O que é causa suspensiva?

Perguntado por: Leandro Henrique Figueiredo de Rodrigues  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (8 avaliações)

As causas suspensivas se traduzem em um impedimento à realização do casamento, porquanto podem gerar sanções àqueles que contraírem o matrimônio, uma vez que o casamento não é nulo, nem anulável, apenas irregular. Estão dispostas nos incisos do art. 1523 do Código Civil.

O que significa causa suspensiva?

As causas suspensivas são os motivos pelos quais um processo está, atualmente, suspenso ou sobrestado. ... Caso um processo só possua uma causa suspensiva, contudo, a reativação ocorrerá normalmente, sem necessidade de gerenciamento das causas.

Qual a diferença entre impedimento matrimonial e causa suspensiva?

Os impedimentos dirimentes relativos impedem o casamento de uma pessoa com uma outra mas não com qualquer outra. ... A causa suspensiva é um fato que suspende o processo de celebração do casamento a ser realizado, se arguida antes das núpcias. Os impedimentos são mencionados nos artigos 1.521, I a VII do Código Civil. Art.

Quais são as causas suspensivas para o casamento?

As causas suspensivas da celebração do casamento podem ser arguidas pelos parentes em linha reta de um dos nubentes, sejam consanguíneos ou afins (pais, avós, sogros, pais dos sogros, etc.), e pelos colaterais em segundo grau, sejam também consanguíneos ou afins (irmãos ou cunhados), incluindo os de parentesco civil.

Quais as consequências jurídicas das causas suspensivas?

As causas suspensivas tem como objetivo a proteção ao patrimônio, e como consequência de sua inobservância, ocorrerá sanção patrimonial, sendo obrigatório o regime da separação de bens, como expressado no: Art. 1.641.

Casamento sob causas suspensivas - É isso!

43 questões relacionadas encontradas

Quais as consequências jurídicas do divórcio?

Assim, a separação de fato gera dois efeitos jurídicos no direito brasileiro: cessação dos deveres conjugais e interrupção do regime matrimonial de bens. ... Se os cônjuges permanecerem separados, sem constituírem união estável com outras pessoas, os bens que cada um adquirir são considerados particulares.

Qual a consequência para o casamento celebrado com infringência a uma das causas suspensivas?

Conforme art. 1.548, II, CC/02, é nulo o casamento por infringência a impedimento. Já o casamento realizado com inobservância das causas suspensivas é válido, contudo o regime de bens deverá ser de separação obrigatória, nos termos do art. 1641, I, CC/02.

O que pode anular um casamento?

Segundo o Código Civil, a decretação da anulação do casamento pode ser feita mediante ação direta, por qualquer interessado ou pelo Ministério Público, desde que o motivo seja comprovado e aceito por um juiz. Por se tratar de um processo inicialmente judicial, é indispensável o auxílio de um advogado.

É impossível o casamento passível de uma causa suspensiva?

As causas suspensivas não tornam nulo ou anulam o casamento apenas o torna irregular. Art. 1.523 – Não devem casar: I - o viúvo ou a viúva que tiver filho do cônjuge falecido, enquanto não fizer inventário dos bens do casal e der partilha aos herdeiros.

Quais as hipóteses legais de nulidade e de anulação de casamento?

O casamento é composto por sociedade conjugal e vínculo matrimonial. Quando uma pessoa se separa, rompe-se a sociedade conjugal, ocorrendo a separação. A morte também rompe os dois vínculos, assim como a nulidade (o casamento se tornar nulo) e a anulabilidade (anulação de casamento). ...

O que é impedimento matrimonial?

O impedimento matrimonial (impedimento dirimente público ou absoluto) é a ausência de requisitos para o casamento. Contraído sem alguma das condições legais, configura-se um matrimônio proibido, nulo de acordo com o texto do Código Civil.

Qual a diferença entre incapacidade para o casamento com impedimento matrimonial?

Tem capacidade para o casamento todos aqueles que atingiram a chamada "idade núbil", que se implementa aos 16 anos de idade. ... Já o impedimento é uma inaptidão direcionada, ou seja, não permitindo o casamento com determinadas pessoas, consoante se extrai do rol (taxativo) do artigo 1.521 do prefalado diploma legal.

