três tipos de chuvas ácidas?

Entenda aqui como ocorre a precipitação, as características dos tipos de chuva existentes (frontais, convectivas e orográficas), o que é chuva ácida e um resumo completo do assunto para você fixar as informações! As chuvas podem ser frontais, convectivas e orográficas.

Como a chuva ácida afeta a economia?

Com a perda de produção de biomassa, redução dos serviços ecossistêmicos e impactos em edifícios, monumentos históricos, lavouras e faunas aquáticas e terrestres, os prejuízos econômicos também são consideráveis.

Por que a chuva ácida é prejudicial para a saúde humana justifique?

Se um indivíduo ingerir água potável acidificada por períodos longos e contínuos, ele poderá desenvolver problemas renais, de pressão alta, mal de Parkinson e Alzheimer. Crianças poderão ter danos no cérebro. Além disso, a chuva ácida diminui a qualidade do ar, podendo causar problemas pulmonares nos seres humanos.

Onde vem a água da chuva?

A luz e o calor provocam a evaporação de parte da água dos mares, rios, oceanos, das folhas das plantas e dos nossos corpos. O vapor de água fica mais úmido e, por ser mais leve do que o ar quente, vai para o alto na atmosfera. As moléculas de água vão se juntando e formam gotículas que se acumulam em nuvens.

Quais são os problemas que a chuva pode causar?

Devido à alta umidade, enchentes e formação de lama, as chuvas podem deixar o ambiente mais propício para o surgimento de bactérias, vírus e fungos que trazem algumas doenças. Confira quais são as doenças mais comuns durante o período e seus sintomas.

Quais são os três tipos de chuva?

Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica.

Como a chuva ácida pode afetar os corpos d'água e os ecossistemas terrestres?

Impactos nos corpos d' água: 1. Acidificação: A chuva ácida pode tornar lagos, rios e córregos mais ácidos. Isso afeta a vida aquática, como peixes e plantas aquáticas, que são sensíveis a níveis elevados de acidez.

O que eleva a acidez do solo?

Os solos se tornam ácidos ou mais ácidos pelas seguintes razões: ação de microrganismos na decomposição de resíduos vegetais (mineralização e formação de substâncias húmicas); durante o processo de absorção de nutrientes pelas plantas, que é seguido da liberação pelas raízes de íons H+ ou OH-, a depender da carga do ...

Quais são as cidades que apresentam maiores problemas com a chuva ácida?

Cidades que frequentemente enfrentam problemas de chuva ácida incluem São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A chuva ácida nessas localidades é resultante da combinação de emissões de poluentes provenientes de atividades industriais, tráfego de veículos e queima de combustíveis fósseis.

Artigo anterior
Por que a feijoada espuma?
Artigo seguinte
É possível localizar um cão pelo chip?