O que é anemia megaloblástica?

Perguntado por: Leandro Moreira de Barros  |  Última atualização: 19. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

Anemias Megaloblásticas são anemias causadas por uma série de distúrbios provocados pela síntese comprometida do DNA. A divisão celular é lenta, porém o desenvolvimento citoplasmático progride normalmente, de modo que células megaloblásticas tendem a ser grandes, com uma proporção aumentada de RNA em relação ao DNA.

Quais são os sintomas da anemia megaloblástica?

Assim como ocorre com outros tipos de anemia, na anemia megaloblástica os principais sinais e sintomas são:
  • Perda de apetite e de peso;
  • Fraqueza e cansaço;
  • Coração acelerado;
  • Dor abdominal, enjoo e diarreia;
  • Alterações da pele e do cabelo;
  • Boca e língua mais sensíveis;
  • Dormência nos dedos;

Como identificar anemia megaloblástica no hemograma?

Através do hemograma e esfregaço periférico, que podem mostrar anemia macrocítica com anisocitose e poiquilocitose, grandes eritrócitos ovais (macro-ovalócitos), neutrófilos hipersegmentados e reticulocitopenia,é feito o diagnóstico.

Qual Exame confirma anemia megaloblástica?

Hemograma

O hemograma é o principal exame realizado para diagnosticar a anemia, sendo principalmente observado os níveis de hemoglobina.

Qual exame que mostra anemia?

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

ANEMIA MEGALOBLÁSTICA - HEMATOLOGIA (ESTUDO DAS ANEMIAS)

32 questões relacionadas encontradas

Como identificar anemia Macrocitica?

A anemia macrocítica é caracterizada pela existência de glóbulos vermelhos com um tamanho maior que o normal. É, geralmente, causada por uma carência de vitamina B12 ou B9 (ácido fólico) no sangue e pode ter origem noutras patologias como, por exemplo, anemia perniciosa (doença auto-imune com gastrite atrófica).

Quais são as causas da anemia megaloblástica?

As causas mais comuns da anemia macrocítica megaloblástica são deficiência ou utilização defeituosa de vitamina B12 ou folato. Fazer hemograma completo, contagem de hemácias, contagem de reticulócitos e esfregaço de sangue periférico.

Como as anemias podem ser classificadas?

Morfologicamente para fins de diagnóstico laboratorial podemos classificar as anemias em normocíticas e normocrômicas, microcíticas e hipocrômicas, e em macrocíticas.

Qual a relação da gastrectomia com anemia megaloblástica?

Face as complicações, a anemia megaloblástica é um acontecimento previsto em pacientes que realizam a gastrectomia, devido à retirada da mucosa gástrica, não produzindo mais o FI e conseqüentemente ocasionando em uma carência da vitamina B12 devido à falha na sua absorção pela retirada da mucosa gástrica.

Como identificar anemia ferropriva no hemograma?

O diagnóstico da anemia ferropriva é feito por meio do hemograma, em que se observa principalmente a quantidade de hemoglobina e os valores de RDW, VCM e HCM, que são índices presentes no hemograma, além da dosagem de ferro sérico, ferritina, transferrina e saturação da transferrina.

Quais os achados no hemograma para o diagnóstico da anemia por deficiência de ácido fólico?

No exame físico o achado mais característico é a palidez mucocutânea. A investigação laboratorial inicial consiste na realização dos seguintes exames: • Hematócrito, hemoglobina e contagem de eritrócitos para avaliar o grau de anemia.

Como detectar anemia Hemolitica?

Para o diagnóstico da anemia hemolítica autoimune, os exames que o médico solicitará incluem:
  1. Hemograma, para identificar a anemia e observar a sua gravidade;
  2. Testes imunológicos, como o teste de Coombs direto, que evidencia a presença de anticorpos ligados à superfície das hemácias.

O que pode causar a anemia perniciosa?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica causada pela falta da vitamina B12 (ou cobalamina) no organismo. A anemia perniciosa faz parte do grande grupo de anemias megaloblásticas que são causadas pela deficiência da vitamina B12 no organismo.

Quais nutrientes causam a anemia ferropriva e a anemia megaloblástica especificamente quais os sintomas delas?

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).

O que caracteriza anemia ferropriva?

A anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro e é a mais comum de todas as anemias. Os sintomas são típicos e incluem palidez, cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia.

Quais os tipos de anemias e suas diferenças?

anemia normocítica: hemácias com tamanho normais. Esse tipo acontece quando há perda sanguínea repentina, em acidentes ou cirurgias, por exemplo, mas pode ocorrer também em casos de carência crônica de ferro; anemia microcítica: os glóbulos vermelhos têm dimensões menores do que o normal.

Quais os tipos de anemia mais grave?

Os principais tipos de anemias macrocíticas são:
  • Anemia megaloblástica. ...
  • Anemia de Fanconi. ...
  • Anemia perniciosa. ...
  • Anemia ferropriva. ...
  • Talassemia. ...
  • Anemia hemolítica. ...
  • Anemia falciforme. ...
  • Anemia aplástica.

Quais os sintomas da anemia Microcitica?

Este tipo de anemia acontece devido a alterações na produção de hemoglobina, o que faz com que exista menos quantidade de oxigênio chegando em todas as partes do corpo, resultando em sintomas como fadiga, pele pálida, falta de apetite e irritabilidade.

O que é anemia megaloblástica ou perniciosa?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia macrocítica. Às vezes, também é chamada de anemia megaloblástica por causa do tamanho anormalmente grande dos glóbulos vermelhos produzidos. A anemia perniciosa não é o único tipo de anemia macrocítica.

Como melhorar a anemia perniciosa?

O tratamento da anemia perniciosa pode ser feita com injeções de vitamina B12 contendo 50 - 1000µg ou via oral de comprimido contendo 1000µg de vitamina de acordo com a recomendação médica. Além disso, pode ser recomendado o uso de ácido fólico para prevenir consequências neuronais.

O que comer para anemia perniciosa?

Para evitar a anemia perniciosa, o mais importante é manter uma alimentação rica em vitamina B12. As principais fontes são os produtos de origem animal: carnes vermelhas, aves, peixes, ovos, leites e derivados - que devem ser incorporados à rotina de alimentação.

Como identificar anemia no hemograma infantil?

Para que o diagnóstico da anemia infantil seja feito, o médico solicitará um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Caso os valores apresentados pelo hemograma sejam muito baixos, geralmente abaixo de 12 g/dl, a anemia é confirmada.

Qual o melhor exame para detectar apendicite?

Apesar do diagnóstico de apendicite aguda ser eminentemente clínico, dois exames laboratoriais podem auxiliar na investigação: hemograma e urina tipo I (ou sumário de urina).

Qual exame detecta Covid?

Para realizar o exame é coletada uma amostra por swab de nasofaringe, mesma técnica utilizada para realizar o exame de RT-PCR. Nenhum preparo prévio é necessário, apenas recomenda-se que o paciente apresente resultado positivo da COVID-19 há menos de 10 dias.

Artigo anterior
O que é um plano de contingência de uma empresa?
Artigo seguinte
Quais são as preposições mais comuns?