O que é barroco e rococó?

Perguntado por: Cláudio Cláudio Barros  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro, usados na decoração de grutas artificiais. Foi muitas vezes alvo de apreciações estéticas pejorativas.

Qual é o significado de barroco e rococó?

Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e foi usado inicialmente em decoração de interiores. ... No âmbito da história das formas e expressões artísticas, o Século das Luzes começou ainda sob o signo do Barroco.

O que é o que representa o estilo rococó no barroco brasileiro?

Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. Na arquitetura, há preferência por linhas curvas e simplicidade.

Por que o nome rococó?

De origem francesa, a palavra Rococó (rocaille) quer dizer concha, uma associação aos elementos que caracterizam esse estilo. Também é relacionado ao termo “embrechado”, técnica utilizada na decoração de grutas artificiais por meio da incrustação de conchas e fragmentos de vidro.

O que significa rococó em português?

Significado de Rococó

adjetivo, substantivo masculino Diz-se de, ou estilo artístico que floresceu na Europa ocidental e dominou grande parte do séc. ... [Por Extensão] Rebuscado, de mau gosto; fora de moda: penteado rococó.

EP4 | Barroco e Rococó – A História da Arquitetura

41 questões relacionadas encontradas

O que significa rococó em português e seu nome deriva de qual língua?

O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro, usados na decoração de grutas artificiais. Foi muitas vezes alvo de apreciações estéticas pejorativas.

O que é Ronconcom?

2. Ronconcom. É uma gíria para a época histórica do Rococó francês, no que se refere à vestimenta. Remete a uma quantidade exagerada de adornos.

Por que o Barroco tem esse nome?

O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos. Este movimento surgiu com a missão de resgatar as ideias teocentristas e conter a Reforma Protestante de Martinho Lutero. ... Ou seja, atuava numa época marcada pela dualidade: o teocentrismo medieval e o antropocentrismo do Renascimento.

O que retratavam as pinturas do rococó?

A pintura do rococó retratava o cotidiano da aristocracia nos jardins, parques ou área interiores luxuosas. Retratos femininos ou cenas de galanteio em ambientes livres eram frequentes. Tudo era passado com leveza e alegria. Também apareciam referências aos mitos, deuses, anjos e pequenos cupidos.

Que tipo de sentimento a arte do estilo rococó procurou expressar?

A arte desenvolvida dentro do estilo rococó pode ser caracterizada como requintada, convencional e aristocrática. Essa arte se preocupava em expressar somente sentimentos agradáveis e que procurou dominar a técnica perfeita.

Que tipo de arte foi o Barroco brasileiro?

Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.

Por que durante o rococó A pintura foi criticada?

Pintura rococó: o retrato do luxo e da natureza

Logo, por apresentar cenas mundanas e temas da sociedade, foi bastante criticada, sendo atribuída a ela substantivos como frivolidade e superficialidade. Além disso, a pintura rococó foi acusada de expressar pouca profundidade.

Qual a característica do rococó no Brasil?

O rococó se caracteriza por:

Uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do Barroco; Estilo artístico marcado pelo uso de linhas leves, sutis e delicadas; Utilização de linhas curvas; ... Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);

Quais as características do estilo rococó *?

O estilo Rococó dominou a arquitetura europeia do século XVIII. São características comuns do estilo na arquitetura o uso de formas mais curvadas, a presença arcos nas aberturas e a decoração feita com elementos em ferro. Além da França, o estilo também foi bastante difundido em países como Alemanha e Áustria.

O que significa a palavra Barroco *?

Significado de Barroco

substantivo masculino O estilo que, em múltiplas formas de expressão artística, se caracteriza pelo excesso de ornamentos e pela liberdade de formas, opondo-se ao classicismo.

Quando surgiu o período barroco qual seu propósito?

A Inquisição que se estabeleceu na Espanha a partir de 1480 e em Portugal a partir de 1536, ameaçava a liberdade de pensamento. O clima era de austeridade e repressão. Foi nesse contexto que se desenvolveu o movimento artístico chamado Barroco, numa arte eclesiástica que desejava propagar a fé católica.

Quais foram os motivos históricos para o surgimento do Barroco?

O contexto histórico do barroco está totalmente associado ao catolicismo. Afinal, a Igreja Católica se sentia ameaçada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero e perdia seu poder e domínio no século XVI. ... Logo, a arte barroca surgiu como uma resposta da Igreja Católica para não perder sua hegemonia.

O que significa o termo no tempo do onça?

E é por causa dele que a gente diz que é “do tempo do onça” alguma coisa que aconteceu há muito tempo e não deixou saudade. Outra expressão se originou com a história de um português muito esperto que veio para o Rio de Janeiro.

O que é tempo do onça?

“Do Tempo da Onça”

Significa algo muito antigo, praticamente em desuso. A história diz que essa expressão surgiu no tempo das Capitanias e quando era governador no Rio de Janeiro um velho militar, pessoa ranzinza, com extremo mau humor e que de tudo reclamava. O povo apelidou-o de “Onça” por causa do seu gênio.

Por que do tempo do onça?

Durante sete anos, entre 1725 e 1732, o Rio de Janeiro foi governado pelo capitão Luis Monteiro, homem autoritário, temperamental e retrógrado. Seu apelido popular era ONÇA. Tornou-se lendário, marcou época e até hoje quando alguém quer dizer uma coisa antiga, retrógrada, usa a expressão: "É DO TEMPO DO ONÇA".

Qual a origem do termo rocaille?

O termo tem origem na palavra francesa rocaille [rocalha] - tipo comum de decoração de jardins do século XVIII, com conchas e rochas - que se populariza por analogia ao termo italiano barocco. ... Os historiadores da arte distinguem dois momentos do rococó.

Quais as cores usadas no rococó?

Perceba que, em contraste com o Barroco, as cores do Rococó são leves e vivas, o branco e os tons claros de rosa, azul e verde surgem substituindo as cores sombrias e o excesso de dourado típicos do Barroco.

Qual era o objetivo do rococó?

O estilo rococó irradiou-se pelos principais países da Europa e chegou ao Brasil colonial. ... O objetivo da arte rococó era entregar às pessoas o que elas buscavam: um misto de prazer e elevação artística sem pretensão.

Quais as principais características que diferencia o estilo rococó do barro?

O Rococó, na arquitetura, apresenta atributos que se assemelhavam ao do mundo real. Os tetos, normalmente, apresentam as paisagens desenhadas e as representações da natureza. Essa arte, por não seguir a mesma linha do barroco — que trabalhava com elementos da religiosidade, foi considerada uma arte fútil, pejorativa.

Quais são as principais características do estilo barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. ... Além disso, é marcante o uso das figuras de linguagem como a metáfora, inversões, hipérbole, paradoxo e antítese.

Artigo anterior
Qual deve ser o tamanho de uma introdução?
Artigo seguinte
O que é quórum sinônimo?