O que e assistencia tecnica?

Perguntado por: Mara Vitória Leal Silva  |  Última atualização: 14. Februar 2022
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A assistência técnica é o conjunto de atividades que permitem a comunicação, capacitação e a prestação de serviços aos produtores rurais, tendo em vista a difusão de tecnologias, gestão, administração e planejamento das atividades rurais preservando e recuperando os recursos naturais disponíveis.

Qual a diferença de assistência técnica?

“A autorizada (que também é conhecida como credenciada) é ligada ao fabricante e por isso fica obrigada a utilizar somente peças originais. Já a especializada pode ter um excelente serviço, mas não tem a obrigação de utilizar as peças de fábrica.

Quais os tipos de assistência técnica?

Há dois modelos de assistências técnicas no mercado, as assistências técnicas especializadas e as assistências técnicas autorizadas. As assistências técnicas especializadas são quando a própria empresa que vende e produz os equipamentos oferece o serviço de manutenção e prevenção dos equipamentos.

Qual a importância da assistência técnica do produto?

A assistência técnica é muito importante para uma empresa, já que visa a segurança e a eficiência de um produto ou serviço. O acompanhamento de um assistência técnica é fundamental, afinal elas garante que problemas e defeitos sejam prevenidos e quais medidas de correção devem ser tomadas.

O que é a assistência técnica rural?

A assistência técnica e a extensão rural (ATER) são serviços fundamentais no pro- cesso de desenvolvimento rural e da atividade agropecuária, pois é um instrumento de comunicação de conhecimento de novas tecnologias, geradas pela pesquisa, e outros co- nhecimentos1.

O que é Assistência Técnica e Gerencial

24 questões relacionadas encontradas

Como é feita a assistência técnica e extensão rural para a agricultura familiar?

Para ter acesso ao programa, é preciso realizar um cadastro da instituição no site da Ater, submeter os documentos necessários, estar de acordo com o termo de anuência e indicar profissionais da sua instituição que possam atuar como ATECs — Agentes de Assistência Técnica.

O que é o Pronater?

Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária - PNATER, cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária - PRONATER, e dá outras providências.

O que diz o Código do consumidor sobre assistência técnica?

Embora o conserto do produto é um direito do consumidor será prestado através da assistência técnica do fabricante. O consumidor possui o direito de que o conserto seja efetuado no prazo máximo de 30 (trinta) dias a partir da entrega ou depósito do produto na assistência técnica.

Qual a responsabilidade da assistência técnica?

Em resumo, a assistência técnica poderá ser responsabilizada pela falha do serviço que oferece ao consumidor, mas não quando há a impossibilidade de reparar o vício do produto por alguma falha do fabricante.

Quem é responsável pela assistência técnica?

​Por maioria, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o comerciante que vende um produto com defeito fica responsável por recebê-lo e encaminhá-lo à assistência técnica, independentemente do prazo de 72 horas após a compra, mas sempre observado o prazo decadencial do artigo 26 do Código de ...

O que é uma autorizada?

Significado de Autorizada

substantivo feminino Empresa com o credenciamento de um fabricante para consertar, reparar ou substituir peças em seus produtos.

Qual a diferença de assistência técnica e manutenção?

Segundo esse conceito, a assistência técnica é o serviço segundo o qual o assessor irá instruir mediante estudos, instruções, algum processo para que ele possa ser finalizado. Ou seja, se trata de um serviço intelectual e em nenhum momento se refere à manutenção ou reparo.

O que precisa para ser uma assistência técnica autorizada?

4 passos para se tornar um suporte técnico autorizado
  1. Contato com o fabricante. O primeiro passo para se tornar uma autorizada de fabricantes para prestação de suporte técnico é entrar em contato com a empresa que você deseja atender. ...
  2. Envio de documentos. ...
  3. Avaliação dos documentos. ...
  4. Aprovação.

O que é uma loja autorizada?

É uma empresa vinculada diretamente ao fabricante, sendo assim, obrigada a usar somente peças originais para o reparo.

O que é rede autorizada?

Todavia as assistências autorizadas também realizam atendimentos fora da garantia, e utilizam peças originais do fabricante para realizações desses reparos, o que proporciona ao consumidor qualidade nos reparos mesmo quando a manutenção é onerosa ao consumidor.

É legal cobrar visita técnica?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não proíbe a cobrança, desde que o consumidor seja informado, no ato da marcação da visita, de que o prestador cobrará pela mesma. ... Por princípio, o consumidor deve evitar o pagamento pela realização de visitas.

De quem é a responsabilidade da garantia de um produto?

RIO - Quando um produto apresenta defeito dentro do prazo legal de garantia, que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é de 30 dias para não-duráveis e de 90 dias para os duráveis a partir da entrega, a responsabilidade pela reparação é da assistência técnica e não da loja onde a compra foi feita.

Como reclamar de assistência técnica?

Se, a assistência não encontrar a peça, ou não souber identificar o defeito, deve comunicar o cliente no prazo máximo de 30 dias. “É o consumidor que escolhe se vai querer ou não manter o produto dele naquela assistência”, lembra Marta Cassis.

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Qual o prazo máximo que um produto pode fica na assistência técnica?

O prazo para conserto é de 30 dias. Contudo, o consumidor e a assistência poderão, de comum acordo, ajustar um prazo diferente desde que este se enquadre no período de sete até 180 dias. O vício ocorre quando o produto apresenta um problema que o impede de funcionar corretamente.

O que diz o artigo 18 do Código do consumidor?

18, § 1º, do CDC, no caso de o vício de qualidade não ser sanado no prazo de 30 (trinta) dias, cabe ao consumidor, independentemente de justificativa, optar pela substituição do bem, pela restituição do preço, ou pelo abatimento proporcional.

Quais os objetivos do Pronater?

promover o desenvolvimento sustentável, com o fortalecimento do protagonismo dos beneficiários do Pronater. promovam a segurança alimentar e nutricional e que potencializem o processo de transição para agriculturas de base ecológica e para a construção de estilos de produção sustentável.

Qual o objetivo do Pnater?

A PNATER é uma política pública que tem como objetivo promover a melhoria das condições de vida da população rural, apoiando o processo de modernização da agricultura, inserindo-se nas estratégias voltadas à política de industrialização do país.

O que é ater qual é o seu principal objetivo?

O principal objetivo dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.

Qual a importância da extensão rural para a agricultura familiar?

"O trabalho de extensão rural é fundamental para apoiar e orientar o pequeno agricultor, promover seu desenvolvimento e fazer inclusive com que a juventude veja a importância da atividade agrícola, dando continuidade ao trabalho no campo.

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