O que é auxílio doença acidentária?

Perguntado por: Tatiana Camila Barros Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

O denominado Auxílio Acidentário é o beneficio devido ao segurado empregado que ficar incapacitado para o trabalho em decorrência de acidente do trabalho e ou doença ocupacional.

Como funciona o auxílio doença acidentário?

Auxílio-doença acidentário: neste caso o benefício é concedido ao empregado que sofreu acidente de trabalho ou for acometido por doenças ocupacionais - doenças contraídas ou agravadas pelo trabalho. Neste caso não há período de carência, podendo o auxílio ser pago a qualquer momento ao empregado.

Qual a diferença entre o auxílio doença auxílio acidentário e a aposentadoria por invalidez?

Nesse caso, é possível receber o auxílio-doença do INSS quando você está incapacitado para o trabalho por ter sido acometido por doença ou sofrer acidente. Em relação ao auxílio-acidente, trata-se de uma indenização que você deve receber quando essa doença ou acidente deixa sequelas permanentes.

Quanto tempo dura o auxílio doença acidentário?

Diferentemente do auxílio-doença, o auxílio-doença acidentário permite que o segurado continue trabalhando e recebendo seu salário normalmente, pois é uma indenização. Quando o segurado consegue o benefício, ele é pago durante toda a vida e só cessa em alguns casos específicos que detalharemos mais adiante.

Como receber auxílio doença acidentário?

Solicitar Auxílio-Acidente no INSS
  1. Pedir o serviço. Ligue no telefone 135 para pedir o seu benefício. Você não precisa ir ao INSS. Documentação. Documentação em comum para todos os casos. ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão Consultar pedidos;

Auxílio Doença Acidentário, o que é?

16 questões relacionadas encontradas

Quantas contribuições mínimas são necessárias para o recebimento de Auxílio-doença acidentário?

2 – Cumprimento da carência (número mínimo de contribuições – 12) para auxílio-doença previdenciário. Para auxílio-doença acidentário não é exigido 12 contribuições, bastando apenas estar filiado, ou seja, estar registrado na empresa. 3 – Ser segurado do INSS (estar filiado ou em período de graça).

Quanto tempo leva para receber o pecúlio?

“Quanto tempo leva para receber o pecúlio?” Após o recebimento de toda a documentação, o INSS tem até 45 dias para realizar o pagamento do pecúlio. Entretanto, vale lembrar que esse período pode variar quando faltam alguns documentos comprobatórios ou por outros motivos de força maior.

Quem recebe auxílio doença Acidentario pode trabalhar?

O profissional que recebe auxílio-acidente pode continuar trabalhando, inclusive com registro em carteira, e na mesma atividade em que ocorreu o acidente, provocou a sequela e gerou o benefício.

Quem recebe Auxílio-acidente tem estabilidade?

Desse modo, se foi emitida a CAT e se o trabalhador recebeu o auxílio-doença acidentário (B-91), terá direito automaticamente ao recolhimento do FGTS durante seu afastamento previdenciário e ainda terá direito à estabilidade provisória no emprego pelo prazo de 12 meses após a alta do INSS.

Quanto tempo leva para transformar Auxílio-doença em aposentadoria?

Em geral de 1 a 6 meses para que o segurado receba benefício e depois volte ao trabalho. Mas, normalmente esse prazo não passa de 2 meses.

Qual a diferença entre Auxílio-doença acidentário e Auxílio-doença ordinário ou previdenciário?

Enquanto o auxílio-doença previdenciário exige carência de 12 meses, o auxílio-doença acidentário e o auxílio-acidente não possuem esse requisito.

Qual a diferença entre Auxílio-doença e benefício por incapacidade?

Natureza da incapacidade: A natureza da incapacidade é uma das principais diferenças entre esses dois benefícios, no caso da aposentadoria por invalidez a incapacidade precisa ser permanente, ou seja, que não vão conseguir realizar atividades laborais para seu próprio sustento, já no auxílio-doença a incapacidade é ...

Qual o valor da aposentadoria acidentária?

O valor da aposentadoria comum corresponde a 91% do salário de benefício....Já o valor da aposentadoria acidentária equivale a 50% (cinquenta por cento) do valor da aposentadoria por invalidez a que o segurado teria direito caso viesse a ser aposentado por esse benefício.

Como funciona a estabilidade para acidente de trabalho?

ARTIGO 118 DA LEI 8.213/1991: O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente da percepção de auxílio-acidente.

Quanto tempo de estabilidade após afastamento pelo INSS?

O texto aprovado altera a Lei de Planos e Benefícios da Previdência Social, que atualmente assegura apenas a quem sofreu acidente de trabalho o direito de não ser demitido nos 12 meses após o fim do auxílio-doença.

O que garante estabilidade no emprego?

TEM DIREITO A ESTABILIDADE NO EMPREGO POR 12 MESES QUEM FICOU AFASTADO DO TRABALHO POR MAIS DE 15 DIAS, MAS HÁ EXCEÇÕES. Durante o período de estabilidade, o empregado não pode ser demitido pelo empregador, exceto nos casos de justa causa.

Quando perde o direito do Auxílio-acidente?

O auxílio acidente previdenciário é um benefício indenizatório, em tese, será vitalício, mas há 3 casos em que ele pode ser encerrado. Eles são: a morte do segurado; concessão de aposentadoria para o segurado; e se a capacidade de trabalho não ficar mais reduzida, ou seja, se houver a melhora das sequelas.

O que é aposentadoria por invalidez acidentário?

b) Aposentadoria por invalidez acidentária (código B92): será devida ao segurado que for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência (Art. 42 da Lei 8.213/1991).

Quem paga o auxílio doença acidentário?

A Previdência Social é responsável pelo pagamento a partir do 16º dia da data do afastamento da atividade. Para obter a íntegra do presente tópico, atualizações, exemplos e jurisprudências, acesse Auxílio Acidentário no Guia Trabalhista Online.

Como saber o valor do pecúlio?

Para participantes ativos e em auxílio-doença no PS-II, o valor do pecúlio é calculado da seguinte forma: 10 x Salário de Benefício. Caso Maria venha a falecer, seu designado receberá R$ 65 mil de pecúlio (10 x 6.500 = 65.000).

Como é calculado o valor do pecúlio?

O valor do pecúlio post mortem deve corresponder a cinco vezes o valor do vencimento-base de contribuição do mês do óbito, na forma do disposto no art. 13 , caput e seu parágrafo único c/c art , 45 , ambos da Lei 285 /79.

O que é espécie 91 do INSS?

O auxílio-doença, espécie 91, é devido ao segurado que fica incapacitado, por motivo de doença decorrente de acidente do trabalho.

Quais Cid dá direito a benefício?

Lista de doenças contempladas com o auxílio
  • Tuberculose ativa;
  • Hanseníase;
  • Alienação mental;
  • Neoplasia maligna;
  • Cegueira;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Cardiopatia grave;
  • Mal de Parkinson;

Qual o valor máximo que o INSS paga de Auxílio-doença?

Teto do auxílio doença

Ele corresponde à média dos últimos 12 salários. Por exemplo: um contribuinte que recebia 2 mil reais e passou a ganhar um salário mínimo no último ano vai receber o máximo de R$ 1.212 de auxílio doença, que é o valor atualizado do mínimo.

Artigo anterior
Quem faz projeto de irrigação?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de fatoração de polinômios?