O que é cessão de crédito no direito civil?

Perguntado por: Gonçalo Valentim Sá Neves Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

Prevista nos artigos 286 a 298 do Código Civil, a cessão de crédito é o negócio jurídico pelo qual o credor de uma obrigação, chamado cedente, transfere a um terceiro, chamado cessionário, sua posição ativa na relação obrigacional, independentemente da autorização do devedor, que se chama cedido.

O que é uma cessão civil de crédito?

A cessão de crédito trata-se de um instituto decorrente do Direito Civil, onde o credor pode ceder seu crédito a outro, por meio de um instrumento público ou particular, sendo ato bilateral, onde o cedente responde pela existência do crédito junto ao cessionário, só respondendo pela solvência do devedor se ...

Como funciona cessão de crédito?

Cessão de crédito é um contrato que representa uma modalidade de transmissão obrigacional, na qual uma parte denominada cedente transfere a outra, qualificada cessionária, crédito a título gratuito ou oneroso, parcial ou total, sem a necessidade da concordância do devedor.

Quais são os requisitos para a cessão de crédito?

- REQUISITOS PARA CESSÃO DE CRÉDITO:
  • - um negócio jurídico a estabelecer a transmissão da totalidade ou de parte do crédito;
  • - a inexistência de impedimentos legais ou contratuais a essa transmissão;
  • - a não ligação do crédito, em virtude da própria natureza da prestação, à pessoa do credor.

O que diz o artigo 290 do Código Civil?

Art. 290. A cessão do crédito não tem eficácia em relação ao devedor, senão quando a este notificada; mas por notificado se tem o devedor que, em escrito público ou particular, se declarou ciente da cessão feita.

Direito das Obrigações -Aula 55 - Cessão de Crédito - Transmissão das Obrigações

17 questões relacionadas encontradas

O que é uma notificação de cessão?

Segundo a ministra Nancy, a finalidade da notificação é evitar que o devedor pague a dívida a quem já não é mais seu credor. Caso efetue o pagamento antes de saber da cessão, estará liberado da obrigação. Mas uma vez informado que o crédito foi cedido, pagar ao credor original será medida ineficaz.

Quem deve notificar o devedor sobre a cessão de crédito?

Ainda, segundo o artigo 290 do Código Civil, para que a cessão do crédito tenha eficácia em relação ao devedor, é necessário que o cedente o notifique da realização da cessão.

Quais são os tipos de cessão de crédito no nosso ordenamento jurídico?

1) Cessão de crédito convencional: procede de um acordo, entre o cedente e o cessionário. Pode ser a título gratuito ou a título oneroso; credito total, ou de parte dele. 2) Cessão de crédito legal: procede de uma determinação normativa como por exemplo cessão de credito resultante da fiança.

Quais são os requisitos do pagamento?

Condições do pagamento são requisitos para que o pagamento seja bem feito e alcance seu efeito básico de liberar o devedor da obrigação. Não correspondem à acepção técnica de condições. São requisitos subjetivos e objetivos: quem paga, a quem se paga e o quê, onde e quando se paga.

O que é juridicamente necessário para que a cessão de direitos tenha validade jurídica para com os devedores?

Quanto à forma do negócio, a lei não exige qualquer forma especial para que a cessão tenha validade jurídica entre as partes. Nesse sentido leciona o insigne Silvio Rodrigues: A lei não impõe qualquer forma específica no que concerne às relações entre cedente e cessionário.

Quando o credor poderá ceder seu crédito?

O credor pode ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação, a lei, ou a convenção com o devedor. Entretanto, a cláusula proibitiva da cessão não poderá ser oposta ao cessionário de boa-fé, se não constar do instrumento da obrigação.

Pode ser transferido por cessão civil não respondendo o cedente pelo pagamento do título?

Quem transfere o título de crédito, no caso da cessão civil, só responde pela existência do título mas não responde pelo seu pagamento. O devedor poderá, neste caso, alegar contra o cessionário de boa-fé exceções pessoais!

