O que é certificado de curso livre?

Perguntado por: Nicole Mia de Macedo  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (65 avaliações)

O certificado de curso livre é um documento que atesta a participação do aluno em um curso, palestra, evento, congresso, workshop, entre outras atividades. Como elas não apresentam regulamentação específica, esse documento é considerado menos formal que o diploma.

Para que serve um certificado de curso livre?

Serve como um souvenir do curso

Um certificado bem feito pode servir como um item físico que fica como lembrança desse momento. O certificado também serve para que os empregadores saibam que o profissional contratado tem capacidade para exercer atividades específicas, dependendo dos cursos que já fez.

Como saber se um certificado de curso livre é válido?

A melhor forma de saber se o seu curso livre é válido é, sem dúvidas, observar outros detalhes sobre a instituição em questão.

O que é considerado um curso livre?

Os cursos livres são cursos ofertados por pessoas físicas ou jurídicas de qualquer natureza, com finalidades diversas, que não precisam ser autorizados ou reconhecidos pelos órgãos de regulação dos sistemas de ensino federal, estadual ou municipal.

Qual a diferença entre um curso técnico é um curso livre?

Por isso, são uma ótima maneira de aprender um tema ou uma profissão de forma mais ágil. Mas a principal diferença entre eles é justamente o tempo de duração: o curso profissionalizante tem mais horas e pode durar de meses a anos, enquanto o curso livre geralmente tem, no máximo, alguns dias ou semanas de duração.

5 SITES de CURSOS ONLINE com CERTIFICADO | COMO GANHAR DINHEIRO ON-LINE COM CERTIFICADOS GRÁTIS

32 questões relacionadas encontradas

Como saber se um curso livre é reconhecido pelo MEC?

Lembrando que Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES. Esses Certificados têm validade legal para diversos fins, porém não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES.

Quem pode fazer um curso livre?

Quem pode fazer cursos livres? Não há idade mínima para iniciar um curso livre. O MEC aconselha que o interessado tenha concluído, no mínimo, o ensino fundamental.

É bom colocar cursos livres no currículo?

Incluir cursos livres no currículo mostra que você está comprometido com o aprendizado contínuo e que busca constantemente ampliar suas habilidades e conhecimentos. Essa disposição para crescer é altamente valorizada pelos empregadores, pois indica a sua adaptação a mudanças e novos desafios.

O que precisa ter em um certificado de curso livre?

Todo certificado de curso livre precisa ter informações básicas, como: nome do aluno, assinaturas, carga horária, local, data e o logo da sua instituição.

Qual a validade de um certificado de curso livre?

Dessa forma, qualquer tipo de certificado digital, tanto para pessoa física (e-CPF) quanto para pessoa jurídica (e-CNPJ), tem um prazo de validade, que varia de 12 a 60 meses.

Qual a carga horária máxima de um curso livre?

A carga horária de um curso livre varia muito, pois são consideradas duração de dias, semanas e meses, até o limite de 800 horas de curso. Ou seja, o tempo pode variar de acordo com o formato do curso, os objetivos e a instituição que o oferece.

Qual a vantagem de fazer um curso livre?

Por serem mais acessíveis financeiramente e não exigirem diploma de ensino superior, esse nível de ensino também é buscado por pessoas que querem dar os primeiros passos na carreira. Um curso livre enriquece o conhecimento geral, mas também abre portas para novas oportunidades.

Como registrar um curso livre?

A primeira opção de como registrar um curso online é a Biblioteca Nacional. Dessa maneira, você dispõe de segurança jurídica, com a certificação pública da titularidade de uma obra. Além de ter uma certidão, este serviço também garante a preservação da cópia da obra intelectual depositada.

O que torna um certificado válido?

Para ser de fato um certificado válido, ele precisa valer em todo o país. Mas isso só é possível se este documento for emitido por uma instituição, seja ela online ou física, reconhecida e legal no Brasil.

Como ter um certificado de curso reconhecido pelo MEC?

Basta pedir uma autorização no MEC. Com a autorização, a instituição pode abrir um processo seletivo e criar turmas para esta nova graduação. Assim que o curso for iniciado, a instituição deve pedir o reconhecimento dele no MEC.

Quem pode emitir certificado reconhecido pelo MEC?

A aprovação e a autorização de instituições para a oferta de processos de certificação profissional são emitidas pelo respectivo Conselho Estadual ou Distrital de Educação ou órgão deliberativo máximo na unidade federada, conforme o caso, mediante processo interno de avaliação das condições de funcionamento.

Como deve ser um certificado de curso?

  1. Nome da instituição;
  2. Nome do curso;
  3. Nome do aluno;
  4. Carga horária;
  5. Assinatura da instituição;
  6. Local e data;
  7. Logo da instituição.

Como citar cursos livres no currículo?

A melhor forma de inserir cursos livres e certificados no CV é criar uma nova categoria no currículo. Chame essa categoria de “formação complementar” ou “experiências complementares“. Essa seção deve ter um destaque menor do que a sua formação acadêmica, por exemplo.

Quais os cursos que não podem faltar no currículo?

Confira agora uma seleção de cursos rápidos que você pode fazer para deixar seu currículo mais atualizado e interessante.
  • Cursos de idiomas do Duolingo. ...
  • Introdução ao tema da liderança. ...
  • Gestão de pessoas. ...
  • Crie um site simples usando HTML, CSS e JavaScript. ...
  • Introdução a Redes de Computadores. ...
  • Curso de Excel Avançado.

Quais cursos são aceitos como horas complementares?

13 opções de cursos para horas complementares em diferentes áreas de graduação
  1. Distribuição e logística. ...
  2. Direito empresarial. ...
  3. Marketing digital. ...
  4. Gestão de recursos humanos. ...
  5. Farmacovigilância. ...
  6. Psicologia Escolar. ...
  7. Fundamentos da educação física. ...
  8. Alfabetização e letramento.

Quais os tipos de cursos livres?

Quais os tipos de cursos livres existentes?
  • Administração de Banco de Dados;
  • Construções Inteligentes e Sustentáveis;
  • Terceiro Setor, Voluntariado e Responsabilidade Social;
  • Design de Experiência do Usuário – UX;
  • Educação Física: Didática, Currículo e Avaliação.

Como colocar o curso no currículo?

Diferente dos cursos complementares ou livres, os cursos profissionalizantes envolvem a sua formação. Portanto, coloque os cursos profissionalizantes na seção de “Educação” do seu currículo. Vale a pena informá-los no CV se forem a sua formação principal ou relevantes para a vaga concorrida.

Quais sites de cursos online são reconhecidos pelo MEC?

70 sites que oferecem cursos online gratuitos com certificado
  • #1 Fundação Estudar.
  • #2 EdX.
  • #3 Brasil Mais Digital.
  • #4 FGV.
  • #5 Udacity.

Qual é a diferença entre curso e formação?

Cursos – Os cursos/treinamentos iniciados e a porcentagem de conclusão dele; Formações – As trilhas de conhecimento iniciadas e a porcentagem de conclusão delas.

Sou manicure posso dar curso?

Sim, é perfeitamente possível. A partir do momento que você é especialista em um determinado assunto e quer transmitir essa educação para outras pessoas, você pode ministrar seus cursos e emitir certificado para eles.

Artigo anterior
Quais são as principais causas para o preconceito e a discriminação?
Artigo seguinte
Como fazer Poção de Força 2?