O que é CFOP do produto?

Perguntado por: Andreia Júlia Simões Pinto  |  Última atualização: 13. Dezember 2024
Pontuação: 4.4/5 (5 avaliações)

O que é CFOP? CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco.

Como saber o CFOP do produto?

Para consultar o código CFOP na NFe emitida é bem simples. Normalmente, todas as documentos auxiliares eletrônicos (DANFe) possuem um layout bem parecido. Para localizar o código, busque na área de “natureza da operação”. É comum encontrar o CFOP próximo a este campo, na parte superior da nota fiscal.

Quais são os tipos de CFOP?

Desse modo, alguns exemplos dos principais códigos CFOP são:
  • 1.102: Compra para comercialização.
  • 2.102: Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
  • 2.202: Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
  • 5.102: Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

Como entender o CFOP?

Como é formado o CFOP? o 1º dígito indica se a operação é de entrada ou saída. O 2º dígito mostra qual é o grupo ou a operação referida no documento fiscal. Por fim, o 3º e 4º dígitos especificam o tipo de prestação ou de operação.

Qual é o CFOP de venda?

Ambas CFOP 5101 e CFOP 5102 representam operações de venda de seu município para o estado. Porém a diferença é que a 5101 indica venda de produção do estabelecimento e a 5102 indica uma venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros.

ENTENDA O QUE É CFOP E CST DA SUA NOTA FISCAL

34 questões relacionadas encontradas

O que significa CFOP 5.102 e 5405?

O CFOP de revenda pode ser 5405 para remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros ou 5102 para venda de mercadoria adquirida de terceiros. A escolha depende do contexto específico da operação.

Qual a diferença do CFOP 5.102 e 5101?

Qual a diferença entre CFOP 5102 e 5101? O CFOP 5102 é aplicado em operações de venda de produtos adquiridos de terceiros, já o CFOP 5101 é um código utilizado para a venda de produtos fabricados pela empresa.

Como colocar o CFOP na nota fiscal?

Quando o fornecedor emitiu a nota fiscal, ele estava realizando uma operação de saída. Portanto, o CFOP deve começar com um desses dois dígitos. No entanto, ao cadastrar a nota no sistema, você está realizando uma operação de entrada. Portanto, o CFOP que você deve indicar deve começar com 1 ou 2.

Onde colocar o CFOP na nota fiscal?

É permitida a inclusão de operações enquadradas em diferentes códigos fiscais numa mesma Nota Fiscal, hipótese em que estes serão indicados no campo "CFOP" no quadro "Emitente" e no quadro "Dados do Produto", na linha correspondente a cada item após a descrição do produto.

O que é o CFOP de uma nota fiscal?

CFOP é a abreviação de "Código Fiscal de Operações e Prestações", uma sequência de quatro dígitos utilizada em operações de entrada e saída de mercadorias, tanto interestaduais quanto intermunicipais.

Como consultar a tabela CFOP?

Ela é disponibilizada na íntegra pelo portal nacional da Nota Fiscal Eletrônica. Contudo, é indicado que um contador seja responsável por analisar a situação e verificar qual o código a ser utilizado.

Qual CFOP que não gera imposto?

Como já citamos, o CFOP 5949 é uma operação que está livre de impostos, e, por isso, não exige o pagamento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Quando usar CFOP 5.102 ou 6102?

Portanto, entenda que o CFOP 5102 é usado para operações de saída dentro de um mesmo estado, até mesmo operações intermunicipais, o importante é que respeitem a fronteira estadual. Quanto ao CFOP 6102, mesmo que também seja utilizado para operações de saída, lembre-se sempre que é para transações interestaduais.

Qual a diferença entre CFOP e NCM?

É importante ressaltar que um NCM pode ter várias CFOP, uma vez que a CFOP indica a natureza de circulação de uma mercadoria, estando sempre atrelado à operação, e a NCM indica a natureza das mercadorias.

Tem CFOP na nota de serviço?

CFOP é o Código Fiscal de Operações e Prestações, será utilizado nas notas fiscais de prestação de serviço, e deverá ser escolhido dentre as opções disponíveis de acordo com o CNAE da empresa e de acordo com lista de CFOPs disponibilizada pela prefeitura de registro da empresa.

Qual CFOP o MEI deve usar?

CFOP – Código da operação; Contribuinte enquadrado no MEI provavelmente fará apenas operações de vendas; Se estiver vendendo mercadoria de produção própria, o CFOP será 5.101 se for operação interna, e 6.101 se for interestadual.

Como criar um CFOP?

Cadastrando um novo CFOP
  1. No Fiscal acesse a aba Cadastros > CFOP > clique em Novo Cadastro;
  2. Na aba Básico, informe o número do CFOP, Descrição, se é Contribuinte e se é um CFOP de devolução;
  3. Na aba Opções : ...
  4. Na aba Configurações Anuais, informe o Ano e marque para qual tributo o CFOP possui incidência.

O que fazer quando o CFOP errado?

Vale destacar que não houve destaque de imposto na nota. O CFOP incorreto pode ser alterado através de Carta de correção eletr. Portaria n 160/2021/ Sefaz/Mt diz o QUE NÃO PODE SER ALTERADO, sendo: Art.

O que é o CFOP 5101?

O CFOP 5101 se refere à venda de produção do estabelecimento. Ele também se aplica à venda de “mercadoria por estabelecimento industrial ou produtor rural de cooperativa destinada a seus cooperados ou o estabelecimento de outra cooperativa”.

Como alterar o CFOP de um produto?

Para fazer isso:
  1. Acesse o menu de Tributação:
  2. Na aba: Tributação das vendas de produto, desça a barra de rolagem da pagina até chegar na opção Regras de tributação. ...
  3. O sistema abrirá uma tela com as listagem de CFOP's, nela é possível: cadastrar, editar e alterar os dados , clique no lápis de edição conforme a imagem:

Quando o CFOP de uma NF-e for 5.102 qual operação será feita?

O CFOP 5102 se refere à venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Ou seja, classificam-se neste código as operações de saída, por meio de vendas, de mercadorias para industrialização ou comercialização.

Tem como mudar o CFOP da nota fiscal?

O CFOP pode ser alterado de duas formas:
  1. Diretamente na nota. Para uma correção rápida de uma nota específica.
  2. Na natureza de operação. Você pode cadastrar o CFOP na Natureza, e sempre selecioná-la quando for necessário realizar essa operação novamente.

Quem pode usar CFOP 5101?

O CFOP 5101 pode ser utilizado por empresas que vendem produtos que foram produzidos por elas mesmas e que estão sendo destinados a clientes ou unidades localizadas em outros estados do Brasil. Portanto, qualquer empresa que realize operações de venda interestaduais de sua própria produção pode usar o CFOP 5101.

Quando devo usar o CFOP 5101?

Classificam-se neste código as vendas de produtos industrializados ou produzidos pelo próprio estabelecimento.

Quando devo utilizar o CFOP 5101?

CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5100 - Vendas de produção própria ou de terceiros › 5101 - Venda de produção do estabelecimento.

Artigo anterior
Quais os tipos de calha que existe?
Artigo seguinte
Quanto de pensão os filhos tem direito?