O que é BPL em biossegurança?

Perguntado por: Bárbara Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

As Boas Práticas de Laboratório (BPL) consistem em um conjunto de atividades que devem ser realizadas adequadamente para garantir a eficácia dos processos, e executadas conforme recomendações do órgãos fiscalizadores.

Qual a função da BPL?

A BPL (boas práticas de laboratório) age em função da segurança do meio ambiente, dos animais, dos vegetais e da saúde humana. Fazer uso desta medida é vantajoso uma vez que ela pode livrar campos e laboratórios de agentes prejudiciais que impactam as atividades e pesquisas futuras.

Quais são as BPL?

✓ As Boas Práticas de Laboratório (BPL) são um sistema da qualidade relativo ao processo organizacional e às condições sob as quais estudos e pesquisa referentes à saúde e meio ambiente são planejados, realizados, monitorados, registrados, arquivados e relatados.

O que significa a sigla BPL *?

Boas Práticas de Laboratórios (BPL)

Como podemos considerar o reconhecimento da Análises Clínicas?

Como os laboratórios se tornam acreditados?
  1. competência técnica do pessoal;
  2. validade e adequação dos métodos de teste;
  3. rastreabilidade de medições e calibrações de acordo com os padrões nacionais;
  4. adequação, calibração e manutenção do equipamento de teste;
  5. ambiente de teste;

Biossegurança, BPL e riscos biológicos

36 questões relacionadas encontradas

Quais os itens que devem ser considerados para a implantação de Boas Práticas de laboratório?

Recomendações BPL (Disponível na NR-32). precisem de proteção contra contaminação; • Não atender celular quando estiver dentro do laboratório; Manter a organização na bancada; • Evitar trabalhar sozinho no laboratório. Este procedimento é necessário antes e depois da manipulação de materiais dentro do laboratório.

Quais são as Boas Práticas de biossegurança?

Lavar instrumentos, roupas, superfícies de trabalho SEMPRE usando luvas. NÃO usar luvas fora da área de trabalho, NÃO abrir portas, NÃO atender telefone. integridade das luvas após a desinfecção. NUNCA reutilizar as luvas, DESCARTÁ-LAS de forma segura.

Quais são as boas práticas de fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de procedimentos obrigatórios criados para garantir um padrão mínimo de qualidade nos processos de fabricação. Armazenagem, transporte e comercialização de diversos gêneros de consumo são exemplos.

Quais são os 4 principais métodos de descontaminação utilizados em um laboratório?

Métodos de Esterilização Físicos
  • Calor seco (estufa)
  • Calor úmido (Vapor sob pressão – autoclaves)
  • Radiação (Gama – Cobalto 60, Cobalto Ultravioleta)

Quais os cuidados que devemos tomar ao manusear vidrarias?

A. Cuidados com material de vidro
  1. Não utilize materiais de vidro trincado.
  2. Coloque todo material de vidro trincado fora, como “sucata de vidro”.
  3. Não coloque cacos de vidro no lixo comum.
  4. Use luvas de amianto ou pinças quando manusear frascos quentes.
  5. Use sempre protetor facial e luvas quando agitar solventes voláteis.

Qual órgão federal brasileiro compete a responsabilidade oficial de Monitoramento da Conformidade aos Princípios das Boas Práticas de laboratório BPL?

➢Portaria Inmetro 220/09 – estabelece que a Cgcre do Inmetro também (além de Organismo de Acreditação) é Autoridade Brasileira de Monitoramento da Conformidade aos Princípios das Boas Práticas de Laboratórios – BPL.

O que é NB 4?

O nível de Biossegurança 4 é indicado para o trabalho que envolva agentes exóticos e perigosos que exponham o indivíduo a um alto risco de contaminação de infecções que podem ser fatais, além de apresentarem um potencial relevado de transmissão por aerossóis, classificados como microrganismos da classe de risco 4.

Quais os processos de descontaminação das formas patogênicas?

=> Desinfecção: é um processo que elimina microrganismos patogênicos de seres inanimados, sem atingir necessariamente os esporos. Pode ser de alto nível, intermediário ou baixo. => Esterilização: é um processo que elimina todos os microrganismos: esporos, bactérias, fungos e protozoários.

Quais os quatro níveis de biossegurança e as barreiras primárias de contenção que devem ser observados para a manipulação segura dos microrganismos em laboratórios?

Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, que consistem de combinações de práticas e técnicas de laboratório e barreiras primárias e secundárias de um laboratório.

O que são Boas Práticas de Fabricação e qual o seu objetivo?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) tem como objetivo principal garantir a integridades do alimento e a saúde do consumidor e compõem um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias -primas até o produto final (TREDICE, 2000).

Quais os principais objetivos das Boas Práticas de Fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas, microbianas e cruzadas na fabricação de medicamentos.

Quais são as medidas de biossegurança?

As medidas de biossegurança abrangem uma gama de atitudes envolvendo os agentes biológicos, indo desde o uso adequado de EPI's ao transporte e descarte de lixo hospitalar e equipamentos, tendo sempre como objetivo evitar a contaminação de pessoas e do meio ambiente ao redor.

O que são as Boas Práticas de laboratório?

Definição: Boas Práticas de Laboratório (BPL) – é o conjunto de normas que dizem respeito à organização e às condições sob as quais estudos em laboratórios e/ou campo são planejados, realizados, monitorados, registrados e relatados.

Quais são as Boas Práticas de manipulação de vidrarias?

Utilizar proteção adequada nas mãos ao manusear vidros quebrados; Familiarizar-se com as instruções apropriadas ao utilizar vidraria para fins específicos. utilizada em microbiologia, a vidraria quebrada deve ser esterilizada em autoclave antes de ser dispensada para coleta em recipiente apropriado.

Como contribui as Boas Práticas laboratoriais?

-evitar o consumo de comida e bebida no ambiente de laboratório, pois o derramamento de líquidos ou partículas sólidas atuam na atração de insetos ou outros animais para o ambiente do laboratório, além de o próprio alimento poder se contaminar com material particulado presente no ambiente.

Qual o objetivo das Boas Práticas laboratoriais?

Boas Práticas de Laboratório (BPL) ou Good Laboratory Practices (GLP) - têm por objetivo a organização dos processos e das condições sob as quais estudos de laboratório são planejados, executados, monitorados, registrados e relatados.

O que se entende por Boas Práticas de laboratório por que elas são importantes em laboratórios químicos?

O objetivo principal das Boas Práticas de Laboratório é garantir a execução das análises com qualidade, confiabilidade e segurança, em produtos sujeitos à Vigilância Sanitária. “Nos dias de hoje, a confiabilidade nos resultados obtidos torna-se o diferenciador entre a amplitude do mercado de laboratórios existentes.

Qual o processo que destrói microrganismos?

Desinfecção: é um processo que destrói microrganismos, patogênicos ou não, dos artigos, com exceção de esporos bacterianos, por meios físicos ou químicos.

O que é descontaminação Biossegurança?

A descontaminação (um termo da Biossegurança) é a continuação da limpeza e se aplica mais ao que fazemos com objetos e embalagens. A desinfeção é a completa desintegração de microrganismos, que pode ser feita de maneira química (uso de desinfetantes) ou física (radiação ultravioleta).

Quais são os métodos químicos de controle de microrganismos?

Métodos físicos: Temperatura, radiação, filtração. Desscação, remoção de oxigênio e Vibração ultrassônica. Métodos químicos: Desinfetantes, antissépticos preservativos usados em alimentos.

Artigo anterior
O que são exercícios de velocidade?
Artigo seguinte
Como usar linhaça e chia para emagrecer?