O que é boas praticas de fabricação?

Perguntado por: Sérgio Gaspar Figueiredo Mendes  |  Última atualização: 29. Dezember 2021
Pontuação: 4.6/5 (73 avaliações)

O termo Boas Práticas de Fabricação ou Boas Práticas de Fabrico – BPF é normalmente utilizado em referência à práticas de fabricação aplicáveis as industrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, de dispositivos médicos, bancos de sangue, etc. que visam assegurar a qualidade dos produtos comercializados em um ...

O que são as boas práticas de fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de procedimentos obrigatórios criados para garantir um padrão mínimo de qualidade nos processos de fabricação, armazenagem, transporte e comercialização de diversos gêneros de consumo, principalmente aqueles cuja utilização irregular possa causar riscos à saúde da ...

Qual o objetivo das boas práticas de fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) tem como objetivo principal garantir a integridades do alimento e a saúde do consumidor e compõem um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias -primas até o produto final (TREDICE, 2000).

Onde as boas práticas de fabricação se aplicam?

Elas aplicam-se aos serviços de alimentação que realizam algumas das seguintes atividades: manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos, ou seja, a locais como restaurantes, lanchonetes, bufês, confeitarias, comissarias, cozinhas industriais e ...

Quais são as boas práticas de fabricação de alimentos?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, abrangendo desde as matérias-primas até o produto final, de forma a garantir inocuidade dos alimentos produzidos para o consumo humano.

BPF - Boas práticas de fabricação | Anderson R. Ferreira

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 pilares das Boas Práticas de Fabricação?

Você já ouviu falar em boas práticas de fabricação? Trata-se de um conjunto de procedimentos que visa garantir qualidade e segurança nos processos.
...
Qual o objetivo das boas práticas de fabricação?
  • Recebimento de matéria-prima;
  • Armazenagem;
  • Preparação do produto;
  • Manipulação;
  • Embalagem;
  • Transporte e logística.

Quais os itens ou etapas básicas para implantação das Boas Práticas de Fabricação em uma Indústria?

Um programa de BPF é dividido nos seguintes itens: instalações industriais; pessoal; operações; controle de pragas; controle da matéria-prima; registros e documentação e rastreabilidade.

Como aplicar o BPF?

Em um manual de boas práticas devem constar:
  1. identificação da empresa;
  2. definição de todos os responsáveis em cada setor do estabelecimento;
  3. sobre saúde e higiene dos colaboradores, bem como o devido manuseio de resíduos;
  4. listas de todos os equipamentos que são empregados e como eles funcionam;
  5. controle de qualidade;

Quais legislações tratam exclusivamente das boas práticas de fabricação?

No Brasil, as legislações gerais aplicáveis a todo tipo de alimento instituídas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que tratam das Boas Práticas de Fabricação são: Resolução RDC nº. 275, de 21 de outubro de 2002; Portaria SVS/MS nº.

Como implantar as boas práticas de fabricação?

Aprenda a implantar as Boas Práticas De Fabricação na sua empresa e os benefícios que elas geram
  1. Realize um diagnóstico da sua empresa. ...
  2. Trace um plano de ação. ...
  3. Padronize os seus processos. ...
  4. Treine os seus funcionários.

Qual a importância do Manual de Boas Práticas de Fabricação?

O manual de boas práticas de fabricação trata-se de um documento que caracteriza a realidade de uma determinada empresa. ... Além disso, o manual de boas práticas de fabricação (BPF) é exigido pela ANVISA. Esta declaração é necessária para garantir a qualidade, higiene e segurança nos processos da organização.

O que são as BPFS e qual seu objetivo e vantagens?

É composta por princípios e regras para o correto manuseio dos produtos, considerando desde as matérias-primas até o produto final. Seu objetivo maior é garantir a integridade do produto e a saúde do consumidor.

O que são as boas práticas de fabricação e qual a importância da sua implantação nos serviços de alimentação?

