O que é autenticação digital de documentos?

Perguntado por: Marco Matias  |  Última atualização: 12. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

A autenticação digital é um processo que permite verificar a autenticidade e a integridade de um documento eletrônico utilizando certificados digitais. Os certificados digitais são emitidos por Autoridades Certificadoras (ACs) e funcionam como uma espécie de identidade eletrônica para o emissor do documento.

Como é feita a autenticação digital de documentos?

Para autenticar documentos digitais é preciso que o interessado procure um Tabelionato de Notas e envie o documento por e-mail (caso o original seja digital). Se o documento a ser autenticado for impresso, deve-se levá-lo ao cartório para que seja digitalizado e autenticado.

O que é a autenticação digital?

A autenticação digital é o processo online pelo qual se consegue provar que uma pessoa é ela mesma, ainda que não haja a presença física dela para isso.

Como é feita a autenticação de documentos?

Para autenticar uma cópia, basta ir em um cartório de notas com o documento a ser copiado, para o tabelião atestar que a cópia é autêntica e idêntica ao original. No cartório, o requerente confere todas as informações e, então, coloca um selo de autenticidade, juntamente com o carimbo e a assinatura.

Qual cartório faz autenticação digital?

Agora, desde o dia 18 de outubro de 2021, os cartórios de notas conectados à plataforma e-Notariado, podem reconhecer, ou melhor, autenticar os documentos digitalmente.

O que é uma Autenticação Digital? O que você precisa saber!

45 questões relacionadas encontradas

Quanto custa autenticação digital?

Quanto custa? O preço da autenticação é tabelado por lei em todos os Cartórios do Estado de São Paulo: 4,78 (quatro reais e setenta e cinco centavos), acrescido o valor da cópia de R$ 0,92 (oitenta e cinco centavos), caso seja extraída pelo tabelionato de notas.

Como autenticar um documento sem ir no cartório?

Os cartórios passaram a permitir o reconhecimento de firma pela internet. Novidade para alguns, o serviço já está disponível desde outubro do ano passado. O processo que necessitava da presença física, agora pode ser feito à distância, através de uma videochamada com o tabelião.

Como fazer cópia autenticada online?

Para acessar esse serviço, “o usuário deve solicitar a autenticação digital a um tabelionato de notas de sua preferência e enviar o documento por e-mail, caso o original seja digital. Se o documento a ser autenticado for físico, é necessário levar o impresso ao cartório para digitalização e autenticação.

Quais documentos é necessário para autenticar um documento?

O que é preciso para realizar uma autenticação de documentos? Os documentos necessários para a autenticação de um documento é o Documento Original que será replicado. A pessoa que estiver solicitando a cópia autenticada junto ao cartório deverá apresentar seu RG.

Qual a diferença entre reconhecer firma e autenticar um documento?

O reconhecimento de firma impede também que a pessoa pretenda negar a própria assinatura. Autenticar a cópia de um documento significa declarar que a cópia está igual ao documento apresentado. Este é um trabalho do tabelião, profissional que tem a fé pública do Estado.

Como autenticar documentos no cartório online?

O escrevente, funcionário autorizado pelo Tabelião, acessa o site onde está o documento que precisa ser autenticado, imprime o texto da internet, coloca uma etiqueta na qual menciona o site, a data e a hora da autenticação, ou confirmação e assina esse documento, colocando um selo de autenticidade.

Como consultar autenticação digital?

Para verificar a autenticidade de um documento digital que foi autenticado pelo cartório, efetue os seguintes procedimentos:
  1. Acesse www.e-notariado.org.br e selecione a área de Cidadão ou Empresa.
  2. Na área de Acesso Rápido, clique em Validar em Autenticações.
  3. Selecione o documento que deseja validar, clicando em +

Qual o valor da autenticação de documentos?

Para extrair cópia autenticada de qualquer documento é necessária a apresentação do documento ORIGINAL. É proibido tirar cópia autenticada de documento já autenticado anteriormente. Preço: o valor da autenticação é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado - R$ 4,86 (valor de 2024).

