O que é assembleia ordinária de condomínio?

Perguntado por: Jaime Emanuel Barros Machado Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (41 avaliações)

O que é a Assembleia Geral Ordinária (AGO)?
De acordo com o Código Civil, a Assembleia Geral Ordinária é um tipo de reunião de condomínio que ocorre obrigatoriamente uma vez por ano. A AGO é convocada pelo síndico, ou por moradores que representem o mínimo de ¼ das frações do condomínio, ou como determinar a convenção.

O que é assembleia geral ordinária de condomínio?

A AGO, Assembleia Geral Ordinária, é uma reunião obrigatória e que deve ocorrer uma vez por ano, segundo o novo Código Civil. Segundo o Código Civil, a AGO deve ser convocada pelo menos uma vez por ano. Normalmente, é usada para prestação de contas, aprovação da previsão orçamentária e eleição de síndico.

O que é uma assembleia ordinária?

A AGO – Assembleia Geral Ordinária, é uma reunião oficial e obrigatória que deve acontecer durante os 4 meses seguintes após o término do ano fiscal em uma empresa.

Qual é a diferença entre assembleia ordinária e extraordinária?

Desta forma, entende-se que a Assembleia Ordinária é um dever do síndico, principalmente para realizar a prestação de contas, enquanto a Assembleia Extraordinária passa a ser um recurso disponível ao síndico e aos condôminos caso haja uma necessidade ou desejo pontual.

Quais os tipos de assembleia de condomínio?

Quais são os tipos de assembleia de condomínio
  • Assembleia Geral Ordinária (AGO)
  • Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
  • Assembleia Geral de Instalação (AGI)
  • Como convocar uma assembleia.

Assembleia de Condomínio Ordinária e Extraordinária

24 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de assembleia?

O ponto de partida é compreender que existem três tipos diferentes de assembleia: a ordinária, a extraordinária e a de constituição.

Quais as espécies de assembleia?

Espécies de assembleia

A assembleia geral pode ser ordinária ou extraordinária (Lei 6.404/1976, art. 131, caput). 25. A assembleia geral ordinária e a assembleia geral extraordinária poderão ser, cumulativamente, convocadas e realizadas no mesmo local, data e hora, instrumentadas em ata única.

O que é uma assembleia extraordinária?

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) é uma reunião convocada por acionistas de uma empresa de capital aberto ou fechado. Assim, é importante entender como ela funciona e qual o papel dos acionistas nas decisões tomadas. São realizadas fora das datas previstas para a Assembleia Geral Ordinária (AGO).

O que quer dizer assembleia extraordinária?

Já a Assembleia Extraordinária é aquela que não tem periodicidade pré-determinada ou definida, podendo ser convocada sempre que houver a necessidade de deliberação sobre determinado tema (mesmo que já tenham sido objeto de pauta nas Assembleias Ordinárias).

O que é uma reunião extraordinária?

O que é uma reunião extraordinária? Diferente do caso anterior, a reunião extraordinária é chamada para a resolução de assuntos que não podem esperar até a próxima assembleia para serem resolvidos. Portanto, não existe nenhuma periodicidade ou data definida, já que é convocada apenas em situações emergenciais.

Quando a assembleia geral ordinária deve ser convocada?

A ordinária é a assembléia obrigatória, que deve ser convocada uma vez por ano. As demais serão extraordinárias. E não existe limitação para os assuntos que nela devam ser discutidos. Desde que, logicamente, estejam previstos na “Ordem do Dia” da convocação.

Quais são os tipos de assembleia escolar?

De acordo com Ulisses Araújo, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP e que desenvolveu um trabalho sobre gestão escolar, há dois tipos de assembleia. O primeiro tipo é aquele que é feito em sala de aula com alunos e com o professor, no qual se debatem quais problemas de convívio precisam ser solucionados.

Quem pode convocar assembleia geral ordinária?

Competência para convocar

A convocação da assembleia geral compete ao Conselho de Administração ou, inexistindo esse órgão, aos diretores, observando-se que a assembleia pode também ser convocada (artigo 123, da Lei nº 6.404, de 1976):

Para que serve uma assembleia geral?

Assembléia Geral. Aprovar seu regulamento e, pelo voto de dois terços, sua agenda. A Assembléia Geral exerce suas atribuições de acordo com o disposto na Carta e em outros tratados interamericanos. Compõe-se das delegações que os Governos dos Estados membros acreditem.

O que pode ser decidido em assembleia de condomínio?

A assembleia de condomínio é uma reunião de todos os condôminos para deliberar sobre assuntos relevantes para o condomínio. Ela está prevista no Código Civil, que regulamenta os principais pontos relativos à convocação e quórum na assembleia.

Qual o principal princípio é exercido em uma assembleia geral ordinária?

Assembleia Geral Ordinária: Realizada, obrigatoriamente, pelo menos uma vez por ano, no decorrer dos 4 (quatro) primeiros meses após o término do exercício social, é responsável pelas deliberações relativas a temas como: aprovação da prestação de contas dos órgãos da administração; destinação das sobras apuradas ou ...

O que é assembleia extraordinária de condomínio?

A reunião extraordinária de condomínio é a assembleia convocada com uma finalidade específica, diante de uma situação emergencial ou uma questão que foge rotina do condomínio. Nesta oportunidade, a coletividade decide exclusivamente sobre a questão para qual a assembleia foi convocada.

Quando devo realizar reuniões extraordinárias?

Reuniões extraordinárias deverão ser realizadas quando: a) Houver denúncia de situação de risco grave e iminente que determine aplicação de medidas corretivas de emergência; b) Ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; c) Houver solicitação expressa de uma das representações.

Quem pode convocar assembleia geral extraordinária?

Assembléias extraordinárias poderão ser convocadas pelo síndico ou por um quarto dos condôminos. Perceba que tanto a assembleia ordinária como a extraordinária podem ser convocadas pelas mesmas pessoas. Existe, porém, uma exceção à regra, que permite que a reunião seja convocada por qualquer um dos condôminos.

Como fazer uma ata de reunião extraordinária?

Encerrada a pauta do dia, o(a) Sr(a) Diretor(a) agradeceu a presença de todos. De tudo para constar foi lavrada a presente ata, por mim ____________________________________ que Secretariei e que lida e achada conforme será assinada pelos membros presentes. São Paulo __________, ________ de __________.

O que são as assembleias gerais e quais são seus tipos?

As assembleias gerais são um instrumento imprescindível para o processo de participação dos acionistas nas deliberações que afetam as atividades das companhias.

Qual a diferença de reunião e assembleia?

Reunião, você faz com quem quiser, com quantos quiser, e não tem validade nenhuma em relação ao condomínio o que acordarem. Assembleia, é uma convocação por escrito, mencionando o que será discutido e votado, enviado esta convocação por escrito a todos Condôminos.

O que é assembleia geral de uma empresa?

A assembleia geral ordinária ou AGO é uma reunião que por lei ocorre anualmente nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, seu principal objetivo é tomar decisões sobre o futuro da empresa segundo o artigo 132 da lei das SA.

Quais os tipos de assembleia de Deus?

Segundo um censo da denominação publicado em 2019, ele teria 144 associações nacionais de membros em 190 países, 375.310 igrejas e 69.200.000 membros.

Quais os dois tipos de assembleias existentes?

Pela atual Lei Cooperativista (Lei 5764/71) existem dois tipos de assembléia: a Assembléia Geral ordinária e a Assembléia Geral extraordinária.

Artigo anterior
Porque minha moto só fuma quando liga?
Artigo seguinte
Vai ter horário de verão 2022?