A BPF, ou Boas Práticas de Fabricação, é um conjunto de medidas adotadas pelas indústrias de alimentos e serviços de alimentação, com o objetivo de garantir a qualidade sanitária e zelar pela saúde do consumidor.

O que são boas práticas em saúde?

As boas práticas, segundo o texto posto em Consulta Pública pela ANS, seriam o “conjunto de ações adotadas pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde e seus prestadores de serviços de saúde, identificadas como as mais acertadas em termos de eficácia e eficiência, possibilitando a identificação e ...

Quais são as boas práticas de laboratório?

✓ As Boas Práticas de Laboratório (BPL) são um sistema da qualidade relativo ao processo organizacional e às condições sob as quais estudos e pesquisa referentes à saúde e meio ambiente são planejados, realizados, monitorados, registrados, arquivados e relatados.

Quais são as legislações sanitárias?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, é responsável pela proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos ...

Quais legislações principais de Boas Práticas se aplica na cidade de São Paulo?

Lei Estadual 10.083, de 23/09/98. Código Sanitário do Estado de São Paulo. São Paulo, SP, BR. Lei Federal 9782, de 26/01/99.

O que é RDC 326?

A ANVISA estabelece uma legislação que define os requisitos autorizados para a fabricação de materiais plásticos destinados ao contato com alimentos, a RDC 326/19. O documento apresenta a lista de aditivos autorizados para fabricação de materiais plásticos e revestimentos poliméricos que possuem contato com alimentos.

Em qual documento o estabelecimento deve registrar a implantação das Boas Práticas de Fabricação?

O Manual de Boas Práticas de Fabricação é o documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de ...

Quais as vantagens da Indústria aplicar as BPF?

Benefícios de ter o Manual de BPF
  • Padronização e qualidade dos produtos. ...
  • Diminuição de desperdícios. ...
  • Facilidade da adaptação de funcionários. ...
  • Otimização do layout. ...
  • Higiene e segurança do consumidor. ...
  • Aumento do tempo de prateleira.

Quais as características dos sanitários de uma indústria de alimentos com Boas Práticas de Fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF), referem-se à um conjunto de práticas que asseguram as condições higiênico-sanitárias essenciais para a fabricação de alimentos, garantindo um ambiente seguro e adequado. Além disso, BPF é parte integrante dos elementos das normas de Gestão da Segurança dos Alimentos.

O que é o Manual de Boas Práticas de Fabricação MBPF e cite quais ferramentas devem ser aplicadas antes de sua elaboração?

Basicamente, o manual de BPF (Boas Práticas de Fabricação) é o documento obrigatório para empresas do ramo alimentício que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, ...

Como elaborar um manual de Boas Práticas de Fabricação de alimentos?

O que o meu Manual deve conter?
  1. Identificação do estabelecimento;
  2. Documentação;
  3. Estrutura física;
  4. Fluxograma;
  5. Equipamentos e utensílios;
  6. Qualificação dos fornecedores;
  7. Produção;
  8. Armazenamento;

Quais são os pilares das BPFs?

Entendo que existem 3 pilares que sustentam a aplicação das BPFs: 1) conscientização dos perigos de contaminação; 2) produção em concordância com o controle de qualidade; e 3) clareza de que o barato sai caro. ... Fazer com que a produtividade caminhe junto da qualidade é o foco e também o grande desafio.

O que deve ter em um manual de boas práticas?

O Manual de Boas Práticas é individual para cada tipo de atividade e deve conter informações relacionadas a:
  1. Manutenção e higienização dos equipamentos, utensílios e instalações;
  2. Fluxograma do processo produtivo;
  3. Controle de pragas e vetores;
  4. Capacitação profissional dos colaboradores;
  5. Sistema e instalações de água;

Artigo anterior
Que cor de cabelo combina com pele morena?
Artigo seguinte
O que é comunidade quilombola?