O que e benzeno?

Perguntado por: William Figueiredo de Freitas  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico, que, por isso, é também chamado de anel aromático, possui a fórmula C₆H₆.

Qual a função do benzeno?

O benzeno é o hidrocarboneto aromático presente no petróleo, na gasolina e fumaça do cigarro. Ele também pode ser encontrado em vulcões e queimadas de florestas. Nas indústrias e laboratórios é utilizado como solvente e é uma matéria prima importante para fabricação de outros produtos.

O que o benzeno pode causar?

O benzeno é irritante aos olhos, nariz, pele e garganta. Dependendo da quantidade absorvida, ele pode provocar dores de cabeça, tontura, tremores, sonolência, náuseas, taquicardia, falta de ar, convulsões, perda de consciência, coma e morte.

Quais os produtos que contém benzeno?

O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.

Onde o benzeno pode ser encontrado?

O Benzeno também está presente na gasolina, que é derivada do petróleo, e lançado na atmosfera por veículos automotivos em sua combustão. Na indústria alimentícia, o benzeno é encontrado, principalmente, em refrigerantes! Além de estar presente também no fumo do tabaco.

Benzeno - origem, aplicações e perigos

36 questões relacionadas encontradas

Onde se encontra o tolueno?

O tolueno está presente nas colas, gasolinas, solventes, agentes de limpeza, entre outros. É também utilizado como produto químico "iniciador" na síntese de outros produtos químicos orgânicos, tais como o uretano, poliuretano e benzeno.

O que é produzido a partir do benzeno?

Em escala industrial, o benzeno é produzido pela destilação do petróleo bruto, sendo um dos subprodutos formados nesse processo, ou ainda por síntese, com base em hidrocarbonetos menores.

Quais são os sintomas do Benzenismo?

A absorção do benzeno provoca efeitos tóxicos para o sistema nervoso central, causando, de acordo com a quantidade absorvida, narcose e excitação seguida de sonolência, tonturas, cefaléia, náuseas, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsões, perda da consciência e morte.

O que a gasolina pode causar no corpo humano?

“Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas. Em condições crônicas, a gasolina também afeta o comportamento das pessoas, como agressividade e ansiedade”, alerta o otorrinolaringologista Rodrigo Pêgo.

Como evitar a exposição ao benzeno?

não comercializar combustíveis líquidos com benzeno em recipientes que não sejam adequados para o armazenamento; contar com uma área exclusiva para armazenar amostras coletadas de combustíveis com benzeno; oferecer uniformes em bom estado de conservação e que sejam limpos semanalmente.

Como classificar benzeno?

Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático, possui a fórmula C6H6.

Qual a diferença do propano para o benzeno?

A classificação do propano e do benzeno difere em três fatos: ... o benzeno possui seis carbonos em sua estrutura; o propano possui penas ligações simples; o benzeno possui três ligações duplas.

Qual a diferença de fenil e benzeno?

O fenilo é um derivado do benzeno. A principal diferença entre benzeno e fenil é que benzeno é composto de seis átomos de hidrogênio enquanto que o fenil é composto de cinco átomos de hidrogênio.

Quais são os principais derivados do benzeno?

Uso do Benzeno

Seus derivados produzidos em grande escalas são o Estireno (utilizado para indústria de polímeros e plásticos), Fenol (utilizado em resinas e adesivos) e Cicliexano (utilizado na produção do material nylon).

O que é uma cadeia aromática como é classificada de exemplos?

- aromática – são cadeias fechadas que possuem o anel aromático ou anel benzênico. Possuem ressonância entre seus elétrons. Estas cadeias, em geral, têm seis átomos de carbono que alternam ligações duplas e ligações simples. - polinuclear: quando possui vários anéis aromáticos.

Como são classificados os hidrocarbonetos aromáticos como é dado o nome a um hidrocarboneto aromático e como é feita a numeração do anel?

O anel benzênico é UM dos aromáticos. Existe uma regra, chamada Regra de Hückel, que diz que um composto, para ser aromático, tem de ter 4n + 2 elétrons pi. O benzeno tem 6 - e por isto é aromático (n = 1). Então, compostos com 2, 6, 10, etc., elétrons pi COORDENADOS são aromáticos.

Qual o nível de tolerância para exposição ao benzeno?

O benzeno foi incluido no anexo 13-A da NR 15, item "SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS". O benzeno foi retirado do anexo 11 da NR 15 onde constava com Limite de Tolerância de 8 ppm ou 24 mg/m3, com absorção tambem pela pele e insalubridade Grau Máximo.

Tem benzeno na gasolina?

são substâncias altamente inflamáveis que podem conter diversos agentes químicos nocivos à saúde humana e ao ambiente. A gasolina, por exemplo, contém benzeno, tolueno e xileno (conhecidos como BTX), além de outros agentes químicos.

Quais os riscos de um frentista de posto de gasolina?

Ser frentista pode ser prejudicial à saúde. Duas pesquisas mostram que esses profissionais correm riscos porque ficam expostos aos solventes da gasolina (benzeno, tolueno e xileno), que evaporam durante o abastecimento e são absorvidosa través da pele e respiração.

Quais são os principais elementos da gasolina que causam sérios danos à saúde?

O principal elemento que encontramos nos combustíveis é o benzeno, de característica incolor e altamente cancerígeno, sendo considerado uma das piores substâncias. A gasolina, por exemplo, contém altas concentrações de benzeno.

Qual agente químico Os frentistas estão expostos e quais doenças eles podem desenvolver?

Além do benzeno, os frentistas encontram no ambiente de trabalho situações que são tão prejudiciais à saúde quanto o produto químico e cancerígeno, composto na gasolina.

Qual a manifestação mais frequente do Benzenismo?

Os sinais e sintomas mais frequentes (em aproximadamente 60% dos casos) de intoxicação por benzeno e derivados são: astenia, mialgia, sonolência, tontura, infecções repetidas.

Que tipo de ambiente o benzeno afeta?

A maior exposição ao benzeno se dá no ambiente de trabalho, por trabalhadores de indústrias químicas e petroquímicas. Contudo, a exposição também ocorre através do ambiente e do uso de alguns produtos.

Como o Benzenismo pode ser detectado através de exames como hemograma?

A substância causa lesões na medula óssea afetando o sistema hematopoietico, ou seja, a produção de células sanguíneas diminui. Desta forma, em casos clínicos de benzenismo há o aumento do número de eosinófilos e diminuição do número de leucócitos.

O que é dimetil benzeno?

substantivo masculino O mesmo que xilênio. Etimologia (origem da palavra dimetilbenzeno).

Onde pode ser encontrado o antraceno?

É encontrado no alcatrão de hulha.

Como é obtido o tolueno?

O tolueno é um líquido incolor com um odor característico. Ocorre na forma natural no petróleo e na árvore tolú. Também é produzido durante a manufatura da gasolina e de outros combustíveis a partir do petróleo cru e na manufatura do coque a partir do carvão.

Qual é a aplicação do tolueno?

O tolueno, também conhecido como metilbenzeno (methybenzene, em inglês), é um hidrocarboneto aromático, inflamável, incolor, volátil, de odor característico e altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado. Ele é comumente utilizado como solvente em colas e tintas, mas seu uso não se restringe apenas a esse fim.

Artigo anterior
Sonhar que esta benzendo?
Artigo seguinte
O que é se benzendo?