O que é atenção quais seus tipos?
Perguntado por: Rafaela Campos de Matos | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (16 avaliações)
Atenção é um processo cognitivo que nos permite escolher e nos concentrar em estímulos relevantes. De acordo com o modelo de Sohlberg e Mateer (1987, 1989) existem vários tipos: cocentrada, sustentada, seletiva, alternada e dividida.
Quais são os tipos de atenção?
- Atenção concentrada ou concentração. A atenção concentrada é caracterizada pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor. ...
- Atenção alternada. ...
- Atenção sustentada. ...
- Atenção seletiva.
Qual é o conceito de atenção?
A atenção é a capacidade de focalizar a atividade psíquica sobre um ou alguns dos vários estímulos que estão presentes em um determinado local. São recrutadas simultaneamente áreas límbicas, corticais e reticulares do encéfalo. Pode ser dividida em atenção espontânea ou vigilância e atenção voluntária ou tenacidade.
Quais são os tipos de atenção e suas definições?
Atenção Seletiva é como um holofote que direcionam a atenção para lugares específicos. Atenção Sustentada é a capacidade de controlar por quanto tempo direcionar a atenção. Atenção Alternada é a habilidade de comutar os vários tipos de atenção.
O que é a atenção na psicologia?
Na psicologia, a atenção é utilizada para referir-se à seletividade do processamento de informações, que podem ser relativas à posição no espaço, som, imagem, forma etc. Um exemplo do uso da atenção é o aspecto seletivo do chamado "efeito coquetel".
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM 4 TIPOS DIFERENTES DE ATENÇÃO?
Qual é a função da atenção?
Segundo alguns estudos, a atenção pode ser dividida em quatro funções. São elas: identificação primária de informações, seleção de informações, ativação e rejeição perceptiva. Essas quatro características ajudam a entender como funcionam alguns processos de um indivíduo.
Quais os 4 fatores principais da atenção?
Segundo a psicologia, existem quatro formas básicas de atenção, algumas conscientes, outras voluntárias: seletiva, alternada, sustentada e dividida.
O que é atenção concentrada e difusa?
A atenção difusa “É a função mental que focaliza de uma só vez, diversos estímulos que estão dispersos espacialmente, realizando uma captação rápida de informações e fornecendo um conhecimento instantâneo para o indivíduo”.
O que é atenção concentrada dividida e alternada?
dividida relacionada à possibilidade da pessoa de manter sua atenção em estímulos diferentes para executar uma ou mais tarefas distintas simultaneamente; e de atenção alternada, relativa à capacidade de se alternar o foco atencional entre um estímulo e outro na execução de uma tarefa.
O que é atenção reflexa e atenção voluntária?
A atenção pode ser espontânea ou reflexa. A atenção é espontânea quando apenas o objeto desperta a atividade psicológica (atenção passiva). Se a esta atividade se segue uma reação voluntária (atenção ativa), visando a exclusão ativa dos detalhes secundários, temos a atenção voluntária ou reflexa.
Quais os dois tipos de atenção?
Atenção seletiva: a habilidade para se centrar em um estímulo ou atividade na presença de outros estímulos que desviam a atenção. Atenção alternada: a habilidade para alterar a atenção focada entre dois estímulos. Atenção dividida: a habilidade para se centrar ou prestar atenção a diferentes estímulos ao mesmo tempo.
Quais os tipos de atenção segundo a seletividade?
Para tal, podemos definir quatro tipos de atenção, que são elas: atenção sustentada, seletiva, alternada e dividida.
O que é uma atenção sustentada?
Em relação à atenção sustentada, ela é definida por Sisto, Noronha, Lamounier, Rueda e Bartholomeu (2006) como a capacidade de manter a vigilância e a observação por um longo período de tempo ou durante tarefas que “produzem tédio”.
O que significa atenção dividida?
Atenção Dividida (AD) - avaliar a capacidade para manter a atenção com qualidade e concentração em dois estímulos ou mais; Atenção Sustentada (AS) - avaliar a capacidade para focar a atenção em um determinado estímulo, competindo com outros e manter a atenção por um determinado período de tempo.
O que é atenção distribuída?
Este é o tipo de atenção utilizada principalmente quando estamos no trânsito, por exemplo, momento este em que devemos estar atentos à direção do veículo que estamos conduzindo e também de todos os outros estímulos ao redor, como o semáforo, os outros carros e motos, aos pedestres e assim por diante.
O que é teste de atenção dividida?
O Teste de Atenção Dividida (TEADI) fornece uma medida referente à capacidade da pessoa dividir a atenção, ou seja, a capacidade do indivíduo para procurar mais de dois estímulos simultaneamente.
O que é teste de atenção concentrada?
O teste de atenção concentrada trata-se de um método que tem como objetivo analisar a capacidade de concentração do candidato estando sob pressão durante um determinado período.
O que é teste de atenção difusa?
Teste de atenção difusa é uma modalidade de instrumentos que avalia a capacidade do indivíduo de focalizar, de uma só vez, diversos estímulos que estão dispersos espacialmente, realizando uma captação rápida de informações e fornecendo um conhecimento instantâneo sobre a cena.
Qual é a diferença entre atenção e concentração?
Concentração é a capacidade de manter o foco numa atividade que você está realizando. Atenção é perceber os detalhes da atividade que você está realizando no momento.
Como melhorar a atenção difusa?
Para melhorar a atenção dividida é essencial realizar um treinamento constante. CogniFit possui ferramentas de avaliação e reabilitação para potencializar esta e outras funções cognitivas. Esta habilidade deveria ser exercitada cerca de 15 minutos por dia, de 2 a 3 vezes por semana.
Quais fatores influenciam diretamente a atenção?
- Fator fisiológico, onde depende de condições neurológicas e também da situação contextual em que o indivíduo se encontra;
- Fator motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;
Quais são as alterações dá atenção?
Dentre as alterações da atenção, destaca-se: - Hipovigilância: diminuição da capacidade de estar atento a novos estímulos. - Hipervigilância: sensibilidade excessiva para novos estímulos. - Distratibilidade: incapacidade de concentração da atenção, a qual é desviada para estímulos irrelevantes.
O que são as funções executivas?
As funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações. Esse tema propõe entender melhor como elas se desenvolvem, seu papel e seu impacto na vida social, afetiva e intelectual desde a infância até a idade adulta.
O que é dar atenção a uma pessoa?
Significado de dar atenção: Demostrar afeto, dar importância, não agir de maneira indiferente.
Qual a importância da atenção para a aprendizagem?
A atenção exerce uma função muito importante na capacidade de retenção de informações relevantes, pois é através dela, associada aos processos de controle, que guardamos informações na memória de longa duração.
Como calcular função ao cubo?
Quais são os objetivos do processo de ensino e aprendizagem?