O que é braquiterapia de próstata?

Perguntado por: Jaime Hugo Melo Pires Fonseca  |  Última atualização: 6. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

A Braquiterapia é uma técnica consiste na colocação de implantes (sementes) radioactivas - do tamanho de bagos de arroz - na zona do tumor, eliminando as células cancerígenas. No caso do cancro prostático, os implantes são colocados diretamente na próstata, libertando progressivamente radiação nos tecidos.

Como é feita a braquiterapia na próstata?

​A Braquiterapia Prostática de Baixa Taxa de Dose consiste na implantação de pequenas sementes radioativas de Iodo-125. O implante, guiado por ultrassom (US), é realizado com a inserção de agulhas através do períneo, em que são depositadas na próstata de 70 a 120 sementes, dependendo do seu volume.

Quando a braquiterapia é indicada?

Em geral, é utilizada a braquiterapia permanente para câncer da próstata, nas regiões do pulmão, mama, pâncreas, cabeça e pescoço, entre outros. Já a braquiterapia temporária pode ser utilizada em tumores do útero, olhos, mamas, cabeça e pescoço, esôfago e extremidades (braços e pernas).

Quais são as vantagens e desvantagens da braquiterapia?

A única e grande desvantagem da braquiterapia é o grau do seu alcance. Caso o tumor atinja outro órgão ou um gânglio linfático próximo, esse procedimento não conseguirá realizar todo o tratamento necessário. Por ser muito restrita, a braquiterapia é indicada para tumores muito pequenos.

O que acontece depois da braquiterapia?

Reações no Aparelho Urinário

Nos casos da braquiterapia aplicada para o tratamento do câncer de próstata ou ginecológico, por ser necessário incluir o material receptor dentro do paciente, o uso de cateteres no local pode causar reações como queimação, fluxo fraco de urina ou urgência em urinar.

Câncer de próstata | Tratamento | Braquiterapia | Vantagens | Desvantagens | Indicação | Urologista

32 questões relacionadas encontradas

Quantas sessões de braquiterapia é necessário?

Geralmente as sessões acontecem cinco vezes por semana, durante cinco a sete semanas. Normalmente, é combinada com quimioterapia, mas pode ser utilizada sozinha. O procedimento em si é indolor, mas resulta em alguns efeitos colaterais como: Fadiga (cansaço);

Quanto tempo dura o tratamento de braquiterapia?

Braquiterapia de altas doses

Nesse tipo de braquiterapia, o cateter ou o aplicador podem permanecer no local ou ser inseridos antes do tratamento, que geralmente é feito 2 vezes por dia, durante 2 a 5 dias ou 1 vez por semana, por 2 a 5 semanas.

Quais os cuidados durante e após a braquiterapia?

Após a intervenção realizada e durante o tempo em que os implantes radioactivos se encontram activos, é importante procurar realizar uma alimentação variada e equilibrada, seguindo as recomendações habituais de uma boa “higiene” nutricional. É também importante evitar a ingestão exagerada de açúcares, sal e álcool.

Quantos dias depois da braquiterapia pode ter relação?

Algumas mulheres são tratadas com radioterapia interna (braquiterapia). Quando a fonte de radiação é inserida próxima ao tumor, na bexiga, útero ou vagina, a mulher não deve ter relações sexuais por alguns dias. É importante seguir as orientações do seu médico sobre sexo durante a radioterapia.

Qual é o valor de uma sessão de braquiterapia?

O custo fica em torno de R$30mil. Os planos de saúde cobrem a terapia. Ao contrário da prostatectomia(2), a técnica preserva a próstata e oferece menor risco de complicações como disfunção erétil, incontinência urinária e esclerose de colo visical.

Quais são os 3 tipos principais de braquiterapia?

Tipos. É possível definir vários tipos de braquiterapia, segundo (1) a colocação das fontes de radiação na área de tratamento, (2) a taxa ou 'intensidade' da dose de radiação fornecida ao tumor e (3) a duração do fornecimento da dose.

Quais são as etapas da braquiterapia?

Normalmente são realizadas quatros sessões e o processo é dividido em: 1) Inserção dos aplicadores que conduzirão a fonte radioativa até o local de tratamento; 2) Imagem local do aplicador inserido na paciente (pode ser raio-x Anterior e Lateral ou Tomografia); 3) Planejamento do tratamento feito sobre as imagens ...