Quem pode opor impedimento matrimonial?

Os impedimentos podem ser opostos, até o momento da celebração do casamento, por qualquer pessoa capaz. Parágrafo único. Se o juiz, ou o oficial de registro, tiver conhecimento da existência de algum impedimento, será obrigado a declará-lo.

O que são causas suspensivas e interruptivas da prescrição?

São causas interruptivas da prescrição punitiva, previstas no art. 117 do Código Penal: o recebimento da denúncia ou da queixa, a pronúncia, a decisão confirmatória da pronúncia, a publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis, o início ou continuação do cumprimento da pena e a reincidência.

Quais as causas interruptivas e suspensivas da prescrição?

As causas interruptivas da prescrição estão elencadas no artigo 117: a) pelo recebimento da denúncia ou da queixa; b) pela pronúncia; c) pela decisão confirmatória da pronúncia; d) pela publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis; e) pelo início ou continuação do cumprimento da pena; f) pela ...

Quais as causas que suspendem a prescrição?

Dispõe o artigo 197, do Código Civil, que “não corre a prescrição: I - entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela”.

São impedidos de casar exceto?

Quem não pode casar?
  • a) os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil; ...
  • b) os afins em linha reta; ...
  • c) o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; ...
  • d) os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau inclusive;

É nulo o casamento contraído?

O casamento nulo está previsto no artigo 1.548 do Código Civil e ocorre quando o casamento é celebrado por um cônjuge que tenha impedimento legal. As causa de impedimento ao casamento estão descritas no artigo 1.521 do mencionado código. ... Com a decretação da nulidade os cônjuges voltam ao estado civil anterior.

É correto afirmarmos que o casamento celebrado infringindo causas suspensivas será?

O casamento celebrado em desrespeito às causas suspensivas será: a) considerado nulo. b) considerado inexistente. c) válido, mas irregular.

Em que situação um casamento pode ser anulado?

O casamento também será anulável se tiver sido realizado com vício de vontade ou sem o devido consentimento de uma das partes. Este tipo de anulação comporta duas hipóteses: (1) quando ocorre erro essencial quanto à pessoa do outro cônjuge; (2) quando o casamento é celebrado sob coação moral.

Qual prazo para anular casamento no civil?

O prazo decadencial para a propositura da ação de anulação de casamento é previsto nos art. 1555 e 1560 do CC. 2 ANOS: se incompetente a autoridade celebrante. no caso da pessoa que celebrou o casamento não ser juiz de paz.

Tem como cancelar o casamento no cartório?

Se a situação pela qual as partes se casaram atende um desses requisitos, o casal deve comparecer ao Cartório de Registro Civil onde foi formalizado o casamento e apresentar a sentença judicial que determina a anulação. Diante disso o oficial do cartório deve averbar a anulação do casamento em seu registro.

Qual é a consequência do casamento realizado apesar da proibição legal?

As sequelas são exclusivamente patrimoniais. A lei impõe o regime de separação de bens”. Concomitantemente temos os artigos 1641, I e 1489, II do Código Civil que tratam dos efeitos de ordem patrimonial, sendo o regime de separação dos bens do casamento, e a hipoteca, respectivamente.

É nulo o casamento com infringência de impedimento?

É anulável o casamento contraído por infringência de impedimento. A decretação de nulidade de casamento pode ser promovida mediante ação direta, por qualquer interessado, ou pelo Ministério Público, em qualquer hipótese.

Quais as consequências se for celebrado casamento com de impedimentos?

As causas suspensivas (impedimentos relativos) do matrimônio podem suspender a execução do casamento, se arguidas tempestivamente pelas pessoas legitimadas a fazê-lo, mas não geram, se celebrado, sua nulidade ou anulabilidade. ... 1.523 do Código Civil, e visam proteger terceiros, como os filhos de casamento anterior.

Artigo anterior
O que fazer quando cair na malha fina 2021?
Artigo seguinte
Quais são as expressões usadas na comunicação verbal?