O que é averbação de tempo de serviço?

Perguntado por: Nádia Pires de Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)

A averbação de tempo de serviço/contribuição é o registro nos assentamentos funcionais dos períodos prestados a órgão ou entidade de natureza pública ou privada, sendo considerada para concessão de benefícios (aposentadoria, disponibilidade, licença prêmio, licença capacitação e adicional de tempo de serviço, ...

Como funciona averbação de tempo de serviço?

1) O que é averbação de tempo de serviço? É a incorporação do tempo de contribuição de vínculos anteriores ao vínculo atual, de forma que o tempo de outras instituições públicas ou privadas seja somado ao atual no quesito “tempo de contribuição”.

Quando averbar tempo de serviço?

QUANDO POSSO AVERBAR TEMPO PARA APOSENTADORIA?
  1. Empregados vinculados ao INSS com períodos não reconhecidos.
  2. Tempo não reconhecido – Trabalhador Autônomo.
  3. Atividade Especial não reconhecida.
  4. Atividade Rural e de Pesca não reconhecidas.

Quantos anos posso averbar?

Podemos citar como exemplo aquele servidor público que antes de ser aprovado em concurso passa 15 anos na iniciativa privada contribuindo para o INSS, e após 20 anos de contribuição ao RPPS, poderá requerer a aposentadoria, averbando no RPPS os 15 anos de contribuição do INSS, totalizando assim 35 anos de contribuição.

Como averbar tempo de serviço no meu INSS?

Como pedir no INSS a averbação do tempo de serviço?
  1. acesse o site meu.inss.gov.br ou aplicativo Meu INSS (no Google Play ou na App Store)
  2. clique em Entrar, digite seu CPF e, depois, sua senha; se você ainda não tiver senha, clique aqui e saiba como se cadastrar.

Como AVERBAR TEMPO DE SERVIÇO para aposentadoria? | Koetz Advocacia

16 questões relacionadas encontradas

Como solicitar averbação de tempo de contribuição?

Importante: Para solicitar a Averbação de Tempo de Contribuição no Regime Próprio de Previdência Social da União - RPPS deve-se apresentar a Certidão de Tempo de Contribuição - CTC - emitida pelo regime de origem.

Como juntar tempo de serviço para aposentadoria?

Para requerer a contagem recíproca, o servidor público deve solicitar junto ao INSS a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), um documento que comprova todo o período trabalhado na iniciativa privada. Depois, é só averbar esse tempo no setor de Recursos Humanos do órgão público onde trabalha.

É possível Desaverbar tempo de serviço?

O tempo de serviço considerado pela lei vigente para efeito de aposentadoria, cumprido até que a lei discipline a matéria, será contado como tempo de contribuição. O tempo de serviço/contribuição averbado e que surtiu efeitos jurídicos, em razão de um cargo, não poderá ser desaverbado com vistas a outro cargo.

É possível a averbação de tempo de contribuição do Regime Geral referente ao período em que o servidor estava de licença sem remuneração?

Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração. Parágrafo único.

Para que serve a certidão de tempo de serviço?

A Certidão de Tempo de Contribuição é o documento que comprova os recolhimentos previdenciários dos servidores públicos efetivos para o Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos, denominado Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Como averbar tempo de serviço na prefeitura?

O Servidor que apresentar CTC expedida por 2 (dois) Órgãos para a averbação de tempo de serviço extramunicipal deverá providenciar 1(um) requerimento para cada Órgão informando o(s) período(s) a ser(em) averbado(s). 3.1. Deverá constar no campo “observações” da CTC, os períodos a serem aproveitados (averbados) na PMSP.

Como pedir averbação de tempo de serviço rural?

Essa comprovação pode ser feita por muitos meios, como: ficha do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, certidão de nascimento própria ou dos irmãos, histórico escolar, notas de produtor rural, autodeclaração rural, prova testemunhal e etc.

Como averbar tempo de serviço de professor?

Professor concursado tem direito a averbação de tempo pela CTC. A Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) permite averbar junto ao regime de previdência que atualmente é vinculado, o tempo de contribuição registrado em outro regime a que contribuiu anteriormente.

Como averbar tempo de serviço na Prefeitura do Rio de Janeiro?

AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO. O tempo de serviço prestado na iniciativa privada será averbado somente para Aposentadoria. O servidor deverá autuar processo com a seguinte documentação: Certidão de tempo de contribuição expedida pelo INSS.

É vedada a Desaverbação?

É vedada a desaverbação do tempo de licença-prêmio contado em dobro para fins de aposentadoria pelo art. 40 da CF, arts. 2º, 3º e 6º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003, e art. 3º da Emenda Constitucional nº 47, de 2005, que tenha gerado efeito tanto para gozo quanto para a concessão de abono de permanência.

O que é certidão de Desaverbação?

Desaverbação de Tempo de Serviço é a subtração total ou parcial do período averbado para fins de averbação em outro órgão, desde que esse período não tenha sido aproveitado para concessão de benefícios na UNIMONTES.

Como Desaverbar um imóvel?

Exemplo de uso da palavra Desaverbar:

Então, no ato em que o Cartório de Registro de Imóveis transcrever ("registrar") a escritura, AVERBARÁ um registro adicional informando que a propriedade possui tal gravame. Quando o usufrutuário falecer, seu filho procurará o cartório para DESAVERBAR aquele registro, i.

Qual a diferença entre CTC e DTC?

Nos órgãos de regime próprio de previdência, a CTC também recebe a nomenclatura de Declaração do Tempo de Contribuição (DTC), mas não há distinção entre elas, sendo ambas utilizadas para o mesmo fim.

O que é averbação automática?

A averbação automática do tempo de contribuição era um mecanismo legal adotado por diversos municípios com o fito de computar automaticamente o tempo de contribuição de um servidor vinculado ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS para o Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.

Como incluir tempo de serviço no CNIS?

Para fazer essa atualização, você precisa entrar no site do Meu INSS e utilizar o serviço “Atualização de Tempo de Contribuição”. Você precisará de alguns documentos para comprovar que os dados do CNIS estão incorretos.

Quantos anos um professor pode aposentar por tempo de serviço?

52 anos de idade MULHER e 55 anos HOMEM; 25 anos de magistério PROFESSORA e 30 de magistério PROFESSOR; Pedágio de tempo de contribuição adicional de 100% sobre o que faltava para completar na data de entrada em vigor da Reforma (EC 103/2019).

Quem emite certidão de tempo de serviço?

Esse documento pode ser emitido pelo INSS (que é o Regime Geral de Previdência Social – RGPS) ou, ainda, pelos outros regimes de Previdência, seja da União, Estados e Municípios (o Regime Próprio de Previdência Social – RPPS). Com isso, é transferido o período de contribuição do regime de origem para outro.

Como Reconhecer tempo de serviço rural?

Quais documentos são necessários para computar o tempo rural na aposentadoria urbana?
  1. São muitos os documentos que podem comprovar o seu trabalho rural. ...
  2. Bloco de notas do produtor.
  3. Escritura do sítio.
  4. Certidão de casamento onde consta “lavrador” ou “lavradora”
  5. Certidão de nascimento dos filhos.

Artigo anterior
Como funciona o pagamento de IOF?
Artigo seguinte
O que é o urbano?