O que é assédio moral?

Perguntado por: Edgar Morais de Figueiredo  |  Última atualização: 8. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

Assédio moral é a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. Geralmente, tal expressão se refere a atos ocorridos durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

O que é assédio moral exemplos?

Na prática o ato de expor o empregado a situações humilhantes (como xingamentos em frente dos outros empregados), exigir metas inatingíveis, negar folgas e emendas de feriado quando outros empregados são dispensados, agir com rigor excessivo ou colocar "apelidos" constrangedores no empregado, são alguns exemplos que ...

O que é caracterizado como assédio moral?

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

O que caracteriza o assédio moral no ambiente de trabalho?

As principais formas de assédio moral no trabalho são:
  1. Não dar nenhuma tarefa ao trabalhador, deixando-o com sentimento de inutilidade;
  2. Dar instruções erradas com o fim de prejudicar;
  3. Atribuir erros que o trabalhador não cometeu;
  4. Críticas em público;
  5. Brincadeiras de mau gosto;
  6. Impor horários sem justificativas;

O que é assédio moral no dia a dia?

O assédio moral consiste na exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, geralmente repetitivas e prolongadas, durante o horário de trabalho e no exercício de suas funções, situações essas que ofendem a sua dignidade ou integridade física.

Assédio moral: o que é e o que fazer? | Jornada

17 questões relacionadas encontradas

O que é assédio moral como se configura explique e cite 03 Exemplos?

Conceito de assédio moral. Assédio é o termo utilizado para designar toda conduta que cause constrangimento psicológico ou físico à pessoa. ... Mas ainda, agir com rigor excessivo e reclamar dos problemas de saúde do funcionário também são alguns exemplos que configuram o assédio moral.

Onde ocorre o assédio moral?

Sob o ponto de vista hierárquico, o assédio pode ocorrer nas seguintes formas: ... A forma mais comum do assédio moral acontece em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, nas quais predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração.

Quais são os tipos de assédio moral no ambiente de trabalho?

Tipos de assédio moral no trabalho
  • Assédio Vertical Descendente. Trata-se do tipo de assédio moral mais comum nas empresas. ...
  • Assédio Moral Organizacional. ...
  • Assédio Moral Horizontal. ...
  • Assédio Moral Vertical Ascendente.

Como provar o assédio moral no ambiente de trabalho?

Existem várias maneiras de provar um assédio moral no trabalho e uma delas é através de testemunhas, elas podem descrever perante o juiz o processo de toda a humilhação que presenciaram.

O que precisa para configurar assédio moral?

Em geral, para que o assédio moral seja reconhecido, é necessário que a conduta seja repetitiva, funcionando como uma espécie de perseguição. Dessa forma, a situação deve ser praticada mais de uma vez pelo assediador. No entanto, sempre é necessário avaliar cada caso concreto.

Quais as formas de manifestação de assédio?

O assédio moral ocorre de duas formas: verticalmente, de maneira descendente (manifestação mais comum) ou ascendente; e horizontalmente. Há, ainda, o assédio moral vertical ascendente, que é menos comum, onde o agente ativo do assédio moral é o inferior hierárquico e não o empregador.

Quais são as principais causas de assédio moral?

Esse tipo de assédio se dá por meio de práticas abusivas, tais como cobranças exageradas e persistentes ou o estabelecimento de metas abusivas e crescentes por parte de gestores ou representantes da organização, com o intuito de alcançar objetivos organizacionais, por exemplo.

O que pode ser considerado assédio no trabalho?

O assédio no trabalho significa a ação de colocar um colaborador da empresa em uma situação constrangedora, abusiva ou inconveniente dentro do ambiente de trabalho. Essa prática pode ocorrer de diferentes formas no dia a dia e não partir somente de um superior, como líder ou gestor.

Não é um exemplo de assédio moral?