Quem é o endossante e quem é o endossatário?

O que é endosso? O endosso é um ato cambiário que permite que um credor, possuidor do título de crédito, chamado aqui de endossante, transfira (transferência de título à ordem) seus direitos a outra pessoa, que aqui será chamado de endossatário.

Qual é a diferença entre aval e fiança?

No caso da fiança, existe a preferência, ou seja, o devedor deve ser acionado primeiro e, somente depois de esgotadas todas as possibilidades de o próprio contratante honrar com a dívida, o fiador é acionado. No aval, não existe preferência de ordem, portanto, o credor pode executar qualquer uma das partes.

Quais são as regras especiais de pagamento?

Existem diversas formas de pagamento especiais, dentre as quais cumpri-nos destacar a sub-rogação, imputação do pagamento, consignação, dação e pagamento, novação, compensação, confusão e remissão.

Quais são as espécies de pagamento?

O pagamento pode ser direto ou indireto. Considera-se pagamento direito aquele em que o cumprimento se dá nos exatos termos em que foi acordado. Já o pagamento indireto, consiste no cumprimento da obrigação é feita de forma diversa a acordada.

O que é pagamento para o Direito Civil?

Noção e natureza do pagamento

Portanto, o pagamento no direito civil representa, segundo Gonçalves, a realização, de forma voluntária, da prestação debitória, feita tanto pelo devedor como por terceiro, interessado ou não na extinção da obrigação.

O que é cessão de crédito pro soluto?

Quanto à responsabilidade do cedente, a cessão poder ser classificada em: (i) cessão pro soluto – é aquela que confere quitação plena e imediata do débito do cedente para com o cessionário, exonerando o cedente. Constitui a regra geral, não havendo responsabilidade do cedente pela solvência do cedido (art. 296 do CC).

Qual a diferença entre cessão civil de crédito e endosso?

Endosso é o ato pelo qual o credor de um título de crédito com a cláusula à ordem transmite os seus direitos à outra pessoa. Por outro lado, a cessão civil é o ato pelo qual o credor de um título de crédito com a cláusula não à ordem transmite os seus direitos à outra pessoa.

O que é contrato de cessão fiduciária?

Conceito: Na cessão fiduciária, há a transferência da propriedade, titularidade, do devedor-cedente ao credor-cessionário, desta forma o credor passa a receber os créditos cedidos diretamente dos devedores do devedor cedente.

Quem notifica o devedor?

A responsabilidade de notificar o devedor acerca da negativação é do próprio órgão de proteção ao crédito, e não do credor.

É dispensada a notificação da cessão ao devedor que declarar por escrito Ciência da cessão realizada?

é nula a cláusula que dispõe que o cedente não responde pela solvência do devedor. é dispensada a notificação da cessão ao devedor que declara, por escrito, ciência da cessão realizada. é vedada a realização de mais de uma cessão, tendo por objeto o mesmo crédito.

Qual a responsabilidade do cedente na cessão de crédito?

Na cessão de crédito, a responsabilidade do cedido continuará a ser a mesma: pagar a dívida e extinguir a obrigação. Segundo o art. 295 (CC), mesmo não estando responsabilizado pela concretização do pagamento, o cedente, ainda continuará responsável pela existência do crédito.

O que é um contrato de cessão de direitos?

Cessão de Direitos é o instrumento através do qual se opera a transmissão de direitos sobre determinado bem. Por meio dela, o vendedor, conhecido como cedente, repassa ao comprador, denominado cessionário, os direito sobre o bem objeto da Cessão, que poderá ser móvel ou imóvel.

O que é cessão de débito?

A chamada assunção de dívida, ou também cessão de débito, consiste em negócio jurídico onde terceiro assumi obrigação anteriormente assumida pelo devedor, desde que com o consentimento expresso do credor, exonerando-se assim o devedor primitivo, ressalvadas as hipóteses de insolvência deste já no momento, conforme art.

Artigo anterior
Qual é a geração millennials?
Artigo seguinte
O que é uma empresa pública Exemplos?