O que e braquiterapia?

Perguntado por: Vítor Carlos de Assunção  |  Última atualização: 23. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

Braquiterapia, também conhecida por radioterapia interna, radioterapia de fonte selada, curieterapia ou endocurieterapia, é uma forma de radioterapia em que se coloca uma fonte de radiação dentro de, ou junto à área que necessita de tratamento.

O que é braquiterapia é para que serve?

A braquiterapia é um tipo de “radioterapia interna”, um tratamento local para apenas uma parte específica do corpo. Enquanto a radioterapia consiste na emissão de radiação de uma fonte externa para o corpo, a braquiterapia consiste na emissão de radiação por uma fonte colocada dentro do corpo.

Quais os tipos de câncer que mais precisam da braquiterapia?

É utilizada principalmente nos tumores ginecológicos, como colo do útero e endométrio. Dependendo do estágio da doença, a braquiterapia pode ser usada de maneira isolada ou após tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Quais são as sequelas da braquiterapia?

A braquiterapia possui diversos efeitos colaterais, como náusea, diarreia, fadiga, problemas urinários, estenose e secura vaginal, dentre outros, podendo esses sintomas influenciarem nas atividades de vida diária e, consequentemente, diminuir a qualidade de vida destas pacientes.

Como fica o colo do útero depois da braquiterapia?

Possíveis efeitos colaterais da braquiterapia.

Os principais efeitos ocorrem no colo do útero e nas paredes da vagina. O efeito colateral mais comum é a irritação da vagina, que pode se tornar vermelha e dolorida. A vulva também pode ficar inflamada.

Braquiterapia: O que é e como funciona - Clínica Memorial

43 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura o efeito da braquiterapia?

As sessões do tratamento costumam durar em torno de 1 hora, com aplicação de anestesia parcial ou total – o efeito de recuperação pode durar até 4 ou 5 horas. A quantidade total de sessões da braquiterapia varia de acordo com o tipo de câncer e as condições de saúde do paciente.

Quantas sessões de braquiterapia é necessário?

Geralmente as sessões acontecem cinco vezes por semana, durante cinco a sete semanas. Normalmente, é combinada com quimioterapia, mas pode ser utilizada sozinha. O procedimento em si é indolor, mas resulta em alguns efeitos colaterais como: Fadiga (cansaço);

Qual a desvantagem da braquiterapia?

As desvantagens da Braquiterapia

A única e grande desvantagem da braquiterapia é o grau do seu alcance. Caso o tumor atinja outro órgão ou um gânglio linfático próximo, esse procedimento não conseguirá realizar todo o tratamento necessário. Por ser muito restrita, a braquiterapia é indicada para tumores muito pequenos.

Quantos dias depois da braquiterapia pode ter relação?

Algumas mulheres são tratadas com radioterapia interna (braquiterapia). Quando a fonte de radiação é inserida próxima ao tumor, na bexiga, útero ou vagina, a mulher não deve ter relações sexuais por alguns dias. É importante seguir as orientações do seu médico sobre sexo durante a radioterapia.

Quando a braquiterapia é indicada?

A braquiterapia serve para tratar um câncer de fase inicial, podendo ser associado ou não à quimioterapia, mas também pode ser indicado nos casos de tumor avançado, juntamente com a radioterapia externa.

Quais são os 3 tipos principais de braquiterapia?

Tipos. É possível definir vários tipos de braquiterapia, segundo (1) a colocação das fontes de radiação na área de tratamento, (2) a taxa ou 'intensidade' da dose de radiação fornecida ao tumor e (3) a duração do fornecimento da dose.

Quais as etapas da braquiterapia?

A Braquiterapia em 3 etapas fundamentais. A colocação dos implantes radiactivos na próstata é efectuada numa única sessão. O tratamento no seu todo pode ser repartido por várias etapas, que incluem a preparação, o procedimento e a recuperação.

