O que é assédio no trabalho?

Perguntado por: Daniela Marta Gaspar Cunha Morais  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (67 avaliações)

O que é o assédio no trabalho? O assédio no trabalho significa a ação de colocar um colaborador da empresa em uma situação constrangedora, abusiva ou inconveniente dentro do ambiente de trabalho. Essa prática pode ocorrer de diferentes formas no dia a dia e não partir somente de um superior, como líder ou gestor.

O que é considerado assédio no trabalho?

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

Quais são os tipos de assédio no trabalho?

Quais são os principais tipos de assédio? Entenda.
  • Assédio moral. O assédio moral ocorre com a exposição de uma pessoa a situações de constrangimento, humilhação e perseguição de forma contínua e prolongada. ...
  • Agressões psicológicas. O assédio psicológico é uma violência emocional. ...
  • Assédio sexual. ...
  • Assédio virtual.

Como identificar assédio no trabalho?

Como se caracteriza o assédio no ambiente de trabalho?
  1. situações vexatórias: o trabalhador recebe broncas, gritos e ofensas diante de alguns colegas ou de todo o setor. ...
  2. ameaças: o agressor deixa claro o tempo todo que poderá demitir a vítima caso ela faça ou deixe de fazer algo;

O que caracteriza o assédio?

O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exaradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo o seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho.

Assédio moral: o que é e o que fazer? | Jornada

17 questões relacionadas encontradas

Como saber se é assédio?

Existem várias maneiras de provar um assédio moral no trabalho e uma delas é através de testemunhas, elas podem descrever perante o juiz o processo de toda a humilhação que presenciaram.

O que é assédio exemplos?

“Qualquer tipo de ato de cunho sexual e não previamente autorizado (sem consentimento) pode ser considerado assédio.” Exemplos: qualquer tipo de toque que cause desconforto na vítima (beijo, abraço, carícia, etc.); a prática de steathing (tirar a camisinha durante o ato sexual sem que o parceiro ou a parceira saiba); ...

Como fazer para provar o assédio moral no trabalho?

É importante que a vítima tente coletar o máximo de provas possíveis para comprovar o assédio. Isso pode ser feito através de e-mails, testemunhas ou mesmo gravações ambientais promovidas pelo empregado através de gravador do telefone celular, por exemplo.

Qual o valor da indenização por assédio moral no trabalho?

No Brasil, o valor de indenização relacionados a transtornos psicológicos devido o assédio moral nas empresas pode variar de R$ 10 mil a R$ 2 milhões, porém, o juiz fixará os valores conforme seu entendimento, o que poderá causar grandes variações.

Como processar o chefe por assédio moral?

Como entrar com processo judicial de assédio moral

O primeiro passo a fazer se você se encontra nessa situação é procurar a ouvidoria da empresa ou o RH para expor a situação. Você também pode relatar ao sindicato ou através de órgãos como o Ministério Público e Superintendências Regionais do Trabalho.

O que pode ser considerado danos morais no trabalho?

Tipos de danos morais no trabalho

Demissão injuriosa, motivada por razão política, racial, sindical, sexo, estado civil, dentre outras. Desigualdade de tratamento comprovada. Discriminação por doença, deficiência ou qualquer outra razão. Divulgação de informações particulares de um trabalhador.

Como identificar um assédio?

10 comportamentos para identificar se você é vítima
  1. Assovios, insultos e gestos intimidadores para você
  2. Conversa ou "zoação" com cunho sexual e que você não ache nada engraçado.
  3. Convites insistentes para um date, mesmo que você já tenha deixado claro que não está a fim.
  4. Receber olhares constrangedores em público ou não.

O que o assédio pode causar?

O assédio pode provocar stresse pós-traumático, perda de autoestima, ansiedade, depressão, apatia, irritabilidade, perturbações da memória, perturbações do sono e problemas digestivos, podendo até conduzir ao suicídio.

Qual a diferença entre assédio e elogio?

