O que é assimetrias cranianas?
Perguntado por: Joel Jorge Amaral de Vicente | Última atualização: 3. April 2022Pontuação: 5/5 (9 avaliações)
A assimetria craniana em bebês é caracterizada por deformidades de formato na cabeça da criança. Existem dois tipos principais: a plagiocefalia posicional (quando um lado é achatado e o outro proeminente) e a braquicefalia (quando há o achatamento de toda a parte de trás da cabeça do bebê).
O quê assimetria craniana pode causar?
A assimetria craniana pode alterar o posicionamento dos olhos, orelhas e mandíbula na medida em que a criança cresce. Uma das causas da assimetria é o torcicolo congênito, uma tendência de a criança ficar com a cabecinha virada sempre para o mesmo lado. Assim, um dos lados da região posterior fica mais tempo apoiado.
Como diagnosticar assimetria craniana?
Achatamento de um dos lados da parte de trás da cabeça – a cabecinha do bebê fica torta ou amassada. Um olho ou orelha pode parecer mais alto/mais para frente do que o outro (Olhos e ouvidos podem estar desalinhados). Dependendo do grau de assimetria a testa se projeta ligeiramente de um lado.
Como corrigir assimetria craniana?
Nas assimetrias mais severas, pode ser necessário o uso de uma órtese craniana, também chamada informalmente de capacetinho. “Ela é produzida sob medida e encosta nas regiões que não devem crescer mais. Com isso, impede o apoio onde há achatamento, moldando o crescimento natural do crânio.
Quem trata assimetria craniana?
Diagnóstico. É muito importante que o diagnóstico seja sempre feito com a ajuda de um neurocirurgião pediátrico especialista em assimetria craniana, que geralmente é indicado pelo próprio médico pediatra da criança.
ASSIMETRIA CRANIANA. ENTENDA O QUE É E SAIBA IDENTIFICAR
O que acontece se não tratar plagiocefalia?
De nome complicado, a Plagiocefalia Posicional é um tipo de deformidade craniana que, quando não tratada, pode gerar complicações estéticas e até mesmo funcionais dos órgãos localizados na cabeça. O problema pode ocorrer por conta do posicionamento intra-uterino, parto mais complicado e gestação de gêmeos.
Quanto tempo demora para cabeça do bebê voltar ao normal?
A força de sucção, durante o nascimento, torna a massa mole do crânio disforme e inchada. Mas a cabecinha do bebê volta ao normal em pouco tempo. Em geral, antes de três dias. No máximo, em uma semana.
É possível mudar o formato da cabeça?
Geralmente a reconstrução craniana ou a cranioplastia são realizadas em caso de craniossinostose (uma malformação do crânio) ou deformidades adquiridas como em traumas ou pós-operatório. A técnica vai depender de vários fatores como a doença de base, idade e indicação do procedimento.
Como mudar o formato da cabeça do bebê?
Caso o formato da cabeça do bebê não melhore até os quatro meses de vida, o pediatra pode prescrever um capacete modelador para ajudar a cabecinha a voltar ao formato normal. Este capacete é mais eficiente se usado entre os 4 e 6 meses de vida do bebê, fase em que o crânio está bem maleável.
Como diagnosticar plagiocefalia?
Como identificar a deformidade de crânio
Podem ser usadas pelo Pediatra medidas do crânio como o perímetro cefálico e os diâmetros biauricular e occipúcio-glabelar, porém o mais eficaz é a avaliação do formato do crânio, que não necessita de muita experiência para suspeitar da deformidade (Plagiocefalia Postural).
O que é uma testa proeminente?
A Protuberância frontal é uma condição em que o portador tem a testa proeminente, ou seja, quando a pessoa está de perfil, é perceptível que sua testa seja um pouco mais avançada do que o resto do rosto. Essa condição aparece na infância, ou é uma condição congênita.
Como evitar que a cabeça do bebê fica torta?
Invista em trocar a posição do bebê mais vezes por dia, deixe-o brincando de bruços (com a barriga para baixo) e estimule-o com brinquedos coloridos ou música para que se vire para o lado que não costuma ficar, proporcionando assim um maior número de tempo em outras posições e contribuindo para o desenvolvimento ...
