O que é aquaplanagem?

Perguntado por: Verónica Alice Guerreiro  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (58 avaliações)

Aquaplanagem ou hidroplanagem, também conhecido em Portugal como lençol de água, é um fenómeno que ocorre em veículos quando, ao passar sobre uma fina camada de um qualquer fluido, os pneus perdem o contato com o asfalto. Isto em geral acontece devido à impossibilidade de ocorrer a drenagem pelos sulcos dos pneus.

O que é aquaplanagem no trânsito?

A aquaplanagem ou hidroplanagem é o fenômeno que acontece quando o veículo, ao passar por uma pista molhada, perde o atrito com a pista. Nessa situação, o carro “flutua” no asfalto, fazendo com que o condutor perca o controle do veículo.

O que é aquaplanagem E o que fazer?

A aquaplanagem ocorre quando a água cria uma fina camada sobre a pista, fazendo com que os pneus percam atrito com o solo e o veículo deslize sem controle. Nem é preciso dizer que, se o motorista não reagir corretamente, pode causar um acidente grave.

Quais são as causas que provocam a aquaplanagem?

A aquaplanagem é um “fenômeno” em que o carro começa a deslizar sobre uma camada de água, perdendo o contato com o solo. Normalmente, a causa principal é o desgaste excessivo dos pneus, embora a velocidade do veículo também influencie a situação.

O que é aquaplanagem como evitar?

Evite a aquaplanagem

Ocorre quando não é possível eliminar a água entre os pneus e a pista com rapidez suficiente. Essa camada de água se acumula na frente do pneu até que a pressão do pneu exceda a pressão do pneu sobre a pista. É quando o pneu perde a aderência com a pista.

VOCÊ SABE O QUE É AQUAPLANAGEM?

36 questões relacionadas encontradas

Como agir com aquaplanagem?

Caso a aquaplanagem ocorra é importante manter a calma e estar preparado para agir de forma correta:
  1. Retire imediatamente o pé do acelerador assim que sentir que o carro já não está mais sob seu controle.
  2. Não pise no pedal do freio bruscamente.
  3. Segure firme o volante para manter as rodas retas.

Qual a combinação de fatores que podem resultar na aquaplanagem do veículo?

A aquaplanagem ocorre pela combinação dos seguintes fatores: excesso de água na pista, velocidade demasiada, pneus com profundidade de sulco insuficiente. Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve e é muito difícil controlar o veículo.

Qual a velocidade para aquaplanar?

O recomendável é não passar dos 80 km/h. Abaixo dessa velocidade é quase impossível ocorrer aquaplanagem, mesmo que a sinalização da via indique velocidade superior.

O que é aquaplanagem ou hidroplanagem?

O que é a aquaplanagem? A aquaplanagem, também chamada de hidroplanagem, é um fenômeno que pode acontecer quando o veículo passa sobre uma superfície molhada. À medida que percorre a via, o automóvel perde contato com o solo devido à existência de uma camada de água entre os pneus e a pista.

Quais são as condições adversas do condutor?

Físicas
  • Fadiga.
  • Dirigir alcoolizado, após ter utilizado um rebite, ou qualquer outra droga, mesmo que sejam remédios.
  • Sono.
  • Visão ou audição deficiente.
  • Perturbações físicas (dores ou doenças)

Como se sair de uma aquaplanagem?

Normalmente quando o veículo entra em uma aquaplanagem o instinto natural do condutor é pisar bruscamente no freio e ficar movimentando o volante. O Certo é bombear o freio (frear e soltar, frear e soltar várias vezes) e segurar firme o volante para manter as rodas retas até que os pneus retomem o contato com o solo.

O que é Hidroplanar?

substantivo feminino Pouso de um avião sobre a água; amaragem, aquaplanagem. [Por Extensão] Deslizamento de veículos sobre uma pista molhada ou com água, que resulta da falta de aderência dos pneus com o solo. Etimologia (origem da palavra hidroplanagem). Hidro + planar + agem.

O que fazer para evitar a hidroplanagem?