Quem pode fazer autenticação de documentos?

Você pode autenticar documentos de outra pessoa se ela tiver firma aberta no cartório em que será feita a autenticação. Caso contrário, somente a própria pessoa poderá autenticar o documento. Isso porque será preciso fazer o cadastro ou a abertura de firma, o que depende da coleta de informações pessoais.

É preciso autenticar assinatura digital?

A legislação eliminou a exigência do reconhecimento de firma e da apresentação de cópias autenticadas nos órgãos públicos. Com o crescente movimento de transformação digital das empresas, outro avanço é a possibilidade de realizarmos a autenticação de documentos de forma eletrônica, com o uso da assinatura digital.

Onde faz autenticação de documentos?

Cartório Autenticar Documentos

Para autenticar um documento em um cartório, é necessário apresentar o documento original juntamente com uma cópia simples. O cartório irá conferir a autenticidade do documento original e compará-lo com a cópia apresentada.

Quais documentos não podem ser autenticados?

Quais documentos não podem ser autenticados? Documentos que ofendam os bons costumes, documentos em língua estrangeira desacompanhados da tradução juramentada, documentos defeituosos, incompletos ou rasurados e aqueles emitidos via internet que não portarem o carimbo e a assinatura do órgão competente.

Para que serve a autenticação de um documento?

O reconhecimento de firma se trata do ato de se provar a idoneidade de uma assinatura. Ou seja, serve para comprovar que uma assinatura em determinado registro é autentica e foi feita por seu titular. O reconhecimento de firma é feito em cartório.

Tem cartório online?

Com o Cartório Online da THS você pode assinar digitalmente qualquer documento em forma eletrônica, atribuindo-lhe validade jurídica, conforme MP 2.200-2, de 24-08-2001, e utiliza sempre que quiser os serviços notariais de autenticação de cópias eletrônicas de documentos físicos, prestados por Cartórios de Notas ...

Tem como autenticar documento original?

Sim. A autenticação é feita após a conferência da cópia com o documento original. Para que a cópia autenticada seja uma cópia fiel e produza os mesmos efeitos que o documento original, é indispensável que este seja apresentado ao Tabelião.

É possível autenticar um documento impresso?

Se o documento a ser autentificado for físico, é preciso levar o impresso ao cartório para que seja digitalizado e autenticado.

Qual o prazo de validade de um documento autenticado em cartório?

A cópia autenticada tem sua validade indeterminada, podendo gerar efeitos enquanto o documento estiver legível e válido. Contudo, deve ser sempre observado se o documento autenticado tem prazo de validade. Nesse sentido, com o conteúdo vencido, a sua autenticação não terá mais efeitos.

Como funciona o reconhecimento de firma digital?

Obter o certificado digital notarizado, sem custos, no próprio portal do e-notariado; Preencher o formulário com os dados, inclusive enviando uma foto; Criar um fluxo de assinaturas e acessar o sistema com o certificado digital emitido para enviar o documento que terá a firma reconhecida; Efetuar o pagamento da taxa.

O que significa uma cópia autenticada?

O que é? A cópia autenticada é a reprodução (“xerox”) de um documento, na qual o tabelião atesta que se trata de cópia fiel ao documento original, que conserva todas os sinais característicos e necessários à sua identificação.

Como autenticar documentos pelo gov?

Formas de Autenticação
  1. Usar o aplicativo gov.br, por meio da leitura de QR-CODE.
  2. Usar o seu login de usuário e senha, em que o usuário será o CPF informado na criação da conta;
  3. Usar uma Conta de Banco Credenciado;
  4. Usar um Certificado Digital de Pessoas Fisicas ou Jurídicas dos tipos A1 ou A3 compatíveis com ICP-Brasil;

Artigo anterior
Quantos amperes suporta um cabo de 6mm?
Artigo seguinte
Quem tem fibromialgia pode trabalhar normalmente?