O que é calagem e gessagem do solo?

Perguntado por: Nelson Emanuel Ribeiro de Rodrigues  |  Última atualização: 13. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)

Calagem e gessagem de solos ácidos garantem maior produtividade para pastagens e grãos. ... Calagem é aplicação de corretivo (calcários, cal, carbonato de cálcio etc) no solo com o objetivo de neutralizar o alumínio, que é tóxico para as plantas.

O que é a calagem e gessagem?

Calagem e gessagem são dois métodos para correção da acidez do solo, causada principalmente pela falta de cálcio, magnésio, enxofre e fósforo, além de excesso de alumínio (que é tóxico).

Quais são os benefícios do uso da calagem e gessagem no solo?

Benefícios da calagem e gessagem
  • Correção da toxidez do alumínio tóxico;
  • Aumenta a capacidade de troca de cátions (CTC);
  • Diminui a lixiviação de diversos nutrientes (lavagem de nutrientes para camadas onde as raízes não chegam);

O que a gessagem faz?

A aplicação de gesso agrícola (sulfato de cálcio), conhecida como gessagem, tem como objetivo melhorar as características químicas nas camadas mais profundas do solo. ... Apesar de não alterar o pH, é capaz de diminuir a fitotoxidez por alumínio em subsuperfície, pelo incremento nos teores de cálcio.

Quando fazer calagem e gessagem?

Para se obter melhores resultados, a aplicação do calcário deve ser feita antes, para corrigir a acidez do solo e depois de sua ação (que leva até 3 meses), realizar a gessagem, se necessária.

Calagem x Gessagem

30 questões relacionadas encontradas

Qual aplicar primeiro calcário ou gesso?

A aplicação de gesso deve ser feita em área total, após a aplicação do calcário, não havendo, obrigatoriamente, a necessi- dade de sua incorporação. Esse material apresenta efeito residual e, portanto, sua reaplicação deve ser feita em função de novas análises de amostras de solo.

Quando deve ser feita a calagem do solo?

A princípio, a calagem deve ser realizada 3 meses antes do plantio da lavoura. O calcário deve incorporado uniformemente ao solo, até a profundidade de 20 cm, pode ser distribuído manualmente (a lanço), ou com aração e gradagem (plantio convencional).

Como saber se preciso fazer gessagem?

Como saber se há necessidade de realizar a gessagem?
  1. Teor de Ca menor que 0,5 cmolc dm-3;
  2. Teor de alumínio maior que 0,5 cmolc dm-3;
  3. Saturação por alumínio (m%) maior que 20%;
  4. Saturação por bases (V%) menor que 35%.

Qual a utilidade do gesso na agricultura?

O gesso promove reações químicas que reduzem o teor de alumínio não apenas na camada superficial, como faz o calcário, mas consegue esse efeito também nas camadas mais profundas, devido a sua alta solubilidade e propriedades químicas. ...

O que é fosfatagem?

A fosfatagem é uma prática que busca elevar os níveis de fósforo (P) no solo, principalmente com o uso de fertilizantes de baixa solubilidade, e aumentar a eficiência da adubação fosfatada, realizada com fertilizantes solúveis, por meio da saturação dos sítios de adsorção de fósforo.

Quais são os principais benefícios da gessagem?

A aplicação do gesso agrícola fornece uma série de vantagens como:
  • Fornecer Cálcio e Enxofre;
  • Maior desenvolvimento do sistema radicular;
  • Melhora a absorção de água e nutrientes pelas raízes mais profundas;
  • Aumenta da resistência das plantas à veranicos;

Quais são os benefícios da calagem para o solo?

A calagem ainda tem outros benefícios, como: aumentar a disponibilidade de fósforo, já que diminui os sítios de fixação no solo; diminuir a disponibilidade de alumínio e manganês através da formação de hidróxidos, que não são absorvidos; aumentar a mineralização da matéria orgânica com conseqüente maior disponibilidade ...

Quais os benefícios da calagem e da gessagem na Cana-de-açúcar?

1- Aumenta a eficiência da adubação N-P2O5-K2O; 2- Aumenta o sistema radicular; 3- Diminui a necessidade de fornecimento de N na cana planta; 4- Aumenta a resistência à seca maior absorção de água e de nutrientes; 5- Melhora a convivência com pragas de solos (maior sistema radicular) 6- Aumenta a longevidade do ...

