O que é Blastosporos e pseudo-hifas?

Perguntado por: Xavier Fernando Pacheco Pacheco Cruz  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (24 avaliações)

Cândida é uma levedura com alternância reversível entre a forma unicelular (blastósporo) e a forma filamentosa (hifas e pseudo-hifas). Estas leveduras pertencem à flora normal dos seres humanos. Portanto, podem colonizar as mucosas dos tratos genitais, urinários, respiratórios e gastrointestinais.

O que é pseudo-hifas e Blastoconídios?

A presença de blastoconídios pseudo-hifas e hifas verdadeiras é fator de gravidade, pois indica adaptação do fungo as condições locais, falha de imunidade e ocorrência de doença.

O que é pseudo-hifas?

Uma pseudo-hifa é definida como uma série de leveduras alongadas unidas entre si, que tem constrições nos sítios septais. Ou seja, após o brotamento, as leveduras não se separam, alongando-se e ficando com o aspecto semelhante às hifas. Uma colônia de pseudo-hifas pode ser chamada de pseudomicélio.

O que é hifa e pseudo hifa?

Algumas leveduras, como a Candida albicans, podem produzir botões que não se destacam e se tornam alongados, produzindo uma cadeia de células de levedura alongadas chamadas pseudo-hifas. Hifas consistem em filamentos que crescem e se dividem em suas pontas.

O que é Blastosporos de leveduras?

Blastosporo ou blastoconídio = esporos formados por brotamento ou gemulação. Bolor = fungo filamentoso, multicelular, constituído de hifas. Brotamento ou gemulação = reprodução com divisão de citoplasma através de estrangulamento.

Organização corporal dos Fungos - Diversidade dos Seres Vivos - Biologia

22 questões relacionadas encontradas

O que é Blastosporos?

Aprimoramento de um método de fermentação líquida submersa que viabiliza a produção rápida e econômica de altas concentrações de células leveduriformes, também denominadas de blastosporos, que são tolerantes à dessecação e mais infectivas ou virulentas do que conídios aéreos para o fungo Beauveria bassiana.

O que significa presença de leveduras no exame de fezes?

A candidíase intestinal acontece quando o sistema imunológico encontra-se enfraquecido, favorecendo a proliferação exagerada de fungos do gênero Candida sp., principalmente a espécie Candida albicans, no intestino, levando ao aparecimento de pequenos resíduos esbranquiçados nas fezes.

O que causa pseudo hifas?

As pseudo-hifas podem dar origem a células de levedura por brotamento apical ou lateral. Causam candidíase que inclui sapinho (uma infecção da boca e da vagina) e vulvo-vaginite. Existem mais de 20 espécies do gênero Candida que podem causar doenças. As infecções causadas por todas as espécies são chamadas candidíase.

O que são hifas e qual sua função?

A função das hifas é garantir a alimentação, crescimento e reprodução dos fungos através de seus filamentos. As hifas são formações celulares muito parecidas com as raízes das plantas, assim, elas permitem o crescimento do seres que compõem o reino fungi.

Quais são os tipos de hifas?

Elas podem ser de dois tipos: Hifas cenocíticas: quando não possuem paredes transversais, chamadas de septos, ficando os núcleos espalhados pelo citoplasma; Hifas septadas: quando há delimitação de compartimentos celulares pelos septos, formando células com um (monocarioticas) ou dois núcleos (dicarioticas).

Qual o tratamento para pseudo hifas?

O seu tratamento baseia-se no uso de antifúngicos que podem ser de uso local (pomadas ou cremes), de uso oral (comprimidos ou cápsulas) ou por aplicação venosa, feita em hospitais. Os medicamentos à base de sulfas e iodeto de potássio também podem ser usados em alguns casos.

Qual o tratamento para infecção urinária com fungos?

A medicação preferencial é o fluconazol (200-400 mg 1 vez ao dia) por via oral, com a anfotericina B endovenosa (0,5-0,7 mg/Kg 1 vez ao dia) como opção.

