O que é argumento indutivo é argumento dedutivo?

Perguntado por: Bruna Viviane Teixeira Carvalho  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

Diferença entre argumentos dedutivos e argumentos indutivos
argumentos dedutivos têm a conclusão necessariamente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras; argumentos indutivos têm a conclusão provavelmente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras.

O que é argumento indutivo o que é argumento dedutivo?

Os argumentos estão tradicionalmente divididos em DEDUTIVOS e INDUTIVOS. ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. ... ARGUMENTO INDUTIVO: a verdade das premissas não basta para assegurar a verdade da conclusão.

O que é argumento dedutivo exemplo?

ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. Premissa : "Todo homem é mortal." Premissa : "João é homem." Conclusão : "João é mortal."

Em que consiste o argumento indutivo?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. ... Tais argumentos se baseiam na experiência passada para sustentar uma conclusão. O primeiro passo para compreender o que é um raciocínio indutivo é não associá-lo à “indução”, “induzir”.

São argumentos dedutivos?

Argumentos ou raciocínios dedutivamente válidos (raciocínio dedutivo) são aqueles nos quais a conclusão se segue necessariamente das premissas. A validade está relacionada à estrutura ou à ordem das premissas, de modo que não seria possível partir de premissas verdadeiras e obter uma conclusão falsa.

Argumentos Dedutivos e Indutivos - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

O que é o método dedutivo?

O método dedutivo é uma estrutura de pensamento lógico que permite testar a validade de informações já existentes. Ele é utilizado para resolução de problemas de física e matemática, por exemplo, que necessitam da aplicação prática de conceitos ou premissas gerais em situações específicas.

O que é um argumento dedutivo e indutivo?

Diferença entre Método Dedutivo e Método Indutivo

Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

Como são avaliados os argumentos indutivos?

Os argumentos indutivos, por sua vez, não são classificados como válidos ou inválidos, mas são avaliados de acordo com o grau de verossimilhança ou probabilidade com que as premissas concorrem para a conclusão.

O que é argumento dedutivo Brainly?

O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.

O que é um argumento falacioso?

Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso. Reconhecer as falácias é por vezes difícil. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, íntima, psicológica, mas não validade lógica.

Qual é a diferença entre indução e dedução?

A dedução é um processo de raciocínio lógico que parte de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos). Já a indução é o processo inverso, parte-se de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum (dos efeitos para as causas).

O que é uma pessoa dedutiva?

No raciocínio dedutivo, as premissas sofrem interferências das generalizações, pois os fatos são analisados de maneira minuciosa. O raciocínio dedutivo faz do conhecimento geral um conhecimento específico, já que ele permite que se aprofunde nos argumentos. Faz uso das regras da lógica para chegar a uma conclusão.

O que é raciocínio indutivo exemplos?

O método indutivo, raciocínio indutivo ou simplesmente indução, é um tipo de argumento utilizado em diversas áreas do conhecimento. Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão. O método indutivo tem como ponto de partida a observação para, daí, elaborar uma teoria.

Como criar um argumento dedutivo?

Um argumento dedutivo é aquele no qual a conclusão se segue necessariamente das razões ou premissas. Isso quer dizer que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também será verdadeira, pois não existe a menor possibilidade de que seja falsa.

O que significa silogismo dedutivo explique?

Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. ... Seria dedutivo pelo fato de se partir de preposições universais para se chegar a uma conclusão específica. E, por fim, seria necessário por estabelecer uma conexão entre todas as premissas.

Quando é que um argumento dedutivo é válido?

“Um raciocínio dedutivo é válido quando suas premissas, se verdadeiras, fornecem provas convincentes para sua conclusão, isto é, quando as premissas e a conclusão estão de tal modo relacionados que é absolutamente impossível as premissas serem verdadeiras se a conclusão tampouco for verdadeira” (COPI, 1978, p.

O que é um argumento explique?

Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

O que é um argumento de analogia?

Um argumento analógico, também chamado de homoiotes, é um argumento no qual a premissa descreve semelhanças reconhecidas entre dois assuntos e a conclusão afirma a existência de mais semelhanças.

Como podemos avaliar um discurso para ter certeza de que um argumento é válido?

Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido. Caso contrário, se ao forçar a conclusão a ser falsa alguma premissa assume também valor falso, estamos diante de um argumento válido.

Como se dá o processo de raciocínio indutivo?

Método indutivo: esse raciocínio vai do menor ao maior ou de uma premissa singular ou particular para outra, geral. Diferente do método dedutivo, onde a conclusão está implícita nas premissas, aqui, sua conclusão vai além desses enunciados. Assim, o método indutivo é mais amplo sendo muito utilizado nas ciências.

Por que Hume critica o método indutivo?

O problema da indução é uma crítica, inicialmente formulada por David Hume e posteriormente usada por Karl Popper, ao método indutivo. De acordo com essa crítica, o método indutivo não é capaz de gerar um conhecimento seguro e verdadeiro sobre a realidade. ... É muito comum a ideia de que a ciência usa esse método.

O que é dedução de um exemplo?

Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje.

O que é método dedutivo Segundo autores?

(MICHEL, 2015). De acordo com os estudos clássicos, o método dedutivo é sempre definido como sendo o procedimento de estudo que vai do geral para o particular ou, melhor dizendo, parte-se dois princípios já reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis para um final.

Qual a importância do método dedutivo?

O método dedutivo é muito importante para disciplinas como matemática, física e química, pois possibilita na teoria a realização de experiências impossíveis na prática. Podem-se criar experimentos que na prática são inviáveis tecnicamente ou economicamente.

Quais são os tipos de método?

Esse conjunto de passos é importante também para que o pesquisador consiga repetir e chegar nos mesmos resultados.
  • Diferença entre métodos e técnicas. ...
  • Método Indutivo. ...
  • Método Dedutivo. ...
  • Método hipotético-dedutivo. ...
  • Método dialético. ...
  • Método Estatístico. ...
  • Método Comparativo. ...
  • Método Experimental.

Artigo anterior
Quantos Papas estão enterrados na Basílica de São Pedro?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para o polivitamínico fazer efeito?