O que é argumentação e quais os tipos?
Perguntado por: Ariana Vera Gonçalves Melo | Última atualização: 4. Februar 2025Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)
Argumentação consiste em uma atividade discursiva (falada ou escrita) utilizada no intuito de influenciar determinado interlocutor por meio de argumentos. Os argumentos demandam uma estrutura composta por: a) apresentação e organização de ideias; b) estruturação do raciocínio em defesa de um ponto de vista (tese).
O que são os argumentos e quais são os tipos?
Quais são os setes tipos de argumentos? A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.
Quais são os 7 tipos de argumentação?
- Exemplificação. Exemplos compõem a argumentação. ...
- Argumentação histórica. ...
- Constatação. ...
- Comparação. ...
- Testemunho e argumento de autoridade. ...
- Argumento de comprovação ou baseado em provas concretas. ...
- Argumento por raciocínio lógico. ...
- Argumento por consenso.
O que é um argumento exemplo?
No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”. Será que essa afirmação é verdadeira?
São exemplos de argumentação?
Dentre os principais exemplos de argumentação escrita de que aqui trataremos, destacamos a própria dissertação, o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha crítica, a carta de solicitação/de reclamação, a carta de leitor.
Tipologias Textuais: Argumentação - Brasil Escola
Quais são os tipos de argumentação?
A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.
Quais são os 5 tipos de argumentos e exemplos?
- Exemplificação. Exemplos compõem a argumentação. ...
- Argumentação histórica. ...
- Constatação. ...
- Comparação. ...
- Testemunho e argumento de autoridade. ...
- Argumento de comprovação ou baseado em provas concretas. ...
- Argumento por raciocínio lógico. ...
- Argumento por consenso.
Qual é o conceito de argumento?
1 Raciocínio, razão ou arrazoado por meio do qual se pretende provar ou refutar a procedência ou veracidade de uma afirmação. 2 Aquilo que atesta a veracidade de alguma coisa; demonstração, indício, prova. 3 Cin , Teat , TV Resumo, tema ou enredo de uma obra literária, de uma peça teatral ou de um filme.
O que é um argumento de um texto?
O texto argumentativo é aquele em que defendemos um ponto de vista com o objetivo de convencer, persuadir ou influenciar o leitor ou ouvinte. Esse convencimento é feito mediante a apresentação de razões, em face da evidência das provas com base em um raciocínio coerente e consistente.
O que não é um argumento?
Crenças e opiniões não são argumentos. Mais precisamente, crenças diferem de opiniões, que diferem de fatos, que diferem de argumentos. Um fato é algo que pode ser provado verdadeiro. Por exemplo, é um fato que Júpiter é o maior planeta do sistema solar tanto em diâmetro quanto em massa.
Como identificar uma argumentação?
Como identificar uma argumentação? A argumentação não trabalha com fatos claros e evidentes, mas sim investiga fatos que geram opiniões diversas, sempre em busca de encontrar fundamentos para localizar a opinião mais coerente.
Quais são as características da argumentação?
Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.
Qual é a importância da argumentação?
O mais legal de aprender a argumentar é que você aprende não apenas a defender o seu ponto de vista pessoal, mas a defender e reivindicar direitos que são de todas as pessoas.
O que é a argumentação na redação?
- Apresente os fatos: mostre o que será analisado;
- Coloque sua opinião: apresente a primeira ideia do seu ponto de vista;
- Posicione a sua tese: coloque o seu ponto de vista;
- Argumente sua tese: defenda a sua tese com fatos, dados e análises.
Como defender o seu argumento?
- Compreenda bem o tema a ser abordado. ...
- Compreenda a posição da audiência em torno desse tema. ...
- Declare de forma evidente e direta a sua posição sobre o tema. ...
- Enquanto estiver trabalhando na sua pesquisa, faça uma lista dos argumentos e contra-argumentos em torno do seu ponto de vista. ...
- Seja objetivo.
Como é formado o argumento?
Os argumentos sempre apresentam uma ou mais premissas e uma conclusão. Silogismo categórico é um argumento composto por três enunciados, sendo duas premissas e uma conclusão. Observamos que este argumento tem a mesma forma lógica do primeiro argumento apresentado.
Qual é a estrutura da argumentação?
A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem.
O que é uma boa argumentação?
Uma boa argumentação valida a ideia principal do autor e ajuda a convencer o leitor a perceber aquele ponto de vista. Sendo assim, é um recurso fundamental para quem deseja conseguir uma boa nota na redação de vestibulares e demais processos seletivos.
Como se escreve um argumento?
Todo argumento deve ser escrito em prosa e no tempo presente. Ele é um texto corrido com sua história como se estivesse sendo contada para alguém, com os detalhes que são importantes para a compreensão geral, apresentação dos personagens, as situações que eles enfrentam, tudo com começo, meio e fim.
Quais são as estratégias de argumentação?
- Comprovação. Para que o leitor acredite no que você argumenta, é preciso que exista algum tipo comprovação. ...
- Exemplificação. Outra estratégia argumentativa é a exemplificação. ...
- Autoridade. ...
- Alusão histórica. ...
- Causa e consequência. ...
- Contraste.
O que pode substituir a palavra argumento?
1 alegação, argumentação, razão, fundamento, justificativa, premissa, pressuposto, pretexto, considerando, recurso. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Raciocínio: 2 raciocínio, reflexão, exposição, discurso, especulação, silogismo.
Quais argumentos usar na redação?
- Exemplificação.
- Argumentação histórica.
- Constatação.
- Comparação.
- Testemunho e argumento de autoridade.
- Argumento de comprovação ou baseado em provas concretas.
- Argumento por raciocínio lógico.
- Argumento por consenso.
Quais são os pilares da argumentação?
Deste modo, as características essenciais da argumentação jurídica são as seguintes: a) a incorporação de outros campos de saber; b) o conhecimento do outro e das circunstâncias; c) evitar pré-julgamentos e realizar justificativas razoáveis; d) organização racional de ideias e; e) persuasão.
Qual o poder da argumentação?
O poder de argumentação diz respeito ao repertório profissional para defender teses. A qualidade de um produto, a própria competência profissional e a viabilidade de um projeto são exemplos. Em todas as profissões, há espaço para bons argumentadores.
Qual a importância do planejamento escolar e suas principais funções?
São características da moral exceto?