O que é aprendizagem significativa para David Ausubel?
Perguntado por: Mateus Fonseca de Cardoso | Última atualização: 7. November 2024Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)
Para Ausubel, quando alguém atribui significados a um conhecimento a partir da interação com seus conhecimentos prévios, estabelece a aprendizagem significativa, independentemente de esses significados serem aceitos no contexto do sujeito.
O que é aprendizagem significativa para Ausubel?
Ausubel entende a aprendizagem como a ampliação ou reorganização da estrutura cognitiva por meio de novas ideias. Ele compreende a mente humana como uma estrutura extremamente organizada e hierarquizada, onde as ideias mais específicas são relacionadas a conceitos mais gerais.
O que é afinal aprendizagem significativa?
A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
O que diz a teoria de Ausubel?
A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.
Quais são os principais pontos de aprendizagem significativa?
Condições para a aprendizagem significativa
tenha significado lógico (isto é, seja relacionável de maneira não-arbitrária e não-literal a uma estrutura cognitiva apropriada e relevante) e 2) que o aprendiz tenha em sua estrutura cognitiva idéias-âncora relevantes com as quais esse material possa ser relacionado.
A Aprendizagem Significativa de David Ausubel | Pedagogia para Concurso
Quais são os três tipos de aprendizagem baseada na teoria de Ausubel?
Ausubel (2003) identifica três tipos de conhecimento significativo: Representacional, Conceitual e Proposicional.
Quais são os três tipos de aprendizagem significativa?
- Aprendizagem representacional.
- Aprendizagem conceitual.
- Aprendizagem proposicional.
- Aprendizagem subordinada.
- Aprendizagem superordenada.
- Aprendizagem combinatória.
- As relações são o foco.
- Modos tradicionais de ensino não se adaptam.
Como Ausubel chama a etapa inicial de aprendizagem?
Essa mudança progressiva vai tornando um subsunçor mais elaborado, mais diferenciado, capaz de servir de âncora para a aquisição de novos conhecimentos, processo este que Ausubel chama de diferenciação progressiva.
Como citar David Ausubel?
AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Portugal: Paralelo Editora, 2003.
Quais as principais contribuições de Ausubel para a educação?
Ausubel, em toda a sua obra, constantemente, assinala o papel dos conceitos super-ordenados e subordinados na aprendizagem significativa. O que até aqui foi exposto permite que se tirem algumas conclusões que possibilitem iluminar melhor o ato de ensinar e que se apontem também caminhos a seguir em futuras pesquisas.
Quais os principais pontos da aprendizagem significativa de Ausubel?
Ausubel identificou duas condições básicas para a aprendizagem significativa: o objeto de aprendizagem deve ser potencialmente significativo e o aprendiz deve estar predisposto a aprender.
Qual a importância de uma aprendizagem significativa?
A aprendizagem significativa enfoca a compreensão profunda dos conceitos, em vez de apenas memorização. Isso resulta em uma retenção mais duradoura do conhecimento, pois os alunos conseguem conectar os novos conteúdos com seus conhecimentos prévios, tornando a aprendizagem mais sólida.
Como promover a aprendizagem significativa?
- Mobilizar os alunos. Segundo Ausubel, existem duas condições para que a aprendizagem significativa aconteça. ...
- Utilizar materiais potencialmente significativos. ...
- Realizar avaliações formativas. ...
- Adotar metodologias ativas de aprendizagem. ...
- Repensar a postura do professor.
O que Paulo Freire fala sobre aprendizagem significativa?
Paulo Freire (1987) traz como referência a aprendizagem significativa no sentindo de proporcionar ao/à aluno/a uma educação libertadora, na qual possam participar de todo o processo da aprendizagem, não se restringindo ao que é delimitado no ensino mecânico que, por sua vez, não traz uma educação ativa tampouco forma ...
O que é aprendizagem significativa para Piaget?
A aprendizagem significativa em uma ótica piagetiana
Os conceitos-chave da teoria de Piaget (1971, 1973, 1977) são assimilação, acomodação, adaptação e equilibração. A assimilação designa o fato de que é do sujeito a iniciativa na interação com o meio.
Qual a importância da aprendizagem significativa na educação infantil?
Por que utilizar Aprendizagem Significativa? A geração atual, desde a sua primeira infância já exige abordagens mais atrativas para o seu processo de ensino aprendizagem e por isso contar com uma metodologia que faça sentido e que leve significado até as crianças é de extrema relevância.
O que é o conceito de aprendizagem?
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
O que é aprendizagem significativa e mecânica?
A aprendizagem mecânica é o modelo em que o professor apenas apresenta o conteúdo para o estudante, que o recebe de forma passiva. Já a significativa considera o conhecimento prévio do estudante para propor o entendimento dos conteúdos.
Como podemos definir a forma de aprendizagem ativa?
Aprendizagem ativa é um termo técnico para um conjunto de práticas pedagógicas que abordam a questão da aprendizagem pelos alunos sob uma perspectiva diferente das técnicas clássicas de aprendizagem, tais como aulas discursivas, onde espera-se que o professor "ensine" e o aluno "aprenda".
Como promover a aprendizagem significativa em sala de aula?
- 1 – Comece a aula contextualizando o novo conteúdo. ...
- 2 – Converse sobre as experiências dos alunos. ...
- 3 – Conheça o sentido que o aluno construiu. ...
- 4 – Apresente o conceito na prática. ...
- 5 – Diversifique os exemplos.
Quais são as cinco etapas da aprendizagem?
- Compreender;
- Reter;
- Praticar;
- Disseminar;
- Criar;
Quais são os estágios da aprendizagem?
- Estágio 1: Inconsciente e incompetente.
- Estágio 2: Consciente, mas incompetente.
- Estágio 3: Consciente e competente.
- Estágio 4: Inconsciente e competente.
Qual é o papel do professor na aprendizagem significativa?
Ele tem a missão de criar um ambiente propício à aprendizagem. O professor é orientador, organizador e acima de tudo motivador. * A presente dica é parte integrante do curso Aprendizagem Significativa, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Qual o papel do aluno na aprendizagem significativa?
Na aprendizagem significativa, o aluno precisa atuar ativamente para descobrir e estabelecer significado ao conhecimento. Isso faz com que o estudante saia da zona da passividade, muito vista nos métodos antigos de ensino-aprendizagem nos quais o professor detém todo o conhecimento na sala de aula.
Como surgiu a teoria da aprendizagem significativa?
Aprendizagem significativa é uma teoria desenvolvido pelo psicólogo norte americano David Ausubel na década de 60, no auge da linha comportamentalista de Skinner baseado no reforço e no comportamento observável do sujeito, foi neste contexto em que Ausubel começou a desenvolver e apresentar sua pesquisa sobre a ...
O que substitui o pão na dieta?
Como saber o valor da minha causa na Justiça?