O que é cacofonia e exemplos?

Perguntado por: Tiago Gustavo Reis de Cardoso  |  Última atualização: 25. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (31 avaliações)

Cacofonia se refere a um vício de linguagem em que ocorre a formação de um som desagradável ao ouvido quando uma expressão é construída pelas sílabas finais de uma palavra com as inicias de outra.

O que é cacofonia exemplo?

O que é cacofonia:

Exemplo: "Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. ... No ramo musical, a cacofonia é o nome dado para a junção de vários sons discordantes e desafinados. A eufonia é o antônimo da cacofonia, ou seja, quando a junção de fonemas de uma ou mais palavras têm um som agradável aos ouvidos.

O que é cacófato e exemplos?

A Cacofonia ou Cacófato é um vício de linguagem que representa o som estranho ou engraçado gerado pela união de algumas sílabas. Além do som desagradável, a cacofonia pode gerar, por falta de clareza, um outro vício de linguagem denominado de ambiguidade. ...

O que é cacofonia ou cacófato Cite três exemplos *?

Cacófato é a palavra ridícula ou obscena resultante da união de sílabas de palavras vizinhas. Por isso temos que cuidar quando falamos sobre algo para não estarmos ofendendo a pessoa que ouve. Exemplos: Ela tinha muito jeito. Maria nunca ganha.

Quando ocorre a cacofonia?

A cacofonia é um vício de linguagem que acontece quando duas sílabas se unem e acabam produzindo um som estranho, engraçado ou inadequado. Esses sons podem causar um estranhamento e desconforto aos ouvintes. Por isso, a cacofonia deve ser evitada, a fim de evitar uma compreensão errada do discurso.

O QUE É CACOFONIA ?

29 questões relacionadas encontradas

O que é Gerundismo de um exemplo?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.

O que é vícios de linguagem exemplos?

Eles ocorrem devido à falta de atenção do enunciador ou de seu desconhecimento da norma culta. Podem ser assim classificados: ambiguidade, barbarismo, cacofonia, estrangeirismo, hiato, colisão, eco, pleonasmo, solecismo, preciosismo, plebeísmo, arcaísmo e parequema.

O que é Cacofato na língua portuguesa?

Também chamada de cacófato ou cacófaton, a cacofonia é de origem grega “kakophónía”, que quer dizer “algo que soa mal”, “som ruim”.

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O que é uma frase ambígua?

A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado. A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural.

Qual o vício de linguagem que se observa na frase?

Questão 1 – (Ufop) Qual o vício de linguagem que se observa na frase: “Eu não vi ele faz muito tempo”. Alternativa A. O solecismo é caracterizado por erros de sintaxe. No enunciado, há desvio no uso do pronome com “eu vi ele” em vez de “eu o vi”.

O que é paradoxo Cite 3 exemplos em frases?

Exemplos de frases com paradoxo

Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)

Quando ocorre um paradoxo?

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

O que são os paradoxos da modernidade de exemplos?

A “crônica intermitente” da tradição moderna passa pelo que Compagnon aponta como Os cinco paradoxos da modernidade: a superstição do novo; a religião do futuro; a mania teórica; o apelo à cultura de massa; por fim, a paixão da negação. ...

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Quais são os vícios de linguagem mais comuns?

Recebem o nome de vícios de linguagem os desvios da norma-padrão da língua, ocorridos nos campos morfossintático, semântico ou fonético.
  1. Barbarismo. ...
  2. Estrangeirismo. ...
  3. Solecismo. ...
  4. Ambiguidade ou anfibologia. ...
  5. Obscuridade. ...
  6. Cacófato ou cacofonia. ...
  7. Colisão. ...
  8. Hiato.

O que é o vício de linguagem chamado de neologismo de 1 exemplo?

Neologismo. Neologismo é o uso de palavras consideradas novas, inventadas. São palavras que não foram incorporadas ao idioma. Na literatura, autores como Guimarães Rosa fizeram muitos neologismos, mas na sua redação o uso será um vício de linguagem.

Quais são os principais vícios?

Vamos falar sobre os 7 vícios mais comuns e seus perigos:
  • Bebidas Alcoólicas: o alcoolismo acontece em todo o mundo. ...
  • Cigarro: o tabagismo é uma doença. ...
  • Internet: a dependência a internet chega a ser comparável ao álcool e drogas, já que tem efeitos tão graves quanto.

O que Égerundio?

Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.

O que é modo subjuntivo exemplos?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

O que é o chamado gerundismo?

Gerundismo é um vício de linguagem e que, por isso, deve ser evitado. É encontrado muitas vezes quando opta-se pelo uso frequente do gerúndio havendo em seu lugar uma conjugação apropriada em termos gramaticais.

O que é um paradoxo na língua portuguesa?

O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias.

Qual a diferença de paradoxo é antítese?

O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.

O que é antítese e paradoxo exemplos?

O paradoxo, no exemplo, está sendo representado pela oposição entre ideias: Como é possível o mesmo braço abrigar e trazer solidão? ... A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima.

O que é e exemplos de comparação?

O que é a Comparação:

Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

Artigo anterior
Qual tipo de massa para assentar pedra São Tomé?
Artigo seguinte
Quantas espécies de anfíbios tem no Brasil?