O que é o que é calcário?

Calcário é uma a rocha de origem sedimentar constituída predominantemente de carbonato de cálcio podendo, em razão da estrutura e/ou presença de outro composto, receber denominações variadas e, quando submetida a processo de metamorfismo, passa a denominar-se mármore, a utilização do Calcário é, sem dúvida, um dos bens ...

Qual a diferença do Calcario E o gesso?

O calcário é um corretivo do solo, ou seja, ele corrige o pH do solo, já o gesso, é um condicionador de solo. ... O gesso atua como melhorador químico do ambiente radicular, principalmente devido a sua ação sobre o alumínio trocável.

Qual a diferença entre o gesso e o calcário?

Gesso agrícola x Calcário agrícola

A utilização do calcário e do gesso agrícola é complementar, pois enquanto o calcário neutraliza a acidez do solo, o gesso agrícola neutraliza o alumínio tóxico em subsuperfície (20-40cm) e fornece cálcio nesta mesma profundidade.

Quais os tipos de gesso agrícola?

Existem dois tipos de gesso agrícola no Brasil: o fosfogesso e o gesso natural. Ambos têm a mesma ação, mas também existem algumas diferenças.

Como age o gesso no solo?

Então, o gesso atua nas propriedades químicas do solo, principalmente nas camadas subsuperficiais. Assim, o sulfato reage com o alumínio, diminuindo a toxidez de Al para as plantas e possibilitando o aumento do sistema radicular das plantas.

Por que o gesso agrícola não é corretivo da acidez?

Por ser um sal, e não uma base forte, o gesso não tem a capacidade de elevar o pH do solo, ou seja, não deve ser utilizado com a intenção de diminuir a acidez.

Como calcular necessidade de Calcario?

O cálculo de calagem baseado no método da elevação da porcentagem de saturação de bases consiste na seguinte fórmula:
  1. t.ha-¹ de calcário = (V2 – V1).T/PRNT.
  2. V2 = 70% (saturação por bases desejada) ...
  3. t.ha-¹ de calcário = Y.[Al³+ – (mt.t/100)] + [X-(Ca²+ + Mg²+)].100/PRNT.
  4. X= exigência em cálcio e magnésio pela cultura.

Como fazer cálculo de gesso?

Um saco de 40 kg de gesso desempenado reveste, em média, uma área de 2 a 4 m². Contudo, o mesmo volume de gesso sarrafeado, cuja espessura da camada é maior, rende uma média de 1 a 2 m². Para obter o valor em m² do teto ou da parede, multiplica-se a largura pela altura da superfície.

Quanto aplicar de gesso por hectare?

As maiores doses recomendadas para solos com CTC maior que 60 mmolc /dm3 na camada de 20 a 40 centímetros de profundidade não ultrapassam 3,5 toneladas por hectare. É importante destacar que a aplicação de gesso deve ser feita juntamente com a aplicação de calcário, mas nunca deve substituí-lo.

Em qual momento o calcário deve ser aplicado quando necessário?

"A calagem deve ser feita com antecedência de três meses antes do plantio para que haja tempo suficiente para a reação do corretivo, com o início das chuvas." Já no sistema plantio direto, como não há movimentação mecânica do solo, o calcário aplicado na superfície do solo não deve ser incorporado.

Quando usar calcário Dolomitico ou Calcitico?

CALCÁRIO DOLOMÍTICO

Descrição: Calcário com maior concentração de óxido de cálcio e magnésio. Aplicação: Indicado para a correção de solo com deficiência de Óxido de Cálcio (CaO) e Óxido de Magnésio (MgO).

Qual a quantidade máxima de calcário por hectares?

A quantidade de calcário necessária à correção da acidez é determinada pela análise da terra. Varia geralmente de 6 a 7 t/ha na abertura de área e de 1 a 3 toneladas por hectare a cada 2 a 5 anos.

Artigo anterior
Qual o nome do líquido que lubrifica as articulações?
Artigo seguinte
Qual o tema da Semana do Meio Ambiente 2020?