O que é aso e para que serve?

Perguntado por: Filipe Bernardo Azevedo  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (65 avaliações)

Ou seja, o ASO serve para avaliar se a saúde do colaborador está de acordo com a exposição ao risco das atividades que deverá exercer, e também para a gestão da segurança do trabalho como um todo.

Quando deve ser feito o ASO?

Normalmente, o exame é realizado a cada dois anos para os funcionários que tenham entre 18 e 45 anos. No periódico, são realizados o exame patológico e o clínico completos.

Que tipo de exame é o ASO?

O que é ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)?

Em primeiro lugar, ASO é Atestado de Saúde Ocupacional, um importante documento da Medicina do Trabalho. Como o nome sugere, tem o objetivo de atestar se o funcionário está apto ou não para exercer as suas funções profissionais para o cargo indicado.

Como faço pra tirar o ASO?

O atestado ASO só pode ser emitido por um médico com especialização em medicina do trabalho, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou por uma equipe indicada e orientada pelo coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

O que é Aso RH?

O ASO nada mais é do que o Atestado de Saúde Ocupacional. Esse atestado serve como norte para as empresas saberem se o empregador de carteira assinada está apto ou não para realizar as atividades que a empresa for demandar.

O que é ASO (Atestado de Saúde Ocupacional? Quais os tipos de ASO? Saiba isso e muito mais!

43 questões relacionadas encontradas

O que é Aso em quantas vias deve ser emitida?

Segundo a NR 7, então, “para cada exame médico realizado, o médico emitirá o ASO em DUAS VIAS”. Os exames que devem gerar ASOs, portanto, são admissional, demissional, de mudança de cargo, de retorno ao trabalho e/ou periódico.

O que é Aso *?

O que é o ASO? O Atestado de Saúde Ocupacional é uma declaração médica que indica se o trabalhador está em condições (apto) ou não (inapto) de realizar determinadas atividades ou funções dentro de uma empresa.

Como é feito o exame ASO?

ASO ou Atestado de Saúde Ocupacional é um documento feito a partir de uma avaliação médica do funcionário. Nele, verifica o estado de saúde do trabalhador e constata se ele está apto ou não para cumprir com as suas atividades na empresa.

Quanto tempo demora para o ASO ficar pronto?

Não há um prazo para admissão após exame admissional, mas o ideal é que a empresa espere os resultados para efetivar a contratação do funcionário. O indicado é que colaborador faça o exame de 5 a 10 dias antes de começar suas atividades. A data limite para realizar o exame é de 15 dias após a contratação.

Quem emite o ASO?

O profissional capaz de emitir e assinar um ASO é o médico do trabalho. Ele pode ser um profissional interno da empresa, que faça parte da sua equipe de cuidado com a saúde do trabalhador, ou externo, desde que seja capacitado adequadamente para isso.

Quais são os tipos de exames médicos admissionais?

Quais são os exames admissionais obrigatórios?
  • Anamnese Ocupacional. A anamnese se trata de uma entrevista que o médico faz com o trabalhador. ...
  • Pressão arterial e batimentos cardíacos. ...
  • Saúde das articulações. ...
  • Funções de risco. ...
  • Teste de gravidez. ...
  • Teste de HIV.

Quanto tempo vale o atestado de saúde ocupacional?

Para atividades profissionais com risco 3 e 4, o ASO emitido nos últimos 90 dias pode ser aproveitado. Já para as empresas com grau de risco 1 e 2, o prazo é de 135 dias.

Quais os exames médicos de acordo com a NR 7?

7.5.6 O PCMSO deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos: a) admissional; b) periódico; c) de retorno ao trabalho; d) de mudança de riscos ocupacionais; Page 4 4 e) demissional.

Quanto tempo demora um processo de admissão?

O processo de admissão de um novo funcionário pode ser bem demorado. Da entrega dos documentos até a digitação dos dados no sistema, a espera pode chegar a duas semanas na maioria das empresas (64%), segundo pesquisa do ibope encomendada pela Acesso Digital.

Quanto tempo leva o processo de admissão?

Mesmo planejada, a reposição de um funcionário leva tempo e dinheiro da empresa. Assim, pesquisas mostram que aqui no Brasil – o 2º país que mais sofre com contratações erradas –, os processos seletivos (da divulgação da vaga ao aperto de mãos final) podem demorar, em média, de oito a 12 semanas.

Qual o valor de um exame admissional?

O custo do exame admissional é da empresa: o candidato não poderá pagar de seu bolso ou, se for o caso, deverá ser reembolsado pelo valor. O valor, na maior parte das clínicas, não é alto, podendo variar de R$ 20,00 em cidades de menor porte, ou R$ 50,00, como é o caso das cidades maiores e capitais.

Quais risco tenho que colocar no Aso?

b) devem constar dos ASO os riscos passíveis de causar doenças, exclusivamente ocupacionais, relacionados com a atividade do trabalhador e em consonância com os exames complementares de controle médico. Entende-se como risco(s) ocupacional(is) especifico(s) [aquele] que o empregado está exposto no setor/função.

O que é um atestado de saúde ocupacional para você quais os exames médicos de acordo com a NR 7 e em quantas vias ele é entregue?

É estabelecido na NR7 que para cada exame médico realizado, o médico há de emitir o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, em 2 (duas) vias. A primeira via do ASO ficará arquivada no local em que o trabalhador prestou serviço. Já a segunda via, tem de ser entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.

Qual via do exame demissional fica com a empresa?

O ASO é entregue em duas vias, a primeira deve ser guardada pela empresa juntos com os demais documentos do ex-funcionário e deve constar uma assinatura dele. A segunda via fica com o trabalhador.

Qual a obrigatoriedade da NR 7?

Esta norma estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) para todas instituições que admitam trabalhadores como empregados, com o objetivo de preservar a saúde dos mesmos.

O que é perda auditiva diagnóstico exames audiométricos e medidas preventivas conforme a NR 7?

2.1. Entende-se por perda auditiva por níveis de pressão sonora elevados as alterações dos limiares auditivos, do tipo sensorioneural, decorrente da exposição ocupacional sistemática a níveis de pressão sonora elevados.

Quais são os exames admissionais exigidos?

Quais são os principais exames complementares e para que servem?
  • Audiometria. A audiometria serve para avaliar a capacidade auditiva do trabalhador. ...
  • Eletrocardiograma – ECG. ...
  • Acuidade Visual. ...
  • Laboratoriais. ...
  • Exames por imagem. ...
  • Espirometria. ...
  • Eletroencefalograma – EEG.

Quem emite atestado?

Quais profissionais da saúde podem emitir o atestado médico? O atestado pode ser emitido por qualquer médico registrado no Conselho Federal de Medicina, indiferente da especialidade.

Qual profissional pode emitir atestado médico?

O atestado médico que abona as faltas ao trabalho só pode ser emitido por profissionais na medicina ou na odontologista. Demais profissionais da saúde, como psicólogos e fisioterapeutas, podem justificar a falta do paciente, mas não a abonar. É de escolha da empresa aceitar ou não o documento.

Como conseguir atestado médico por um dia?

Ligue para o patrão ou supervisor bem cedo na manhã seguinte. Não enrole: quanto mais cedo você ligar, melhor. Além disso, a voz fica um pouco rouca após acordar, e isso dará maior credibilidade. Assim será mais fácil cair na caixa postal ou pegar o chefe de surpresa, também.

Artigo anterior
Quais são os melhores legumes para saúde?
Artigo seguinte
O que fordismo?