Aquaplanagem ou Hidroplanagem

Para evitar esta situação de perigo, você deve observar com atenção a presença de poças de água sobre a pista, mesmo não havendo chuva, e reduzir a velocidade utilizando os freios, antes de entrar na região empoçada.

Qual ocorrência de aquaplanagem é agravada quando?

Sempre respeitando os limites impostos na via. Isso porque, quanto maior a velocidade do veículo e mais profunda for a lâmina d'água maior é o risco de aquaplanagem.

Qual a velocidade para andar na chuva?

Velocidade. É muito importante que o motorista mantenha a velocidade abaixo da permitida na via, quando estiver chovendo. A velocidade permitida é pensada para a pista seca, por isso na chuva o ideal é conduzir o veículo a 10 km/h a menos que a estipulada.

O que fazer se o carro rodar na pista?

O que fazer quando o carro derrapar?
  1. Reduzir a velocidade. Para recuperar o controle da direção quando o carro derrapar, a primeira ação recomendada a se fazer é reduzir a velocidade. ...
  2. Manter as mãos ao voltante quando o carro derrapar. ...
  3. Dirija para onde você quer ir.

Para que não ocorre a aquaplanagem ao passar sobre poças dágua?

O que fazer para evitar a aquaplanagem

Não ande em velocidades muito altas! Essa é a principal dica para evitar que aconteça a aquaplanagem, mesmo com pneus em ótimas condições, pois quanto maior a velocidade do carro e mais profunda for a poça de água, a chance de acontecer aumenta.

Qual apresenta fatores que integram o que se conhece como condição adversa de via?

Conhecer as Condições Adversas Condições Adversas são fatores ou combinações de fatores que contribuem para aumentar as situações de risco no trânsito, podendo comprometer a segurança. ... * Trânsito –trânsito lento ou congestionado, tráfego intenso de veículos pesados. * Veículo – falta de manutenção.

Quanto a hidroplanagem quais as atitudes que o motorista defensivo deve tomar para Precaver-se?

Analise as afirmativas em relação à hidroplanagem e às atitudes que o motorista defensivo deve tomar para se precaver. I- Em dias de chuva, reduzir a velocidade. II- Identificar o tipo de pista e adaptar a velocidade à mesma. III- Fazer a calibragem correta dos pneus.

Em que situação o trânsito sobre passeio é permitido?

O Código de Trânsito Brasileiro - CTB, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, autoriza o trânsito de veículos o sobre os passeios e calçadas, somente para que estes adentrem ou saiam dos imóveis e das áreas especiais de estacionamento (artigo 29, inciso V).

O que é atos de Impericia do condutor?

Já a imperícia ocorre quando o condutor não possui habilidade ou conhecimento técnico o suficiente para realizar certa atividade. Exemplos mais comuns: não conseguir sair de uma situação de perigo e demorar para realizar manobras, como a baliza.

Qual é o dever de todo condutor de veículo?

É dever de todo condutor de veículo: I - Dirigir com a atenção e os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. ... III - Guardar distância de segurança entre o veículo que dirige e o que segue imediatamente à sua frente.

Quais são os tipos de condições adversas?

Quais São os Tipos de Condições Adversas?
  • Condição Adversa de Luz. O primeiro caso é o da condição adversa de luz. ...
  • Condição Adversa de Tempo. ...
  • Condições Adversas das Vias. ...
  • Condição Adversa de Trânsito. ...
  • Nas Cidades (Vias Urbanas) ...
  • Nas Estradas e Rodovias (Vias Rurais) ...
  • Condição Adversa de Veículo. ...
  • Condição Adversa do Condutor.

Quais são as condições adversas do tempo?

As condições adversas de tempo são fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior, a possibilidade de um acidente de trânsito. Chuva, vento, geadas, granizo, neblina reduzem a visibilidade da via e do veículo, além de dificultar a capacidade de sermos vistos.

Quais são as 6 condições adversas?

São um conjunto de circunstâncias perigosas ou inesperadas que oferecem risco de acidentes durante a viagem. Tais fatores são classificados em seis tipos: iluminação; tempo; via; trânsito; veículo; e condutor.

Artigo anterior
Como por presets no lightroom?
Artigo seguinte
O que é autonomia no aprendizado?