O que é carbono quiral e Aquiral?

Perguntado por: Renata Camila Amorim de Nunes  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

Ouça este artigo: É chamado de carbono quiral ou carbono assimétrico o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. Os ligantes podem ser radicais, grupos funcionais, etc. Consequentemente, esse carbono sempre será saturado.

O que é o carbono quiral?

Carbono quiral é um átomo de carbono que apresenta quatro ligantes diferentes. Ele é fundamental para identificar a isomeria óptica e o número de isômeros que podem ser formados. Denomina-se de carbono quiral, ou carbono assimétrico, o carbono de uma cadeia que apresenta quatro ligantes diferentes.

Como saber qual é o carbono quiral?

Para identificar um carbono quiral, basta reconhecer um carbono que possui quatro ligantes diferentes, independentemente se a estrutura orgânica for aberta ou fechada.

Como saber se o composto é quiral ou Aquiral?

Uma molécula quiral não se sobrepõem à sua imagem espelho (pense em sapatos, que são específicos para o pé direito e esquerdo). Uma molécula aquiral se sobrepõe à sua imagem espelho (pense num taco de basebol, que pode ser usado em qualquer mão).. Versão original criada por Jay.

O que é uma estrutura quiral?

O conceito de quiral é associado a um átomo de carbono ligado a quatro substituintes diferentes, dispostos segundo os vértices de um tetraedro. A mudança de posição de dois dos grupos substituintes conduz a uma simetria da molécula.

CARBONO QUIRAL - Tudo que você precisa saber

23 questões relacionadas encontradas

O que é o fenômeno de quiralidade?

O termo quiralidade (atributo geométrico), é aplicado na química orgânica para definir um objeto que não pode ser sobreposto à sua imagem especular (espelho), ou seja, um quiral. Já um objeto aquiral a sua imagem especular pode ser sobreposta a sua imagem original.

Qual a importância da quiralidade?

Como vimos, o corpo humano, e os organismos vivos, tem uma preferência biológica por um determinado enantiômero. Os fármacos tem atividade biológica, e por isso, quando quirais, apenas um enantiômero atua como fármaco eficaz, enquanto o outro pode não ter efeito algum, ou ainda, pode ser um poderoso veneno.

Como identificar um composto meso?

É um composto orgânico que, embora contenha dois ou mais átomos de carbonos assimétricos, com ligantes iguais, não é opticamente ativo, apresentando uma configuração tal que cada metade da molécula é a imagem especular da outra, e um dos carbonos desvia a luz polarizada de um ângulo µ para a direita e o outro carbono ...

Como calcular o número de carbonos quirais?

Com a fórmula estrutural do composto, os passos para realizar a identificação de um ou mais carbonos quirais na estrutura seriam:
  1. Numerar os carbonos da cadeia, de preferência a partir do carbono mais próximo do grupo funcional. ...
  2. Desconsiderar alguns carbonos. ...
  3. Verificar os ligantes dos carbonos restantes.

O que vai determinar se o composto é do tipo L ou D?

Para que uma molécula apresente isomeria óptica, é necessário que a substância seja composta por uma molécula assimétrica, o que a torna capaz de desviar a luz polarizada para a direita, chamada de dextrogiro (d), ou para a esquerda, chamada de levogiro (l).

Como identificar carbonos primários?

Química
  1. Carbono primário: Ligado diretamente a apenas 1 outro carbono. A seta indica os carbonos primários. ...
  2. Carbono secundário: Ligado diretamente a 2 outros carbonos. ...
  3. Carbono terciário: Ligado diretamente a 3 outros carbonos. ...
  4. Carbono quaternário: Ligado diretamente a 4 outros carbonos.

Como contar o carbono?

A numeração da cadeia sempre se inicia com o número 1 em um dos carbonos da dupla. Assim sendo, o número 2 automaticamente fica no outro carbono da dupla. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível ao carbono do radical.

Como identificar um Diastereoisomero?

