O que é arco elétrico NR10?

Perguntado por: Alexandra Sofia de Morais  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 5/5 (31 avaliações)

O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é o resultado da passagem de uma corrente elétrica pelo ar ou por outro meio isolante — como o óleo, por exemplo.

O que é o arco elétrico?

O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é basicamente o resultado de um curto-circuito. Ou seja, é o acontecimento que surge devido a uma descarga elétrica entre dois polos, superior à resistência do ar e mantida pela formação de gases que agem como meio condutor para a corrente elétrica.

Quando pode ocorrer um arco elétrico?

O arco elétrico, que pode ser chamado de arco voltaico ou curto circuito, ocorre quando há uma ruptura dielétrica a qual produz uma descarga elétrica, rompendo a isolação feita pelo ar e conduzindo elétrons.

Quais as características do arco elétrico?

Características do arco elétrico

Geralmente assume forma de um “cordão”, que liga os polos positivos e negativos; Emana uma grande quantidade de energia, emitida em forma de luz e calor (muito calor); A temperatura que atinge é suficiente para derreter e até evaporar alguns tipos de matérias.

O que você entende por arco elétrico e quais as suas consequências?

O arco elétrico ocorre quando há uma ruptura dielétrica na qual produz uma descarga elétrica. O termo arco elétrico é o mais comum, mas ele também pode ser chamado de arco voltaico ou curto-circuito como é popularmente chamado.

NR 10 Arco Elétrico

39 questões relacionadas encontradas

Quais as consequências de um arco elétrico?

Arcos elétricos

Um arco elétrico produz calor que pode exceder a barreira de tolerância da pele e causar queimadura de segundo ou terceiro grau. O arco elétrico possui energia suficiente para queimar as roupas e provocar incêndios, emitindo vapores de material ionizado e raios ultravioletas.

Quais os riscos do arco elétrico?

A alta temperatura que pode envolver um arco elétrico é a principal causa de preocupação com esse fenômeno. ... Entretanto, além da alta temperatura, um arco elétrico apresenta outros riscos, como os vapores metálicos tóxicos, projeção de metal fundido, luz extremamente intensa e uma significativa onda de pressão.

Quais as características do arco elétrico na soldagem por eletrodo revestido e qual a temperatura de pico?

Com o deslocamento do eletrodo e por consequência do arco ao longo da soldagem, o metal de base vai fundindo-se com o do metal do eletrodo. Com temperaturas superiores a 5000º Celsius o arco elétrico funde-se ao metal base quase instantaneamente após a abertura do arco.

Quais são os fatores determinantes na formação do arco elétrico?

Nesse fenômeno existem dois fatores primordiais para que ele aconteça que é o tipo do gás e pressão no local, com isso podemos perceber logo de cara por que cada arco elétrico possui temperaturas e brilhos diferentes.

Quando é formado o arco elétrico de soldagem?

O arco de soldagem é formado quando uma corrente elétrica passa entre uma barra de metal, que é o eletrodo e que pode Acesse: http://fuvestibular.com.br/ P/ as outras apostilas de P. de Fabricação, Acesse: http://fuvestibular.com.br/telecurso-2000/apostilas/metal-mecanica/processos-de-fabricacao/apostila-1/ Page 3 163 ...

Como se forma um arco?

O arco-íris é um fenômeno formado pela decomposição da luz branca em várias cores. Essa separação das cores acontece em gotículas d'água. ... Como essa luz reflete na parede interna das gotículas d'água, para se enxergar o arco-íris, é necessário estar de costas para o Sol.

Qual temperatura pode alcançar um arco elétrico?

A temperatura no ponto de origem de um arco elétrico pode atingir até 20.000 °C, muito superior à temperatura suportada por qualquer material conhecido, quase quatro vezes maior que a temperatura do Sol.

Qual a diferença entre choque elétrico e arco elétrico?

A principal diferença entre arco elétrico e curto-circuito está na sua concepção de causa e efeito. Em vias gerais, o arco elétrico (efeito) é a resultante de um processo de curto-circuito (causa).

Como se abre o arco elétrico?

Para que esse fenômeno aconteça, é necessário que haja dois eletrodos condutivos, ou seja, dois pontos com diferença de potencial e, entre eles, um gás ou isolante que sofre uma ruptura dielétrica capaz de romper a isolação feita pelo ar, produzindo uma descarga.

Como evitar o arco elétrico?

O cinto de segurança para eletricista é específico para proteger o trabalhador do risco de choque elétrico. Vestimentas Especiais: Camisas e calças especiais contra agentes térmicos provenientes do arco elétrico. Esses são alguns EPIs que podemos utilizar para evitar os acidentes de trabalho com a eletricidade.

Quais equipamentos elétricos que tem como princípio de funcionamento o arco elétrico?

O arco elétrico, no passado conhecido como arco voltaico, é o resultado da passagem da corrente elétrica pelo ar ou outro meio isolante, como por exemplo o óleo. ... Existem vários equipamentos elétricos que tem como princípio de funcionamento o arco elétrico, como lâmpadas, fornos, velas de ignição e a máquina de solda.

O que são barreiras ou invólucros?

Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.

Quais são os meios de extinção do arco elétrico?

A extinção do arco elétrico durante a abertura rápida dos contatos é, em geral, obtida através de lâminas montadas em câmaras de extinção. Este sistema provoca o resfriamento do arco elétrico e sua consequente extinção que, por intermédio das referidas lâminas, seccionam o percurso do mesmo em pequenos segmentos.

Qual a temperatura da solda elétrica?

Por padrão, recomendamos temperatura de graus 600º a 700ºF (315,5ºC a 371,1ºC ) para solda com estanho/chumbo e 700º a 800ºF (371,1º a 426,6ºC) para solda sem chumbo.

Qual a temperatura máxima de fusão que o arco elétrico pode atingir?

✓ Temperaturas atingidas: ✓ Até 20.000°C no arco elétrico. ✓ Acima de 2000°C na poça de fusão (aços).

Quais características devem ter as fontes de energia para soldagem a arco elétrico?

A soldagem a arco exige um equipamento (fonte de energia ou máquina de soldagem) especialmente projetado para esta aplicação e capaz de fornecer tensões e corrente cujos valores se situam, em geral, entre 10 e 40V e entre 10 e 1200A, respectivamente.

Qual é o maior risco proveniente de um arco elétrico?

Perigos envolvendo arcos elétricos

Eventos envolvendo arcos elétricos podem causar acidentes fatais devido a alta liberação de calor, radiação ultravioleta, explosões, estilhaços e ondas sonoras ensurdecedoras.

Quais os principais riscos associados a uma explosão de arco voltaico?

Como falamos logo acima, as situações de arco voltaico podem representar riscos aos operadores e às pessoas envolvidas no ambiente. Em razão da grande quantidade de energia liberada e das altas temperaturas geradas pelo fenômeno, os acidentes podem, assim, resultar em queimaduras graves.

O que é análise de risco de arco?

Conforme verificamos no artigo anterior, a exposição ao risco de arco elétrico é condição intrínseca em trabalhos com circuitos energizados, tanto em baixa quanto em alta tensão, sendo a principal causa de lesões nos profissionais da área elétrica.

Artigo anterior
Qual o nome de Nossa Senhora Aparecida no candomblé?
Artigo seguinte
Qual é a idade que a criança começa a ter medo?