Por isso, antes de denunciar a situação ou entrar com uma ação judicial, o empregado deve avaliar o que é e o que não é considerado assédio moral. Por exemplo, quando a empresa transfere um funcionário de posto em decorrência de uma prioridade institucional, não é considerado assédio moral.

Qual o valor da indenização por assédio moral no trabalho?

No Brasil, o valor de indenização relacionados a transtornos psicológicos devido o assédio moral nas empresas pode variar de R$ 10 mil a R$ 2 milhões, porém, o juiz fixará os valores conforme seu entendimento, o que poderá causar grandes variações.

O que é considerado constrangimento no trabalho?

Constrangimento no trabalho pode ser qualquer conduta praticada por um gestor, superior hierárquico ou colega de trabalho, que cause danos a alguém decorrentes da situação vexatória, humilhante e constrangedora.

O que significa assédio psicológico?

Uma das mais populares é a de Field, que define assédio psicológico como um comportamento persistente, ofensivo, abusivo, intimidatório, malicioso ou insultuoso, abuso de poder ou sanções injustas, que fazem com que o agredido se sinta preocupado, ameaçado, humilhado ou vulnerável, minando a sua auto-confiança e ...

Como saber se é assédio?

Outra forma de provar a prática do assédio sexual é o envio de mensagens pelo assediador, sendo mais comum para situações de assédio moral mas a prova também vale para situações de assédio sexual.

Quais são os quatro requisitos necessários à caracterização do assédio moral no ambiente de trabalho?

Para que ocorra o assédio moral alguns elementos devem ser considerados como: o prejuízo ou um dano ao empregado; a repetição, pois um mero ato isolado não caracteriza o assédio moral; a intenção deve existir para que caracterize o assédio moral; a premeditação não é elemento essencial, pois a pessoa pode começar uma ...

O que a CLT diz sobre assédio moral?

484 da CLT, que prevê que algumas maneiras de assédio moral são causas justificantes que autorizam o trabalhador a sair do emprego por meio de rescisão indireta do contrato. ... Logo, a empresa deverá responder pela conduta de assédio que foi praticada contra o empregado dentro das suas dependências.

Quais ações dever ser tomadas pelo trabalhador ao perceber que está sendo vítima de assédio moral?

O trabalhador que suspeitar estar sofrendo assédio moral em seu ambiente de trabalho deverá procurar seu sindicato e relatar o acontecido, assim como os órgãos: Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Superintendência Regional do Trabalho.

Quais os danos psicológicos de uma pessoa assediada?

O assédio moral gera sofrimento psíquico que se traduz em mal-estar no ambiente de trabalho e humilhação perante os colegas de trabalho, manifestando o assediado sentimento e emoção por ser ofendido, menosprezado, rebaixado, excluído, vexado, cujos sentimentos se apresentam como medo, angústia, mágoa, revolta, tristeza ...

Quais outros pontos você julga como sendo outras características do assédio?

Analisando os conceitos supramencionados e outros que aqui não foram citados, de diversos autores estudados, percebemos alguns pontos em comum para a caracterização do assédio moral, quais sejam: humilhação; poder sobre o assediado; repetição do ato; desprezo; isolamento, entre outros pontos, o que nos leva ao ...

O que é assédio e o que não é?

“Qualquer tipo de ato de cunho sexual e não previamente autorizado (sem consentimento) pode ser considerado assédio.” Exemplos: qualquer tipo de toque que cause desconforto na vítima (beijo, abraço, carícia, etc.); a prática de steathing (tirar a camisinha durante o ato sexual sem que o parceiro ou a parceira saiba); ...

Qual a diferença entre assédio moral e psicológico?

Enquanto o assédio moral visa a eliminação da vítima do mundo do trabalho pelo terror psicológico, o assédio sexual é caracterizado pela conduta que objetiva o prazer sexual de várias formas, causando constrangimento e afetando a dignidade da vítima.

Artigo anterior
O que é efeito estufa resumo pequeno?
Artigo seguinte
O que diz a lei da termodinâmica?