O que é aprendizagem significativa segundo Piaget?

Perguntado por: Flávio Wilson Faria de Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (42 avaliações)

A aprendizagem significativa em uma ótica piagetiana
A assimilação designa o fato de que é do sujeito a iniciativa na interação com o meio. Ele constrói esquemas mentais de assimilação para abordar a realidade. Todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem à realidade supõe um esquema de assimilação.

O que é uma aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

O que é afinal aprendizagem significativa resumo?

A Aprendizagem Significativa é uma teoria que integra, socializa e dinamiza a aprendizagem mediante o conhecimento prévio do aluno ao mais elaborado e sistematizado. Por meio de uma prática educativa significativa pode se alcançar um ensino transformador na reciprocidade na relação entre professor e aluno.

O que é aprendizagem significativa exemplos?

Um exemplo de aprendizagem significativa para o ensino superior é a ferramenta dos mapas mentais. Trata-se de uma representação visual dos conceitos em forma de proposições, com a junção de termos conceituais para que se estabeleçam significados aos ouvintes.

Quais são as características da aprendizagem significativa?

As principais características da aprendizagem significativa são a não arbitrariedade e a substantividade, também chamada de não literal. A combinação desses dois aspectos é o que possibilita esse processo. O fator de não arbitrariedade aponta que não há uma relação imperativa entre os conhecimentos novos e os prévios.

A Teoria da aprendizagem de Piaget (resumo)

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de aprendizagem significativa?

Existem três tipos de aprendizagem significativa que são aprendizagem representacional, conceitual e proposicional.

Qual a importância aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa é aquela em que o professor tem um papel de mediador, sempre se utilizando do conhecimento prévio do aluno para a aquisição de novos conhecimentos. Nesse processo os conhecimentos já existentes adquirem novos significados o que torna a aprendizagem relevante e permanente.

Como se dá o processo de aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa é possível, por meio do diálogo entre professor e alunos e entre os próprios alunos, ajudando-os a fazer conexões entre conceitos não bem interconectados. No entanto, isso ocorre em salas com menor número de alunos.

Como aplicar aprendizagem significativa?

Uma excelente ferramenta para proporcionar uma aprendizagem significativa são os mapas conceituais, ou mapas mentais, que consistem em uma representação visual de relações significativas de conceitos em forma de proposições, unindo dois ou mais termos conceituais para estabelecerem um significado.

Como trabalhar com aprendizagem significativa?

7 dicas para facilitar a aprendizagem significativa
  1. 1 – Comece a aula contextualizando o novo conteúdo. ...
  2. 2 – Converse sobre as experiências dos alunos. ...
  3. 3 – Conheça o sentido que o aluno construiu. ...
  4. 4 – Apresente o conceito na prática. ...
  5. 5 – Diversifique os exemplos.

O que é afinal aprendizagem significativa Marco Antônio Moreira?

Aprendizagem significativa é aquela em que ideias expressas simbolicamente interagem de maneira substantiva e não-arbitrária com aquilo que o aprendiz já sabe.

O que é aprendizagem significativa para David Ausubel?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação se relaciona a um conhecimento prévio de maneira substancial e não arbitrária. Ausubel chama de conceito subsunçor o que podemos entender como conhecimento prévio.

O que é aprendizagem significativa PDF?

Diante o exposto, a Aprendizagem Significativa é um processo de ensino-aprendizagem, em que o aluno como ser biopsicos- social e participante deste processo, apresenta motivação de aprender, assim, compreende, reflete e atribui novos conceitos, partindo de conhecimentos e experiências prévias, modificando os ...

O que é aprendizagem significativa para o professor?

A aprendizagem significativa é um processo em que há a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, de maneira não literal e não arbitrária. O conteúdo que será aprendido ganha significado para o estudante graças ao conhecimento que ele já possui, chamado de subsunçor ou ideia-âncora por Ausubel.

Qual a importância da aprendizagem significativa para criança?

A criança é um ser em processo de transformação humanizada, por isso, se faz necessário desenvolver atividades pedagógicas significativas que auxiliem na criatividade, pois é sabido por vários teóricos da área, que o processo necessário no desenvolvimento da imaginação faz parte de uma gama de interações com o que a ...

O que nós professores podemos fazer para que o aluno tenha uma aprendizagem significativa?

Procure novas formas de desafiar os alunos!

O nosso principal papel como professores na promoção de uma aprendizagem significativa é desafiar os conceitos já aprendidos, para que eles se reconstruam mais ampliados e consistentes, tornando-se, assim, mais inclusivos em relação a novos conceitos.

Qual a importância da aprendizagem significativa para um estudante tão aberto ao novo?

Além disso, a aprendizagem significativa possibilita que os alunos aprendam de diferentes formas, apliquem distintos tipos de inteligência, e se expressem de variados modos. Isso oferece maior liberdade, independência e autonomia para que os alunos realmente aprendam da melhor forma para cada um.

Qual é a concepção de aprendizagem segundo Bruner?

Bruner acredita que a aprendizagem é um processo que ocorre internamente e não como um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende. A teoria de Bruner privilegia a curiosidade do aluno e o papel do professor como instigador dessa curiosidade, daí ser chamada de teoria da descoberta.

Quais os tipos de aprendizagem que existem Segundo Ausubel e caracterize as?

Segundo Ausubel, a aprendizagem significativa pode ocorrer por recepção ou por descoberta. Na aprendizagem receptiva, a informação é apresentada ao aluno em sua forma final; já na aprendizagem por descoberta, o conteúdo a ser aprendido necessita ser descoberto pelo aluno.

Quantos e quais são os conceitos de aprendizagem?

A aprendizagem compreende três tipos de domínios: o domínio psicomotor, domínio cognitivo e o domínio afetivo. Os quais são seus objetivos.

Quais são os elementos constitutivos fundamentais propostos pela teoria da aprendizagem significativa?

Por fim, aponta-se que para o aluno aprenda de forma significativa, é preciso considerar três exigências que são elementos constitutivos fundamentais propostos pela Teoria da Aprendizagem Significativa: os conhecimentos prévios do aluno; material potencialmente significativo; e predisposição do aluno para aprender o ...

Quais os principais conceitos desenvolvidos por Ausubel?

Ausubel baseia-se na premissa de que existe uma estrutura na qual organização e integração de aprendizagem se processam. Para ele, o fator que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe ou o que pode funcionar como ponto de ancoragem para as novas ideias.

Quais são os papéis da educação e do professor na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel?

O papel do professor na aprendizagem significativa

Um grande destaque da teoria de Ausubel é a forma como ele redefine o papel do professor. Ao pensarmos na aprendizagem mecânica e behaviorista, o educador era detentor de todo o conhecimento, tendo como atuação apenas transmitir isso aos alunos.

O que é aprendizagem significativa Scielo?

Rev Bras Enferm Considera-se que a aprendizagem é significativa quando uma nova informação adquire significado para o aluno através da ancoragem desta em aspectos relevantes de sua estrutura cognitiva preexistente. Caracteriza-se pela interação entre o novo conhecimento e o prévio (c).

Como conduzir a aprendizagem dos alunos?

Boa leitura!
  1. Apresentar os conteúdos de forma visual. Os estudantes aprendem de maneira mais produtiva quando há uma organização dos conteúdos. ...
  2. Misturar atividades online e offline. ...
  3. Estimular os questionamentos e o trabalho em equipe. ...
  4. Criar momentos únicos. ...
  5. Dar feedback e usar o reforço positivo.

Artigo anterior
Qual a diferença entre couro sintético e courino?
Artigo seguinte
Qual é o oposto de ídolo?