O que é atordoamento no abate?
Perguntado por: Guilherme António Azevedo Marques | Última atualização: 18. April 2022Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)
O Atordoamento (ou insensibilização) é o processo de tornar um animal imóvel ou inconsciente, com ou sem matá-lo, no momento ou imediatamente antes de abatê-los para o consumo de carne. Em muitos países é uma etapa obrigatória no abate de animais por razões humanitárias.
Por que se faz o atordoamento?
O atordoamento dos animais é feito para lhes conferir um estado de insensibilização. Uma anestesia baseada na indução de dióxido de carbono origina uma grande preocupação de garantir todo o bem-estar animal.
O que é atordoamento bovino?
Determinado pelo processo adequado, o atordoamento consiste em colocar o animal em um estado de inconsciência, que perdure até o fim da sangria, não causando sofrimento desnecessário e promovendo uma sangria tão completa quanto possível (GIL & DURÃO, 1985).
Qual a importância da etapa de atordoamento?
O atordoamento é essencial no processo de abate. Permite que os animais estejam inconscientes e não experimentem sofrimento no momento da execução. A pistola pneumática de dardo cativo permite que a pressão seja regulada de acordo com o tamanho do animal.
O que é atordoamento ou insensibilização?
Atordoamento ou Insensibilização: é o processo aplicado ao animal, para proporcionar rapidamente um estado de insensibilidade, mantendo as funções vitais até a sangria; 2.7. Sensibilidade: é o termo usado para expressar as reações indicativas da capacidade de responder a estímulos externos; 2.8.
INSENSIBILIZAÇÃO E ABATE BOVINO - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
O que é a insensibilização?
A insensibilização é considerada a etapa mais crítica do abate de bovinos, cujo objetivo principal é o de promover a rápida inconsciência do animal, mantendo as funções vitais até a sangria.
Qual a definição de insensibilização?
A insensibilização tem o objetivo de fazer com que o animal fique inconsciente no abate, para que este possa ser abatido de forma eficiente, sem lhe causar dor e angústia.
Qual a importância da sangria bem feita?
A importância da sangria imediata é evidente quando se verifica que a velocidade de um fluxo de um vaso cortado é 5 a 10 vezes mais rápido do que no vaso íntegro e somente depois de perder-se muito sangue é que a pressão sangüínea começa a cair (THORNTON, 1969).
Qual a importância da avaliação clínica dos animais antes do momento de abate?
Para garantir carne ovina de qualidade, deve-se garantir o bem-estar dos animais durante o pré-abate. ... A avaliação do bem-estar ovino durante o pré-abate é de suma importância quando se busca garantir uma qualidade do produto final, além de promover um manejo mais humanitário para esses animais.
O que é insensibilização ou atordoamento como é realizado a insensibilização dos suínos?
Insensibilização: todo processo induzido deliberadamente que cause a perda da consciência e da sensibilidade a dor, incluindo qualquer processo que provoque a morte imediata.
Quais os métodos de atordoamento mais usados em bovinos no Brasil?
A pistola de dardo cativo acionada por cartucho de explosão é o método que tem recebido mais destaque nas publicações científicas. O dardo atravessa o crânio em alta velocidade e força, produzindo uma cavidade temporária no cérebro, é o método considerado mais eficiente e humano para o abate de bovinos.
O que é sangria de boi?
Denominação: Carne Congelada de Bovino Sem Osso - Sangria.
Como abater um boi sem dor?
Eletronarcose- Procedimento de insensibilização mais usado no Brasil, a eletronarcose utiliza-se da energia elétrica para deixar os animais inconscientes na hora do abate. O método pode ser aplicado de duas formas, segundo Ciocca.
O que causa a insensibilização das aves?
O método elétrico mais comumente empregado para insensibilização de aves nas indústrias é a cuba de imersão, cuja aplicação da corrente se dá em todo corpo da ave. O princípio básico do atordoamento elétrico é a indução de uma epilepsia generalizada por meio da estimulação elétrica do cérebro.
O que é inspeção post mortem?
“A inspeção post-mortem acontece em pontos específicos após o abate do animal, quando serão avaliados os órgãos, as vísceras e a própria carcaça na tentativa de buscar alguma evidência que possa indicar a presença de alguma doença, de algum problema”.
Como os peixes são abatidos?
Outros métodos de abate Outros métodos também são conhecidos por serem utilizados no abate de peixes: resfriamento através da deposição de gelo na água de contenção, exposição ao dióxido de carbono (CO2) na água de contenção em meio confinado, resfriamento com gelo e dióxido de carbono (CO2) depositados na água de ...
Qual a influência do bem-estar animal no Pré-abate para a qualidade da carne?
Animais estressados e maltratados geram carcaças de menor qualidade e com menor tempo de prateleira. Isto é reflexo da falta de conhecimento e consideração da biologia do bovino, relacionado ao manejo a ser adotado durante o abate, assim como das instalações adequadas para esse processo.
Qual a importância da avaliação do boletim sanitário que deve ter apresentado no período Ante-mortem?
O procedimento de conferência do Boletim Sanitário é uma ferramenta importante para a inspeção sanitária oficial, pois ações corretivas antecipadas podem ser tomadas em caso de não conformidades.
Como evitar que os animais sofram antes de morrer?
- Nutricional – Manter os animais livres de sede, fome e desnutrição.
- Ambiental – Manter os animais livres de desconforto.
- Sanitária – Manter os animais livres de dor, injúria e doenças.
Qual a influência da sangria na qualidade da carne?
Numa boa sangria, necessária para a obtenção de uma carne com adequada capacidade de conservação, é removido cerca de 60% do volume total de sangue, sendo que o restante fica retido nos músculos (10%) e vísceras (20 ¾ 25%) [14, 22, 32].
Como a sangria pode afetar a qualidade da carne?
(1978), Barros e Vianni (1979) e Chambers (1979), que afirmam que a sangria completa é responsável pela melhoria da qualidade da carcaça, impede o aparecimento de carca- ças com coloração avermelhada, diminui a quantidade de sangue na água de escaldagem e permite um máximo recolhimento de sangue para seu aproveitamento ...
Qual a importância do bem-estar animal para a qualidade de carne?
4 - QUALIDADE DA CARNE Ausência de bem-estar pode levar à produção de uma carne de qualidade inferior, o que resulta em perda de produção e perda de vendas, ou venda de produto de baixa qualidade.
Como é feita a insensibilização do boi?
No processo de insensibilização utilizado, uma pistola hidráulica de dardo cativo penetrante é direcionada para um local na testa do animal e solta um dardo que penetra o crânio e dilacera uma região do cérebro.
Quais os dois principais métodos de insensibilização utilizados em suínos?
Internacionalmente, os dois métodos mais comumente usados para fins comerciais de insensibilização pré-abate de suínos são o atordoamento elétrico (eletrocussão e eletronarcose) e a exposição ao dióxido de carbono (BECERRIL- HERRERA et al., 2009).
O que é uma carne DFD?
Carnes DFD (Dark, Firm, Dry)
Esse tipo de carne pode ocorrer em suínos, mas acomete principalmente bovinos. Neste caso a diminuição do pH da carne é pequena, pois o músculo contém baixa concentração de glicogênio fazendo com que a carne fique mais seca e escura, devido a sua maior capacidade de retenção de água.
Como se vestem as mulheres em Israel nos dias atuais?
O que é Ringer simples?