Qual a diferença de hifas e micélio?

A hifa é um longo e ramificado filamento que em conjunto com outras hifas forma o talo de um fungo (micélio). As hifas podem também ser encontradas nos gonídios de líquens. Uma hifa típica é constituida por uma parede tubular de quitina.

Como curar a síndrome fúngica?

O tratamento requer mudanças alimentares e de estilo de vida. A suplementação individualizada com foco no equilíbrio intestinal e a eliminação do fungo com o uso de fitoterápicos e probióticos pode ser uma abordagem eficiente.

O que dá fungo na vagina?

A infecção vaginal por fungo geralmente é causada pela Candida albicans, um micro-organismo que está normalmente presente na vagina, juntamente com outras bactérias. Ele também pode ser encontrado na pele e intestino.

Como tratar a Candida glabrata?

Em aproximadamente 50% das infecções por Candida glabrata, por exemplo, o tratamento com derivados azólicos falha. Um sucesso moderado (65 a 70%) pode ser alcançado com o uso de ácido bórico intravaginal (uma cápsula de 600mg, à noite, por duas semanas).

Qual a função das hifas reprodutivas e das hifas vegetativas?

Concomitantemente ou após a formação do micélio superficial, penetrante e aéreo, pode haver formação de hifas aéreas diferenciadas, conhecidas como hifas reprodutivas, as quais possuem a função de formar e espalhar os esporos.

O que são os fungos?

Os fungos são organismos heterotróficos, eucarióticos e uni ou multicelulares que estão agrupados no Reino Fungi. Os fungos constituem o Reino Fungi, no qual se enquadram espécies como os cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e leveduras.

Qual a diferença entre hifas?

As hifas septadas são divididas em compartimentos separados por paredes transversais (paredes celulares internas, chamadas septos, que se formam perpendicularmente à parede celular, dando à hifa a sua forma), cada compartimento contendo um ou mais núcleos; as hifas cenocíticas não são compartimentadas.

O que causa a síndrome Fungica?

A Síndrome Fúngica é a proliferação aumentada de fungos em nosso intestino e ocorre quando a microbiota intestinal (grupo de bactérias que vivem em nosso intestino) tem seu equilíbrio alterado por um aumento do crescimento de bactérias “ruins” em detrimento as “boas” bactérias.

Como se pega a candidíase?

Os fatores que podem desencadear a infecção são: uso de antibióticos e medicamentos que diminuem as defesas do organismo, obesidade, uso de roupas justas, falta de higiene, umidade na região, calor e estresse. A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina.

Qual o agente causador da candidíase?

CANDIDÍASE. Também conhecida por monilíase vaginal, a candidíase vaginal é uma infecção ocasionada principalmente por um fungo denominado Candida albicans ou Monília, que causa um corrimento espesso, grumoso e esbranquiçado, acompanhada geralmente de irritação no local.

Qual o tratamento para leveduras?

De que maneira os médicos tratam infecções por leveduras? O tratamento depende do local da infecção. Para infecções na pele, os médicos orientam a: Aplicar cremes antimicóticos, pós ou outros produtos para a área infectada.

Quais os sintomas de fungos no intestino?

Clinicamente pode estar associada a sintomas como distensão, dor abdominal, inchaço, eructações, dispepsia, flatulências e diarreia, sintomas estes que frequentemente estão relacionados a várias condições patológicas.

Onde são utilizadas as leveduras?

As leveduras são tipos de fungos. São organismos unicelulares, que não fazem fotossíntese e, de modo geral, se reproduzem de modo assexuado. Esses microrganismos se multiplicam rapidamente e realizam respiração anaeróbica, ou fermentação, sendo muito utilizados na produção de pães e bebidas alcoólicas.

Artigo anterior
Quem tem ansiedade pode ser demitido?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre um vendedor e um balconista?