Observe que eles não são a imagem especular um do outro, ou seja, quando colocados lado a lado, eles não estão de frente para um espelho. A diferença consiste em que os ligantes iguais estão do mesmo lado do plano em um (diastereoisômero cis) e em lados opostos do plano no segundo isômero (diastereoisômero trans).

O que é um carbono assimétrico ou quiral exemplifique *?

É chamado de carbono quiral ou carbono assimétrico o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. Os ligantes podem ser radicais, grupos funcionais, etc. Consequentemente, esse carbono sempre será saturado. Ele é geralmente representado por C* .

O que é um carbono secundário?

Secundários: Carbonos ligados diretamente a dois outros carbonos. Os quadrados verdes destacam os carbonos que recebem esta classificação. Terciários: Carbonos ligados diretamente a três carbonos. O pentágono violeta identifica o carbono que se encontra entre outros três carbonos.

Qual o carbono quiral da glicose?

Primeira coisa a ser identificada na molécula é saber qual é o seu carbono quiral. Nos monossacarídeos, sabemos que o carbono quiral é aquela que se localiza o mais distante do carbono do grupo carbonil. No caso da glicose, é o 5º carbono de “cima para baixo” na imagem.

Quantos carbonos quirais e quantos isômeros são possíveis?

Quando uma molécula possui apenas um carbono assimétrico ou quiral ele terá 2 isômeros opticamente ativos, que são o dextrogiro e o levogiro, e 1 isômero opticamente inativo, que é a mistura racêmica desses dois enantimorfos.

Quantos carbonos quirais tem o ibuprofeno?

Quimicamente, o ibuprofeno é um ácido carboxílico derivado do ácido propanoico. Ele possui um carbono assimétrico, podendo existir na forma de 2 isômeros ópticos.

Quantos carbonos quirais tem a talidomida?

Como pode ser visto na imagem acima, a talidomida apresenta um carbono quiral, ou seja, um carbono que se liga a quatro grupamentos distintos. Isso propicia a existência de dois isômeros: a R-talidomida e a S-talidomida, que fisicamente se assemelham bastante, mas quimicamente apresentam muitas diferenças.

Quais os compostos são meso?

Compostos meso têm dois ou mais carbonos quirais e um plano de simetria. Se houver um plano de simetria o composto não é quiral!

O que é um composto Mesogiro?

Isômero Meso ou mesógiro

É um composto que possuindo dois C* com ligantes iguais desviam o plano da luz polarizada de um mesmo ângulo em sentidos opostos, sendo portanto oticamente inativo.

Porque um composto meso e opticamente inativo?

No caso de moléculas que possuem mais de um carbono assimétrico ou quiral que são iguais, por ocorrer de um desses carbonos anular o desvio da luz polarizada do outro carbono, dando origem a uma composto meso, este é opticamente inativo por compensação interna.

Qual a importância da quiralidade nas respostas biológicas dos fármacos?

Um fármaco pode exercer a sua atividade no interior do nosso corpo (biofase) de várias formas. ... Se essas estruturas têm quiralidade, podemos sugerir que, para haver interação entre elas, o fármaco deve ter arranjo espacial de sua estrutura muito bem definido.

Qual a importância da isomeria no nosso cotidiano?

A isomeria e a diferenciação entre os isômeros são de grande importância para a medicina na eficiência dos remédios. É muito comum uma substância que componha um remédio que vai salvar a vida de uma pessoa ter um isômero que, caso seja utilizado como remédio, pode ter o efeito contrário e até matar alguém.

Qual a importância da isomeria em nossas vidas?

A isomeria, um importante ramo da Química Orgânica, refere-se ao estudo de compostos orgânicos (isômeros) que possuem a mesma fórmula molecular, ou seja, suas moléculas possuem os mesmos elementos químicos e na mesma quantidade, porém, diferenciam-se na sua estrutura ou na disposição dos átomos no espaço.

Artigo anterior
O que acontece se não pagar a taxa de condomínio?
Artigo seguinte
Quantas cartas no Novo Testamento?