O que é apoio matricial e equipe de referência?
Perguntado por: Nuno Sandro Gaspar de Moreira | Última atualização: 21. März 2025Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)
O apoio matricial é um arranjo na organização dos serviços que complementa as equipes de referência. Já que a equipe de referência é A responsável pelos SEUS pacientes, ela geralmente não os encaminha, ela pede apoio.
Qual o papel da equipe de referência?
A equipe de referência é um rearranjo organizacional que busca deslocar o poder das profissões e corporações de especialistas, reforçando o poder de gestão da equipe interdisciplinar. Procura fazer coincidir a unidade de gestão que compõe as organizações de saúde com a unidade de produção interdisciplinar.
São exemplos de ações de apoio matricial?
São exemplos de ações de apoio matricial: discussão de casos, atendimentos compartilhados (NASF + ESF vinculada), atendimentos individuais do profissional do NASF precedida ou seguida de discussão com a ESF, construção conjunta de projetos terapêuticos, ações de educação permanente, intervenções no território e na ...
O que é o Apoio Matricial do NASF?
O Apoio Matricial é a principal ferramenta tecnológica no trabalho do NASF por apresentar tanto ações assistenciais diretas quanto ações técnico-pedagógicas, como a elaboração de materiais de apoio, a discussão de casos, os atendimentos conjuntos, dentre outros.
Qual é o principal instrumento do apoio matricial na Atenção Primária?
Interconsulta é o principal instrumento do apoio matricial na atenção primária sendo, por definição, uma prática interdisciplinar para a construção do modelo integral do cuidado.
Apoio Matricial ( Matriciamento ) e NASF-AB SUS Atenção Básica
O que é uma equipe de referência?
A equipe de referência contribui para tentar resolver ou minimizar a falta de definição de responsabilidades, de vínculo terapêutico e de integralidade na atenção à saúde, oferecendo um tratamento digno, respeitoso, com qualidade, acolhimento e vínculo.
Quem faz parte do apoio matricial?
Podem ser de coordenação conjunta (por exemplo, fisioterapeuta e técnico de enfermagem coordenando um grupo de postura corporal) ou, de coordenação do profissional do NASF ou da equipe de SF contando com a participação ocasional de outros profissionais da ABS/APS.
O que é o Matriciamento na atenção básica?
O matriciamento visa transformar a lógica tradicional dos sistemas de saúde: encaminhamentos, referências e contrarreferências, protocolos e centros de regulação, por meio de ações mais horizontais que integrem os componentes e seus saberes nos diferentes níveis de assistência (CHIAVERINI, 2011).
Qual é o principal objetivo do Matriciamento?
No que diz respeito à saúde mental, o matriciamento tem como principal função propiciar às equipes de referência da atenção primária uma retaguarda especializada mediante o estabelecimento de vínculos interpessoais e a oferta de suporte institucional e apoio técnico-pedagógico para a construção coletiva de projetos ...
O que é Matriciamento exemplos?
De maneira simples, o matriciamento pode ser definido como um modo de produzir saúde em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada, com o fim último de tratar das dificuldades de uma pessoa por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.
Qual a diferença entre o NASF e ESF?
NASF são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção primária para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.
Quais atividades podem ser desenvolvidas pelo NASF?
São exemplos de ações de apoio desenvolvidas pelos profissionais dos NASF: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de ...
Quais são os 7 componentes da RAPS?
A RAPS é formada pelos seguintes pontos de atenção: Unidade Básica de Saúde/Estratégia de Saúde da Família (UBS/ESF), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Acolhimento (UA), Serviços Residências Terapêuticos (SRT), Programa de Volta para Casa (PVC), Unidades de Pronto Atendimento (UA), SAMU, Hospitais ...
Quais são os profissionais que compõem a equipe de referência do Creas?
Compõem obrigatoriamente as equipes de referência: I - da Proteção Social Básica: Assistente Social; Psicólogo. II - da Proteção Social Especial de Média Complexidade : Assistente Social; Psicólogo; Advogado. III - da Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Assistente Social; Psicólogo. Art.
Quais são os profissionais que compõem a equipe de referência do CRAS?
- 2 técnicos(as) de nível médio;
- 2 técnicos(as) com nível superior, sendo: um(a) assistente social e, de preferência, um(a) psicólogo(a);
- 1 coordenador(a) com nível superior com experiência em gestão socioassistencial.
O que é NASF na saúde pública?
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado em 2008 pela Portaria GM/ MS nº 154 de 24 de junho de 2008 (revogada pela Portaria GM/ MS nº 2.488 de 21 de outubro de 2011), com o objetivo de aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população.
Quem faz Matriciamento?
Visando uma maior resolubilidade e abrangência no cuidado em atenção básica, a equipe de Apoio Matricial ou Matriciamento em Saúde Mental, formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, enfermeiro de saúde mental, tem por objetivo capacitar em saúde mental a nível técnico, ...
Qual o papel da equipe Matricial em saúde mental?
O Apoio Matricial é uma ferramenta estratégica da Política de Saúde Mental para garantir o princípio da integralidade das ações em saúde. Ele se dá a partir da oferta de saberes-fazeres técnicos especializados às equipes da Atenção Básica, a fim de que possam incluir as demandas de saúde mental em suas ações.
Quais estratégias que a equipe de saúde mental poderá utilizar para oferecer o apoio matricial a equipe da ESF?
No caso do apoio matricial em saúde mental, as equipes do NASF devem prestar suporte aos casos de pessoas com transtorno mental, elaborar estratégias dirigidas a grupos vulneráveis para melhoria do cuidado, evitar ações que promovam a medicalização e psiquiatrização, difundir o modelo não manicomial de cuidado, ...
O que é Matriciamento familiar?
Na avaliação dos familiares, o matriciamento oferece retaguarda assistencial e suporte técnico às equipes da Estratégia de Saúde, facilitando o cuidado clínico e a identificação das necessidades do usuário e sua família.
O que é Matriciamento em saúde do trabalhador?
O Matriciamento em Saúde do Trabalhador deve abordar questões relativas ao adoecimento causado pelas condições de trabalho, prevenção de doenças e acidentes de trabalho, e promoção de saúde nos ambientes de trabalho.
Quais são os pilares da ação terapêutica?
São eles: o Acolhimento, a Escuta, o Suporte e o Esclarecimento. Figura 01: Quatro pilares da Ação Terapêutica.
Quais são os tipos de Acolhimento na Atenção Básica?
São diversas as formas de realização, que podem incluir: a equipe de referência do usuário, a equipe de acolhimento do dia, o acolhimento coletivo, entre outras modelagens.
Como elaborar um projeto terapêutico singular?
COMO FAZER: O PTS desenvolve-se em quatro movimentos: diagnóstico, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação. Estes movimentos não são sequenciais e pode haver necessidade de serem revistos ou repetidos.
Como fazer pts saúde mental?
Para realizar a análise dos PTS optou-se por utilizar como referência conceitual as etapas (momentos) preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) para elaboração de um PTS: Etapa 1 - Diagnóstico e análise; Etapa 2 - Definição de ações e metas; Etapa 3 - Divisão de responsabilidades e Etapa 4 - Reavaliação.
Quais são os limites do direito à liberdade de expressão?
Qual a importância do tratamento da água que bebemos?