O que é camada de persistência?

Perguntado por: Micael Anjos Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)

Camadas de persistência
Qualquer camada de software que torna mais fácil para um programa persistir seu estado é genericamente chamada de camada de persistência. A maioria das camadas de persistência não provê a persistência dos dados diretamente, mas usam um sistema de gerenciamento de banco de dados auxiliar.

O que é persistência no banco de dados?

O termo persistência de dados em si refere-se a qualquer forma de armazenamento de dados que for necessária em nosso sistema. O mais usual é utilizar um banco de dados, mas nada impede que sejam utilizadas outras ferramentas, como uma planilha no Excel, um arquivo de texto, etc.

O que é persistência de dados em Java?

A Persistência de dados é um meio para que um aplicativo persista e recupere informações de um sistema de armazenamento não volátil. A persistência é vital para os aplicativos corporativos por causa do acesso necessário aos bancos de dados relacionais.

O que significa persistência no contexto de software e dados?

Em ciência da computação, persistência se refere à característica de um estado que sobrevive ao processo que o criou. Sem essa capacidade, o estado só existiria na RAM, e seria perdido quando a RAM parasse (desligando-se o computador por exemplo).

O que é independência de dados?

Independência de dados é a capacidade de modificar a definição de um esquema em um nível de abstração sem afetar a definição dos outros esquema; Níveis de independência: – Independência física de dados: É a habilidade de se modificar o esquema físico sem a necessidade de rescrever o modelo conceitual.

O QUE É PERSISTÊNCIA E COMO ELA VAI MUDAR SUA POSTURA NO DIA A DIA por Luis Vabo Jr

33 questões relacionadas encontradas

O que é o ORM?

Object-Relational Mapping (ORM), em português, mapeamento objeto-relacional, é uma técnica para aproximar o paradigma de desenvolvimento de aplicações orientadas a objetos ao paradigma do banco de dados relacional.

O que é um ORM Java?

O mapeamento objeto-relacional (ORM ou MOR) é uma técnica de muito utilizada para converter dados entre bancos relacionais e linguagens orientadas a objeto, como é o caso do PHP, C++, Java, Python, Ruby, entre outras.

O que é ORM SQL?

Um ORM (Object-Relational Mapping) é um Framework ou um conjunto de classes que permite que você faça este trabalho sem precisar escrever códigos de conexão com o banco, querys de SQL a todo momento, preservando as características de orientação a objetos da linguagem face à natureza relacional dos bancos de dados ...

O que é ORM Python?

Segundo a wikipedia, um ORM é: Mapeamento objeto-relacional (ou ORM, do inglês: Object-relational mapping) é uma técnica de desenvolvimento utilizada para reduzir a impedância da programação orientada aos objetos utilizando bancos de dados relacionais.

O que é independência de dados e qual sua importância para um SBD?

Independência de dados lógica - permite alterar apenas o nível conceitual, não havendo nenhuma alteração no nível externo ou nas aplicações do usuário. Independência de dados física - permite alterar o nível interno sem ter que alterar o nível conceitual, nível externo ou as aplicações do usuário.

Qual a importância da independência de dados de um BD?

O conceito de independência dos dados é similar em muitos aspectos ao conceito de tipos abstratos de dados em modernas linguagens de programação. Ambos escondem detalhes de implementação do usuário. Isto permite ao usuário concentrar-se na estrutura geral em vez de detalhes de baixo nível de implementação.

Que vantagem há na independência de dados?

1.5.3 Independência de Dados

Uma vantagem muito importante de usar um SGBD é a independência de dados que ele oferece. Ou seja, os programas de aplicativos são isolados das alterações no modo como o dado é estruturado e armazenado.

Quais as vantagens de um banco de dados?

A vantagem de um banco de dados é que os dados e registros contidos em tabelas diferentes podem ser facilmente organizadas e recuperadas utilizando software de gestão especializado chamado de sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) ou gerente de banco de dados.

É uma vantagem da arquitetura centralizada de banco de dados?

A principal vantagem da arquitetura centralizada é a simplicidade de implementação. O controle de concorrência é realizado em um único nó (no servidor) e não existem cópias dos recursos compartilhados, com isso as inconsistências são evitadas.

Quais as vantagens de se usar um SGBD?

Veja as 4 principais vantagens do SGBD
  1. Menos esforço humano. Talvez a principal finalidade de um sistema para controle de dados seja o de operacionalizar tarefas trabalhosas demais para serem feitas sem automação. ...
  2. Customização. ...
  3. Evita redundâncias. ...
  4. Facilidades no compartilhamento de dados.

Por que a independência lógica de dados é mais difícil de ser obtida do que a independência física?

A independência lógica de dados é mais difícil de ser alcançada do que a independência física, uma vez que os programas de aplicação são mais fortemente dependentes da estrutura lógica dos dados do que de seu acesso.

Qual o objetivo da modelagem de banco de dados?

O grande objetivo de aplicar a modelagem de banco de dados na constituição dos sistemas de software é obter uma demonstração de como serão estruturados os dados dentro daquela plataforma para que o negócio fique em operação da forma necessária.

Para que serve a camada de abstração de dados?

Uma camada de abstração de dados preenche o espaço entre as necessidades de negócios e a fonte original dos dados de origem. Esta boa prática de implementação de virtualização de dados traz os seguintes benefícios: Simplifica o acesso às informações - conecta negócios e TI para que ambas tenham sucesso.

O que é independência de dados é como um SGBD a suporta?

Independência de dados é um dos objetivos de um SGBD, e consiste na capacidade de isolar programas de aplicação das mudanças em estruturas de armazenamento (esquema físico), definição dos dados (esquema lógico) e das estratégias de acesso do BD.

O que são dados exemplos?

Um outro exemplo é você mesmo: você tem um nome, um sobrenome, uma data de nascimento, peso, altura, nacionalidade e etc. Tudo isso são dados. No geral, os dados podem ser divididos em dois tipos principais: qualitativos e quantitativos.

O que é o processamento de dados?

É uma série de atividades ordenadamente realizadas, que resultará em uma espécie de arranjo de informações, pois no início da atividade é feita a coleta de informações, ou dados, que passam por uma organização onde no final será passada para o usuário o dado pertinente a sua busca.

Qual o papel do framework ORM em um projeto orientado a objetos?

Estritamente falando a única função que um ORM deve ter é o mapeamento do modelo de dados encontrado no banco de dados (relacional) para o modelo encontrado na aplicação (orientado a objeto).

O que é um Mapper?

Um Mapeador de Dados é uma Camada de Acesso a Dados que executa a transferência bidirecional de dados entre um armazenamento de dados persistente (geralmente um banco de dados relacional) e uma representação de dados na memória (a camada de domínio).

Qual o papel do framework ORM em um projeto orientado a objetos de exemplos?

A função de um framework ORM é fazer a abstração dos objetos de um banco de dados (tabelas, colunas, relacionamentos, etc…), mapeá-los, e disponibilizá-los de forma legível dentro de um projeto que está sendo desenvolvido em POO.

Artigo anterior
O que colocar no mural de avisos?
Artigo seguinte
Deve no plural?