Quais as etapas da braquiterapia?

A Braquiterapia em 3 etapas fundamentais. A colocação dos implantes radiactivos na próstata é efectuada numa única sessão. O tratamento no seu todo pode ser repartido por várias etapas, que incluem a preparação, o procedimento e a recuperação.

Qual a eficácia da braquiterapia?

Apesar de se tratar de uma patologia extremamente comum, as hipóteses de cura do cancro da próstata são também, felizmente, muito elevadas. A Braquiterapia permite tratar entre 80-90% dos casos dos tumores localizados!

Como fica a próstata após a radioterapia?

O nível do PSA após a radioterapia tende a cair de forma gradual, e pode não alcançar seu nível mais baixo até 2 anos ou mais após o tratamento. Existe também um fenômeno chamado de “salto” do PSA que às vezes acontece após a radioterapia e braquiterapia.

Quais os dois tipos de braquiterapia?

Existem dois tipos de braquiterapia, a de Baixa Taxa de Dose (LDR) e de Alta Taxa de Dose (HDR). Uma vantagem fundamental da braquiterapia é a redução do ciclo de tratamento, o que contribui para evitar que as células cancerígenas sobreviventes se dividam e cresçam no intervalo entre cada tratamento.

Como é transmitido o câncer de próstata?

O câncer de próstata não é uma doença infecciosa ou contagiosa. Isso significa que não há nenhuma chance da doença ser transmitida para outras pessoas.

Onde faz braquiterapia?

Braquiterapia em Rio de Janeiro: clínicas y especialistas
  • Dr. Gustavo Buscacio. ...
  • Dr. Igor Migowski. ...
  • Dr. Felipe Erlich. ...
  • Dr. Tharcisio Coelho. ...
  • Clínica São Vicente. ...
  • Americas Centro de Oncologia Integrado Barra da Tijuca. ...
  • Coi - Clinicas Oncologicas Integradas - Nova Iguaçu. ...
  • Americas Centro de Oncologia Integrado Botafogo I.

Quais os efeitos colaterais da radioterapia na próstata?

Sintomas intestinais: podem provocar irritações no reto – retite – e causar diarreia e sangue nas fezes. Linfedema: a radiação pode afetar os gânglios linfáticos causando inchaço nas pernas ou região genital, provocado pelo acúmulo de líquidos.

Como aliviar a dor da braquiterapia?

Olá. Se você não tiver alergia à dipirona, pode tomar buscopan composto. Contudo, você deve entrar em contato com brevidade com seu Oncologista ou seu radioterapeuta para ver o que está acontecendo.

Quem faz braquiterapia pode beber?

Não existe relação entre braquiterapia e uso de álcool. Se você já terminou seu tratamento, não há problema. Apenas beba com moderação.

Quem faz radioterapia perde o cabelo?

Há também um terceiro tipo, a alopecia cicatricial, que acontece em algumas quimioterapias e mais comumente em radioterapia do couro cabeludo. Aí sim o bulbo do pelo morre e o cabelo não nasce mais naquela região.”

Como é feita a radioterapia para câncer de próstata?

A radioterapia externa é realizada utilizando um aparelho, denominado acelerador linear, que emite feixes de radiação de alta energia. Durante o tratamento, o equipamento gira em torno do doente por forma a emitir radiação sob diversos ângulos, em doses pré-definidas e pré-programadas.

Quanto tempo leva para sair do organismo o efeito da radioterapia?

Alguns estudos realizados com tipos específicos de câncer, apontam uma melhor tolerância às atividades normais entre 8 semanas e 6 meses, embora alguns sintomas possam persistir por um tempo maior, entre 1 e 3 anos.

Quais os elementos radioativos usados na braquiterapia?

O uso de radiação de alta energia de raios X, raios gama, nêutrons, prótons e outras fontes para matar células cancerosas e encolher tumores. usada para combater o câncer. As células cancerosas também podem se espalhar para outras partes do corpo através dos sistemas sanguíneo e linfático.

Artigo anterior
Qual é o Dia do anjo Cassiel?
Artigo seguinte
Onde podemos usar a lógica informal?