O que é CFOP 2118?

Perguntado por: Gabriela Sara de Santos  |  Última atualização: 19. Januar 2025
Pontuação: 5/5 (37 avaliações)

CFOP 2118 - Compra de mercadoria para comercialização pelo adquirente originário, entregue pelo vendedor remetente ao destinatário, em venda à ordem.

Qual é o CFOP de entrada?

1.912 Entrada de mercadoria ou bem recebido para demonstração ou mostruário. 2912 Entrada de mercadoria ou bem recebido para demonstração ou mostruário. 1.917 - Entrada de mercadoria recebida em consignação mercantil ou industrial. Entrada de mercadoria recebida em consignação.

Quando devo usar o CFOP 2101?

CFOP padrão para operações fora do estado: Selecione o CFOP para compras fora do estado, por exemplo "2101".

O que é venda de mercadoria adquirida?

5102 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento.

Qual é o CFOP para venda fora do Estado?

Portanto, a diferença é exatamente para onde a saída é feita: se dentro do estado, o CFOP adequado é CFOP 5102. Se for fora, o CFOP 6102.

O que é CFOP? Entenda de forma SIMPLES!

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de CFOP?

Desse modo, alguns exemplos dos principais códigos CFOP são:
  • 1.102: Compra para comercialização.
  • 2.102: Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
  • 2.202: Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
  • 5.102: Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

Qual CFOP que não gera imposto?

Como já citamos, o CFOP 5949 é uma operação que está livre de impostos, e, por isso, não exige o pagamento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Qual o CFOP de venda dentro do Estado?

CFOP 5101 e CFOP 6101: qual a diferença? Ambos os códigos se referem a venda de produção feita pelo estabelecimento, a diferença entre os dois é que o 5101 é para operações dentro do estado, e CFOP 6101 para operações fora do estado.

Qual CFOP utilizar para venda de mercadoria?

O CFOP 5102 é o código que estabelece venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Elas podem ser recebidas para para industrialização ou comercialização, mas que não tenham passado por processo industrial.

Qual o CFOP para venda de mercadoria usada?

CFOP 5102 é um código usado na nota fiscal para indicar a venda de uma mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, sem passar por processo industrial significativo pela empresa que está comercializando. É usado quando a venda é entre empresas ou pessoas do mesmo estado.

Quando utilizar o CFOP 2128?

Classificam-se neste código as entradas de mercadorias a serem utilizadas nas prestações de serviços sujeitas ao ISSQN.

Qual a diferença do CFOP 1101 e 2101?

Qual a diferença do CFOP 1101 e 2101? As escriturações fiscais referentes a essas entradas devem utilizar os seguintes CFOPs: CFOP 1101 para aquisições realizadas dentro do Estado de São Paulo e CFOP 2101 para aquisições provenientes de outros estados.

Quando usar o CFOP 2121?

2121 - Compra para comercialização, em venda à ordem, já recebida do vendedor remetente Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, em vendas à ordem, já recebidas do vendedor remetente por ordem do adquirente originário.

Como identificar o CFOP correto?

O CFOP contém quatro dígitos, e cada um deles tem uma identificação específica. O primeiro número se refere ao tipo de operação (por exemplo, se iniciar com 1 é uma operação dentro do Estado e se inicia com 2, fora do Estado), e os demais, à finalidade e ao tipo de produto ou serviço.

Qual a diferença do CFOP 2101 e 2102?

CFOP › 2000 - Entradas ou aquisições de serviços de outros Estados › 2100 - Compras para industrialização, comercialização ou prestação de serviços › 2102 - Compra para comercialização.

O que é o CFOP 2106?

6106 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, que não deva por ele transitar Vendas de mercadoria adquirida ou recebida de terceiro para industrialização ou comercialização, armazenada em depósito fechado, armazém geral ou outro, que não tenha sido objeto de qualquer processo industrial no ...

O que significa a sigla CFOP?

CFOP, ou Código Fiscal de Operações e Prestações, é um código criado pelo governo federal com o objetivo de gerar um padrão de documentos em diferentes Estados e municípios brasileiros.

Como consultar a tabela CFOP?

Ela é disponibilizada na íntegra pelo portal nacional da Nota Fiscal Eletrônica. Contudo, é indicado que um contador seja responsável por analisar a situação e verificar qual o código a ser utilizado.

Quando devo usar o CFOP 1916?

CFOP 1916 Retorno de mercadoria ou bem remetido para conserto ou reparo. 1916 - Retorno de mercadoria ou bem remetido para conserto ou reparo Classificam-se neste código as entradas em retorno de mercadorias ou bens remetidos para conserto ou reparo.

Quando usar 5.102 ou 5405?

Como saber se o CFOP é 5102 ou 5405? A CFOP 5405 identifica mercadorias de saída por terceiros que não tem industrialização no mesmo estado, bem como a 5102. Contudo, a 5405 tem substituição de tributação. A empresa deve usar o 5405 quando já houve tributação, quando o ICMS já foi pago em antecipação.

Qual é o CFOP de venda para consumidor final?

6108 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte.

Qual CFOP não movimenta estoque?

Esses dias um dos contadores de nossos clientes nos informou sobre um outro CFOP de entrada que não deve movimentar o estoque. O citado é o CFOP 2949. No caso, ele seria usado quando uma empresa fornecedora possui um armazém geral que é um estabelecimento diferente.

Onde colocar o CFOP na nota fiscal?

É permitida a inclusão de operações enquadradas em diferentes códigos fiscais numa mesma Nota Fiscal, hipótese em que estes serão indicados no campo "CFOP" no quadro "Emitente" e no quadro "Dados do Produto", na linha correspondente a cada item após a descrição do produto.

Quando usar CFOP de simples remessa?

Quando emitir uma nota fiscal de simples remessa?
  1. Quando os produtos precisarem sair do seu estabelecimento em caráter permanente ou momentâneo;
  2. Quando uma mercadoria não vendida que não possui nota fiscal, como amostras grátis, por exemplo, estiver sendo transportada até o seu estabelecimento;

Artigo anterior
Quais as regiões do corpo possuem mais microrganismos?
Artigo seguinte
Que fim teve a Rede Ferroviária Federal?