Porque a cabeça do bebê fica torta?
A cabeça do recém-nascido torta acontece porque o crânio do bebê ainda está em formação, então, qualquer posição ou pressão sobre a sua cabeça, principalmente até os 6 meses de vida, pode ocasionar uma deformação craniana nas “placas móveis” (suturas) que precedem a formação do osso.
É normal a cabeça do bebê ser torta?
A deformidade no crânio do bebê na fase do nascimento até os primeiros meses de vida é normal. Geralmente, há uma relação direta com a posição do bebê dentro do útero ou até mesmo com a passagem pelo canal vaginal. O índice pode aumentar na gestação de gêmeos e no bebê com torcicolo congênito.
Como tratar cabeça achatada?
O tratamento para corrigir o formato da cabecinha é usar esse capacete, que age com uma contraposição de forças. É um apoio nas áreas proeminentes, que contém o crescimento nessas e deixa as áreas achatadas livres para crescerem, direcionando o próprio crescimento do crânio do bebê.
Como corrigir plagiocefalia posicional?
As primeiras medidas para corrigir a plagiocefalia incluem mudanças de posicionamento. Mas, quando essas ações não surtem efeito, o tratamento com um tipo de capacete parece ser benéfico, segundo estudo publicado na revista “Pediatrics”.
É normal ter ondulações na cabeça?
É normal, todas as pessoas possuem irregularidades na parte óssea . Isso faz parte da estrutura humana.
É normal ter um lado da cabeça maior que o outro?
Consulte um cirurgião buco-maxilo-facial. Olá, naturalmente todos nós temos um lado do rosto diferente do outro, no entanto, diferenças maiores podem ocorrer e causar defeitos estéticos e funcionais.
O que fazer para diminuir o tamanho da cabeça?
De fato, existem anomalias que denotam uma hipertrofia ou aumento da face ou calota craniana, e que em algumas situações tem indicação de cirurgia para algum grau de melhora. Dificilmente se a queixa é exclusivamente estética sem intuito reparador, existirá proposta cirúrgica.
Quais são os tipos de crânio?
- Caucasiano. Caucasianos, ou brancos, pessoas descendentes de europeus possuem relativamente nenhum prognatismo (extensão da mandíbula inferior) e relativamente pouca projeção do cume alveolar, ou dos ossos que contêm os dentes. ...
- Mongoloide. ...
- Negroide.
Como aumentar o tamanho do crânio?
Existem os métodos autólogos, em que são utilizados enxertos do próprio crânio, das costelas ou do osso da bacia. E os métodos heterólogos, nos quais são utilizados materiais como titânio, hidroxiapatita, biocerâmica, metilmetacrilato, etc.
Quanto tempo demora para fechar a moleira do bebê?
Quando a moleira do bebê fecha? A região da moleira localizada na frente da cabecinha do bebê, por ser a maior, demora mais tempo para se solidificar, o que pode levar de 12 a 18 meses. Já a da parte posterior do crânio, ou seja, atrás da cabeça, leva, em média, 2 meses para se fechar.
Quando o bebê nasce com a cabeça amassada volta ao normal?
O aspecto de “amassado” pode acontecer, principalmente, no parto vaginal, pois a cabeça é moldável ao canal de parto. Isso também pode ocorrer devido à posição do bebê no útero ou ainda porque, dentro da barriga, próximo ao momento do parto, ele encaixa a cabeça na bacia e vai, aos poucos, pressionando para nascer.
Quando devo me preocupar com o perímetro Cefalico do bebê?
Quando medimos o perímetro cefálico, consideramos normal que ele desvie 2 DP para mais ou 2 DP para menos. Quando uma criança tem o perímetro cefálico abaixo do “menos 2 DP”, denominamos esta condição como “microcefalia” e, quando ela tem o perímetro cefálico acima do “mais 2 DP”, chamamos de “macrocrania”.
Quais as 3 fases principais da embriologia?
O que é uma estratégia operacional?