O que é anemia de preto?

Perguntado por: Erica Miriam Garcia Andrade  |  Última atualização: 17. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos. A anemia falciforme é causada por uma mutação genética que provoca a deformação dos glóbulos vermelhos.

É grave anemia falciforme?

É uma complicação da doença que envolve risco de vida e exige tratamento emergencial. Diagnóstico: A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina.

O que a anemia falciforme causa na pessoa?

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Eles perdem a forma de disco, ficando enrijecidos e deformados, tomando a forma de foice - daí vem o nome da doença.

Qual é o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Hemácia falciforme

A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

Quais os fatores de risco da anemia falciforme?

Para ter a doença, as pessoas precisam receber o gene anormal de sua mãe e de seu pai. O gene anormal passado por apenas um dos pais é chamado de “traço falciforme”. Pessoas com traço falciforme normalmente não têm qualquer um dos sintomas da anemia falciforme.

Anemia Falciforme

34 questões relacionadas encontradas

Quem tem anemia falciforme corre risco de vida?

Crise de células falciformes

A síndrome torácica aguda pode ser fatal. Em crianças, pode ocorrer sequestro agudo de células falciformes no baço (crise de sequestro) causando aumento do baço e piorando a anemia. O sequestro hepático (fígado) agudo é menos comum e pode ocorrer em qualquer idade.

O que uma pessoa com anemia falciforme não pode fazer?

É essencial ainda evitar exercícios extenuantes em altitudes elevadas, onde o ar é mais rarefeito, uma vez que isso pode aumentar o risco de “falcização” dos glóbulos vermelhos (que é a mudança da forma normal da hemácia para a forma de foice) e causar dores intensas - alerta o especialista.

Qual o tipo de anemia falciforme mais grave?

Quando uma pessoa tem dois genes de hemoglobina S (Hemoglobina SS), a doença é chamada de Anemia Falciforme (AF). Este é o tipo mais comum e, geralmente, o mais grave.

Quando a anemia falciforme mata?

O traço falciforme não causa crises dolorosas, mas, em casos raros, as pessoas podem morrer subitamente enquanto fazem exercícios muito extenuantes que causam desidratação intensa. Esses pacientes correm mais risco de doença renal crônica e embolia pulmonar. Em casos raros, elas podem observar sangue na urina.

Como é a dor da anemia falciforme?

Correspondem à principal causa de internação nos pacientes adultos de anemia falciforme. A dor atinge com maior frequência os ossos e as articulações, mas pode se manifestar em qualquer parte do corpo. O paciente pode sentir dores intensas nos ombros, quadris, joelhos, tornozelos e no abdome.

O que uma pessoa com anemia falciforme não pode comer?

Evitar misturar alimentos ácidos - com vitamina C como: laranjas, limão, ananás, kiwi, com alimentos ricos em ferro, uma vez que a sua combinação aumenta a absorção do ferro no organismo. A Anemia Falciforme é uma doença que afeta os glóbulos vermelhos do sangue.

Como se pega anemia falciforme?

É uma doença genética e hereditária, o gene alterado pode ser transmitido pelo pai ou pela mãe. A principal característica da anemia falciforme é um grupo de distúrbios que faz com que os glóbulos vermelhos do sangue fiquem deformados.

Qual órgão a anemia afeta?

No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.

Quem tem anemia falciforme pode ter leucemia?

Você já ouviu falar que uma anemia mal curada pode evoluir para leucemia? Esse mito não obedece à lógica científica, pois anemia e leucemia são doenças diferentes, que não exercem influência uma sobre a outra.

Que tem anemia falciforme pode ter filhos?

A doença falciforme não é contraindicação para gravidez. As pacientes que dese jarem utilizar métodos de contracepção devem ser orientadas pelo ginecologista. Reco mendase o uso de acetato de medroxiprogesterona 150MgIM com intervalos de três em três meses ou anticoncepcional oral com progestágeno contínuo.

Quem tem anemia falciforme têm direito a aposentadoria?

Pessoas com doença falciforme podem ter direito a benefícios previdenciários, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) e a Aposentadoria por Invalidez.

Qual é o tratamento da anemia falciforme?

Além do controle do ferro, a médica da Fundação Hemominas explica que pessoas com doença falciforme devem fazer a suplementação contínua do ácido fólico, conhecido também como vitamina B9 ou vitamina M: “O ácido fólico age na construção das células do sangue.

Qual o nome do exame que detecta anemia falciforme?

Podemos, também, herdar a hemoglobina S, responsável pelo traço falcêmico. Ao nascimento, através do teste do pezinho. Com o diagnóstico precoce podemos evitar as complicações mais graves da doença, que podem ser fatais. No caso do traço, o diagnóstico precoce visa detectar a existência da hemoglobina S na família.

Qual o medicamento mais indicado para anemia falciforme?

Além da terapia com hidroxiureia, o PCDT também recomenda o tratamento profilático com fenoximetilpenicilina potássica, benzilpenicilina benzatina ou eritromicina para prevenção de infecções bacterianas13.

Quais os sintomas de quem tem traços de anemia falciforme?

Além disso, pessoas com anemia falciforme sempre apresentam algum grau de anemia (que geralmente causa fadiga, fraqueza e palidez, entre outros sintomas) e podem ter icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos).

Qual é a diferença entre anemia e anemia falciforme?

Fabiana explicou que a anemia ferropriva e a falciforme são diferentes, já que a ferropriva precisa da absorção do ferro e na falciforme a pessoa já nasce com essa predisposição. Os alimentos ricos em acido fólico como peixes, abacaxi, aveia São muito importantes.

Quando internar paciente com anemia falciforme?

6 – Aqueles pacientes que apresentam fatores de risco ou aqueles em que a dor não melhora após 8 horas da instalação da terapia deverão ser internados e tratados de acordo com protocolo.

Qual a diferença entre doença falciforme é anemia falciforme?

Todas as condições geradas pela Presença da Hemoglobina S são conhecidas como Doença Falciforme, e somente a presença de dois genes para HbS é chamada de Anemia Falciforme.

Qual é o pior tipo de anemia?

HEMOLÍTICA. Este tipo de anemia é caracterizada pela destruição muito rápida das hemácias. Pode ser devido a uma reação do sistema imunológico, à presença de toxinas no sangue, infecções ou ser congênita (anemia falciforme, talassemia, etc.).

Qual o pior estágio da anemia?

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

Artigo anterior
Como é a pena de morte no Japão?
Artigo seguinte
Qual o horário que gasta menos energia?