O que é câmbio I-motion?

Perguntado por: Sérgio Bernardo Monteiro  |  Última atualização: 12. April 2022
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Os seis modelos já tiveram o câmbio I-Motion, o automatizado de embreagem simples, que vira história a partir de agora. Com as mudanças na linha 2020 do subcompacto Up, a transmissão deixa de ser oferecida pela Volkswagen no Brasil.

Qual o problema do câmbio I-motion?

O problema mais comum presente no câmbio I-Motion é justamente a dificuldade ou até mesmo impossibilidade de engatar as marchas. Felizmente é um problema fácil de resolver com o auxílio de um scanner automotivo, basta conectar o aparelho o veículo e seguir as instruções.

O que é o câmbio I-motion?

Que vem a ser um câmbio manual normal, porém sem o pedal da embreagem e sem a alavanca de mudanças, porque tem um computador que se encarrega de passar as marchas para o motorista. Ambos são fornecidos pela mesma empresa, Magneti Marelli.

Quanto custa o conserto do câmbio I-motion?

O custo final fica em R$ 9.300”, afirma Alexandre Rogério, da Auto Câmbio Faria. Gastar R$ 10.000 no conserto de um automatizado de dupla embreagem pode indicar os automáticos convencionais como uma escolha mais segura, especialmente em relação ao preço de reparo.

Como usar o câmbio I-motion?

Os componentes da embreagem e câmbio são idênticos à transmissão manual, porém ao invés do pedal da embreagem há um sistema auxiliar para desacoplar o motor da transmissão e outro para engatar as marchas, que podem ser eletrohidráulicos ou 100% eletrônicos.

i-motion: Funcionamento, dicas, problemas, manutenção...

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Qual a vida útil do câmbio I-motion?

Câmbios automatizados, como GSR (ex-Dualogic) da Fiat e I-Motion, da Volkswagen, necessitam de manutenção a cada 60.000 ou 70.000 km. Já os automáticos, de fato, são projetados para aguentar 200.000 km - alguns modelos é necessária a troca do óleo da transmissão.

Qual a diferença entre câmbio automático e câmbio automatizado?

No carro automático, um conversor de torque envia a força do motor para o câmbio através de um sistema hidráulico. ... Já no carro de câmbio automatizado existem embreagens e marchas que funcionam por meio de um sistema eletro-hidráulico.

Quanto custa uma revisão no câmbio automático?

O custo de um reparo completo de um câmbio automático é de no mínimo R$ 5 mil, mas só é necessário em casos extremos. Por isso, é importante a troca de óleo do câmbio, pois o fluido é responsável por reduzir atritos e a resfriar o sistema.

Quanto custa para arrumar câmbio manual?

Há reparos para o trambulador da maioria dos carros, mas um conjunto novo fica longe de ser extremamente caro: costuma ser entre R$ 40 e R$ 200 (valor da peça), sem considerar os custos de mão de obra.

Quanto custa a manutenção do câmbio Dualogic?

No geral, o custo do reparo do Easytronic tem preço médio de R$ 3.000, enquanto o do Dualogic/GSR é de R$ 3.500 e o I-Motion, entre R$ 4.000 e R$ 5.000. E não são raros os casos de estabelecimentos que já negam serviços em certos equipamentos.

Qual é o melhor tipo de câmbio automático?

Após analisar todas as queixas, e algumas vezes elogios, concluímos que a melhor opção de câmbio automatizado atualmente é o I-Motion da Volkswagen. Por outro lado, você deve fugir do PowerShift, pois é o câmbio mais problemático de acordo com as pesquisas.

Porque o câmbio PowerShift é ruim?

Alguns mecânicos estudaram os problemas do câmbio Powershift e chegaram a diversos defeitos, entre eles está uma falha na vedação da caixa seca da embreagem, podendo causar oxidação em embreagens, garfos e rolamentos, e consequentemente o travamento.

Quais os cuidados com o câmbio I-motion?

A verificação do nível de óleo do sistema tem que ser uma rotina, pois níveis baixos de óleo pode travar o câmbio automatizado dando dor de cabeça e estragando o seu passeio. O sistema automatizado usa um tipo de óleo especifico e bem caro, geralmente um litro deste óleo custa em torno de R$ 200,00.

Qual o maior problema do câmbio Dualogic?

Os defeitos mais recorrentes no câmbio Dualogic são:
  • Vazamento na parte interna do robô
  • Solenóides.
  • Utilização de óleo do câmbio fora da especificação.
  • Conjunto do reservatório (bomba e acumulador)
  • Acumulador de pressão danificado.
  • Reparos mal feitos.

O que acontece quando o câmbio não engata as marchas?

Marcha não entra por baixo fluido de transmissão

O primeiro culpado a suspeitar quando seu veículo se recusa a entrar em marcha é baixo fluido de transmissão. Talvez o seu fluido esteja vazando ou baixo, e isso pode causar problemas ao seu carro ter uma transmissão de engrenagem suave.

Como saber se o câmbio está com problemas?

Câmbio manual: saiba como identificar problemas
  1. A marcha “arranha” antes de engatar. Quando você escuta barulhos metálicos ao trocar de marcha, é sinal de que há uma deterioração no câmbio. ...
  2. Vazamento de óleo. Esse é um grande indicador de que há um problema. ...
  3. Trepidação no carro.

O que fazer quando a primeira marcha não entra?

Para tentar amenizar esse problema, o ideal é reduzir bastante a velocidade do carro antes de acionar a primeira marcha. Ou você vai ouvir o barulho de arranhado outra vez – e torcer pela integridade do anel sincronizador.

O que acontece quando o câmbio fica mole?

É que alguns dos componentes que fazem parte do câmbio são de plástico e é normal com o tempo eles quebrarem. Se for isso, após a comprovação do mecânico, é só comprar o reparo do trambulador que fica filé.

Qual a manutenção do câmbio automático?

Reparo do câmbio automático

Em geral, o conserto envolve a completa desmontagem da caixa de transmissão, com a substituição das juntas, anéis, vedadores, discos de câmbio, entre outros. Mais raro de acontecer, mas também pode envolver a troca ou remanufatura do conversor de torque.

Quantos km troca óleo câmbio automático?

Conforme orientações de nossos manuais de proprietário, para as transmissões CVT, recomenda-se a substituição do fluido a cada 40.000 km ou 36 meses. No caso da transmissão automática convencional, presente no Accord do nosso line-up atual, a troca do fluido deve ocorrer a cada 80.000 km.

Como saber se o câmbio automático está com problema?

Os carros com câmbio automático podem acender a luz de advertência no painel (a mesma que indica problemas no motor) caso algo esteja incorreto no sistema. Neste caso, a luz pode acender por qualquer defeito na caixa de transmissão. Então, fique atento e procure uma oficina para fazer o reparo necessário.

O que gasta mais câmbio automático ou manual?

-Mais eficiência: um carro com câmbio manual pode ter um consumo de combustível até 10% menor do que o mesmo modelo com câmbio automático.

Quais carros têm câmbio I-motion?

Gol, Voyage, Up, Fox, CrossFox, SpaceFox. Os seis modelos já tiveram o câmbio I-Motion, o automatizado de embreagem simples, que vira história a partir de agora. Com as mudanças na linha 2020 do subcompacto Up, a transmissão deixa de ser oferecida pela Volkswagen no Brasil.

Quantos km dura a embreagem do câmbio Dualogic?

A embreagem do câmbio Dualogic dura cerca de 60 a 80 mil km, dependendo das condições de uso do carro.

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