O que é averbação de tempo rural?

Perguntado por: Letícia Isabela Assunção de Soares  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (64 avaliações)

A averbação do tempo de contribuição rural é quando a Previdência Social reconhece o período de atividade rural como tempo de contribuição. Assim, para muitas pessoas com trabalho em zona rural, sempre surge a dúvida se esse período é considerado no momento de conseguir aposentadoria.

Como comprovar o tempo de trabalho rural?

Como comprovar o tempo de atividade rural?
  1. Contrato individual de trabalho ou CTPS;
  2. Contrato de arrendamento, parceria ou empréstimo rural;
  3. Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
  4. Registro de imóvel rural;
  5. Comprovante de cadastro do INCRA;
  6. Bloco de notas do produtor rural;
  7. Notas fiscais de entrada de produtos;

O que é averbação do tempo rural?

Averbação de Tempo Rural como Tempo de Contribuição

A atividade rural pode ser somada ao tempo de trabalho urbano. ... Isso pode ser feito por meio de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), após a comprovação do exercício da atividade rural e do preenchimento dos requisitos necessários para a utilização do período.

Como averbar período rural?

Após o tempo rural reconhecido e indenizado, o servidor pode requerer ao regime próprio a averbação daquele tempo, bastando um requerimento administrativo perante o órgão, acompanhado da Certidão de tempo rural emitida pelo INSS e as guias de recolhimento.

Como fazer pedido de averbação de tempo rural?

Primeiramente, o pedido de averbação do tempo rural para computar o tempo de serviço se faz junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A comprovação será por meio de documentos, ou seja, a prova material para que seja demonstrada que se trabalhou determinados anos de sua vida em atividade rural.

Aula 03 - Como averbar tempo rural no INSS!

20 questões relacionadas encontradas

Como incluir o tempo rural na aposentadoria?

Quais documentos são necessários para computar o tempo rural na aposentadoria urbana?
  1. São muitos os documentos que podem comprovar o seu trabalho rural. ...
  2. Bloco de notas do produtor.
  3. Escritura do sítio.
  4. Certidão de casamento onde consta “lavrador” ou “lavradora”
  5. Certidão de nascimento dos filhos.

Como provar tempo rural antes de 1991?

Para provar atividade rural anterior a 1991, o INSS informou, por nota, que “aceita uma série de documentos, caso o segurado não possua carteira de trabalho ou carnês de contribuição, tais como holerites, crachás e contratos que comprovem sua ligação com a empresa ou façam referência a ela.

Quanto tempo de contribuição rural para aposentadoria?

A exigência de 15 anos em atividade rural é semelhante a regra dos trabalhadores urbanos, em que a lei exige a carência de 15 anos de tempo de contribuição para o benefício de aposentadoria por idade.

O que é averbação de aposentadoria?

Averbação é um documento emitido pelo INSS que contém o reconhecimento de uma determinada situação que será aproveitada pela própria Previdência Social. ... É muito comum alguém ingressar com ação judicial para obter aposentadoria e ganhar uma simples averbação de atividade.

Como comprovar tempo de serviço na roça?

Quais documentos você precisa para comprovar o tempo de serviço rural?
  1. Contrato individual de trabalho ou CTPS;
  2. Registro de imóvel rural;
  3. Comprovante de cadastro do INCRA;
  4. Notas fiscais de entrada de mercadorias;
  5. Bloco de notas do produtor rural;
  6. Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;

Como comprovar o efetivo exercício da atividade rural?

O efetivo exercício de atividade rural deve ser comprovado por meio de início razoável de prova material, complementado por prova testemunhal. Tratando-se de aposentadoria por idade de trabalhador rural, é dispensável a comprovação do período mínimo de carência segundo art. 26,III, da Lei 8.213/91.

Como comprovar o tempo de serviço?

Veja quais são:
  1. Carteira profissional ou CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  2. Contrato individual de trabalho;
  3. Contrato de trabalho por pequeno prazo;
  4. Carteira de férias;
  5. Carteira sanitária;
  6. Caderneta de matrícula;
  7. Caderneta de contribuição dos extintos institutos de aposentadoria e pensões;

Como fazer o CNIS rural?

REGISTRO DO CNIS.

1. Para a comprovação do exercício de atividade rural, na condição de segurado especial, basta a apresentação de início de prova material complementado por prova testemunhal idônea. 2. A anotação na carteira de trabalho (CTPS) goza de presunção de veracidade, salvo comprovação de fraude.

Como comprovar 180 meses de atividade rural?

Para os períodos anteriores a essa data, essa comprovação se dará através de uma autodeclaração. Isto é, a forma de comprovação, que antes era dada pelo sindicato dos trabalhadores rurais, agora é feita através de uma declaração feita pelo próprio segurado.

É possível o reconhecimento para fins previdenciários do trabalho rural exercido antes dos 12 anos de idade?

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) admitiu, recentemente, a possibilidade de reconhecimento da contagem de tempo de atividade rural prestado pelo menor de 12 anos de idade para fins de aposentadoria no âmbito do regime geral de previdência social.

Quem tem direito a aposentadoria por idade rural?

O direito à aposentadoria rural não mudou com a Reforma da Previdência, tanto para o segurado que contribuiu ao INSS como àquele que não paga, que chamamos de segurado especial. Os trabalhadores que comprovam o exercício da atividade rural, pescador artesanal e indígena também tem direito.

O que é 180 meses de carência?

O que é carência de 180 meses de contribuição? A carência de 180 meses de contribuição é um dos requisitos para obter a aposentadoria por idade, que é uma das mais comuns no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O que é contribuinte individual rural?

Por outro lado, é considerado contribuinte individual a pessoa física que explora atividade agropecuária ou de extração mineral, em caráter temporário ou não. ... Tanto o produtor rural pessoa física, quanto o segurado especial não se sujeitam à contribuição patronal (de empresa ou empregador).

É possível reconhecer o tempo de serviço rural anterior ao documento mais antigo apresentado?

É possível reconhecer o tempo de serviço rural anterior ao documento mais antigo apresentado, desde que amparado em convincente prova testemunhal colhida sob o contraditório. "[...] ... INÍCIO DE PROVA MATERIAL RECONHECIDO PELAS INSTÂNCIAS ORDINÁRIAS E AMPLIADO PELAS PROVAS TESTEMUNHAIS.

Como comprovar atividade rural sem carteira assinada?

Os trabalhadores que não possuem carteira assinada e estão elencados como segurados especiais, estes precisam comprovar a atividade através de documentos, como:
  1. Declaração de sindicatos (com representação do trabalhador rural);
  2. Contratos de arrendamento;

É possível a contagem de tempo de serviço em atividade rural para concessão de aposentadoria por tempo de contribuição?

Atividade rural deve ser reconhecida para concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. ... A concessão da aposentadoria por tempo de serviço, hoje tempo de contribuição, está condicionada ao preenchimento dos requisitos previstos nos artigos 52 e 53 da Lei nº 8.213/91.

Como incluir tempo de contribuição no INSS?

Para isso, basta acessar o site do Meu INSS e escolher a opção “Atualização de Tempo de Contribuição”. CTPS: todos os dados do trabalhador estão na Carteira de Trabalho, então através desse documento é possível atualizar o CNIS.

Artigo anterior
O que é glutamina emagrece?
Artigo seguinte
Quantos títulos o Flamengo ganhou de 2019 a 2021?