Para especialistas, elogios e cantadas podem ser considerados assédio se o autor não der ouvidos ao “não” da mulher ou ao simples fato de ela ignorar o que ouviu. O assédio se configura, principalmente, quando o objetivo do autor é de satisfazer seus desejos sexuais. O assédio sexual não é paquera nem elogio.

O que é considerado assédio verbal?

Assédio verbal

Esse tipo é um dos mais fáceis de serem reconhecidos, pois aparece em situações em que ocorrem xingamentos, vaias, insultos, ameaças, provocações e mais. Ou seja, é uma forma de assédio bem explícita, por isso é facilmente identificada.

O que acontece com uma pessoa que foi molestada?

Após o ato a vítima poderá ter marcas profundas sendo comum haverem pesadelos frequentes e repetitivos, baixa auto-estima, medos, fobias, desconfiança, dificuldade para se relacionar com outras pessoas, dificuldade para se alimentar havendo transtornos como anorexia ou bulimia, maior tendência ao uso de drogas para ...

Onde começa o assédio?

De acordo com a lei, o assédio é crime quando praticado por superior hierárquico ou ascendente. Há duas interpretações em relação à prática do ato: o assédio pode ocorrer pelo simples constrangimento da vítima ou pela prática contínua de atos constrangedores.

O que pode caracterizar dano moral?

Os danos morais são aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, bem como os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade. ... O dano moral é modalidade de responsabilidade civil que busca reparar os prejuízos psíquicos causados à vítima de um ato ilícito ou de um abuso de direito.

Como provar que houve dano moral?

A prova efetiva do dano deve ser afastada porque os danos morais não se provam. O que se há de comprovar é a ocorrência de acontecimentos que os ensejaram. Portanto, não deveria ser necessário provar que sofreu e quanto sofreu, mas somente provar a ocorrência do ilícito e o nexo causal.

Quais são os tipos de danos morais?

Tipos de danos morais
  • Protesto indevido.
  • Acidentes de trânsito.
  • Humilhação.
  • Adultério.
  • Inclusão injustificada de nome em cadastros de proteção ao crédito.
  • Atropelamento.
  • Saques fraudulentos.
  • Rompimento de união estável.

Qual a pena para quem comete assédio moral?

Em março de 2019, a Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) Nº 4742/2001, que tipifica o assédio moral no trabalho como crime, estabelecendo pena de detenção de um a dois anos, além de multa. ... Ele pode ocorrer entre colegas de trabalho e até mesmo entre os subordinados contra seus superiores.

O que fazer quando o seu chefe te humilha?

O primeiro passo para lidar com essa situação é definir limites de comportamento profissional entre as partes. É importante que você não perca a sua postura diante da falta dela em um outro profissional. Busque conversar com o seu supervisor de forma educada e peça feedbacks sobre o seu trabalho.

O que é considerado um ato de humilhação no trabalho?

A humilhação no trabalho, reconhecida como um assédio moral, é caracterizada por ações que envolvem: não passar nenhuma tarefa para o empregado, ... retirar instrumentos de trabalho como mesa ou telefone para constrangê-lo, criar boatos e calúnias sobre o trabalhador.

Como irritar seu chefe para ser demitido?

Como deixar qualquer chefe irritado
  1. 1 – Está tudo sob controle… (só que não) ...
  2. 3 – Nós temos um problema… ...
  3. 4 – Mas isso não faz parte do meu trabalho. ...
  4. 5 – Isso é impossível, não dá para fazer. ...
  5. 6 – Ah, eu devia ter te contado? ...
  6. 7 – Eu ouvi dizer que… ...
  7. 8 – Estou na minha hora de almoço. ...
  8. 9 – Não é problema meu!

Como ferrar com o chefe?

Esforce-se para se distanciar da situação e tratá-la como se você fosse um terceiro e estivesse apresentando o caso por alguém. Não aponte o dedo. Seja o mais profissional que puder; não comece falando que seu chefe é mal-intencionado e inescrupuloso.

Artigo anterior
Qual a diferença entre aquecedor halógeno e quartzo?
Artigo seguinte
Quais são os maiores desafios ao integrar a gestão do desempenho de processos de negócio de projetos e de pessoas?