Qual a eficácia da braquiterapia?

Apesar de se tratar de uma patologia extremamente comum, as hipóteses de cura do cancro da próstata são também, felizmente, muito elevadas. A Braquiterapia permite tratar entre 80-90% dos casos dos tumores localizados!

Qual é o valor de uma sessão de braquiterapia?

O custo fica em torno de R$30mil. Os planos de saúde cobrem a terapia. Ao contrário da prostatectomia(2), a técnica preserva a próstata e oferece menor risco de complicações como disfunção erétil, incontinência urinária e esclerose de colo visical.

Quais os cuidados durante e após a braquiterapia?

Após a intervenção realizada e durante o tempo em que os implantes radioactivos se encontram activos, é importante procurar realizar uma alimentação variada e equilibrada, seguindo as recomendações habituais de uma boa “higiene” nutricional. É também importante evitar a ingestão exagerada de açúcares, sal e álcool.

Quantos tipos de braquiterapia existem?

Existem dois tipos de braquiterapia, a de Baixa Taxa de Dose (LDR) e de Alta Taxa de Dose (HDR). Uma vantagem fundamental da braquiterapia é a redução do ciclo de tratamento, o que contribui para evitar que as células cancerígenas sobreviventes se dividam e cresçam no intervalo entre cada tratamento.

Qual o primeiro sinal de câncer no colo do útero?

Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Quem faz radioterapia perde o cabelo?

Há também um terceiro tipo, a alopecia cicatricial, que acontece em algumas quimioterapias e mais comumente em radioterapia do couro cabeludo. Aí sim o bulbo do pelo morre e o cabelo não nasce mais naquela região.”

Quantas sessões de quimio cai o cabelo?

O momento em que o cabelo começa a cair varia com o tipo de quimioterapia, a dose e os intervalos, mas geralmente se inicia ao final do 1º ciclo e costuma cair por inteiro ao final do 2º ciclo.

Quantas sessões de radioterapia são necessárias para câncer no colo do útero?

Tradicionalmente o tratamento com finalidade curativa dura cerca de 25- 30 sessões, sendo associada à sessões de braquiterapia. Naquelas pacientes já operadas, e cujo risco da doença voltar seja elevado, a radioterapia adjuvante (após a cirurgia) pode ser utilizada como forma de minimizar este risco.

Quem faz braquiterapia pode ir à praia?

Uma dúvida comum compartilhada por muitos pacientes oncológicos que estão em tratamento é: quem faz quimioterapia ou radioterapia pode tomar sol? A resposta é sim.

Onde faz braquiterapia?

Procure um hospital de olhos de confiança

Procurar, especificamente, por essa opção é muito importante porque garante a total especialização da atuação. Contar com somente um oftalmologista não será suficiente, assim como se dirigir a uma clínica particular não é uma ação que garante a atuação totalmente especializada.

Quanto tempo leva para sair do organismo o efeito da radioterapia?

Alguns estudos realizados com tipos específicos de câncer, apontam uma melhor tolerância às atividades normais entre 8 semanas e 6 meses, embora alguns sintomas possam persistir por um tempo maior, entre 1 e 3 anos.

Como fica o útero depois da radioterapia?

Após cada sessão pode ocorrer um pouco de desconforto na região e sangramento de pequena quantidade. Os efeitos colaterais da radioterapia podem ser agudos, quando ocorrem durante ou logo após o tratamento de maneira gradativa e progressiva, ou tardios/crônicos, quando ocorrem após semanas ou anos.

Quem faz braquiterapia no útero pode engravidar?

A braquiterapia, radioterapia e quimioterapia são tóxicas ao ovário e podem prejudicar a sua fertilidade, dificultando a sua gravidez. A radioterapia e braquiterapia podem provocar danos ao seu útero.

Artigo anterior
Como por em vertical a pagina do powerpoint?
Artigo seguinte
Qual o normal da glicose depois do café?