O que é análise longitudinal?

Perguntado por: Ricardo Martinho de Valente  |  Última atualização: 14. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (61 avaliações)

Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais ao longo de um longo período de tempo - frequentemente vários anos. Os estudos longitudinais são muito usados na Psicologia, Medicina, e também na Economia e Sociologia.

O que significa um estudo longitudinal?

A investigação longitudinal é um estudo observacional que coleta dados qualitativos e quantitativos e é responsável pelo uso de medidas contínuas ou repetidas para rastrear indivíduos por um período prolongado de tempo, geralmente anos ou décadas.

O que é longitudinal exemplo?

As ondas longitudinais são aquelas cuja direção de propagação da onda coincide com a direção da vibração. Ondas que se propagam numa corda e as ondas sonoras são exemplos de ondas longitudinais.

O que é avaliação longitudinal?

O que é estudo longitudinal

Trata-se de um estudo profundo por um longo período em que diversas variáveis são utilizadas. O pesquisador não interage/interfere diretamente com os indivíduos que fazem parte da pesquisa, mas passa um período considerável fazendo observações.

O que é um estudo longitudinal e transversal?

Tipos de Estudos

Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo. Obs.: Medidas repetidas podem estar associadas à estudos transversais.

Estudos Transversais, Longitudinais, Retrospectivos e Prospectivos.

17 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre longitudinal e transversal?

Diferença entre cortes transversais e longitudinais - YouTube. ✳ Cortes TRANSVERSAIS: também chamados de oblíquos, são cortes (ou reconstruções) orientados transversalmente (perpendicularmente) ao arco. ✳ Cortes LONGITUDINAIS: são cortes (ou reconstruções) orientados longitudinalmente em relação ao arco.

Quais são os tipos de estudos longitudinais?

Os estudos longitudinais podem ser prospectivos ou retrospectivos. São estudos em que a exposição ao fator ou causa está presente ao efeito no mesmo momento ou intervalo de tempo analisado.

Como fazer um estudo longitudinal?

Tenha estas três coisas em mente ao criar um estudo longitudinal:
  1. É melhor manter as perguntas idênticas para todas as pequisas. ...
  2. Ao planejar uma pesquisa de painel, lembre-se de que nem todos os que responderam à primeira pesquisa responderão à segunda. ...
  3. Você precisa decidir com que frequência quer repetir sua pesquisa.

O que é um estudo do tipo transversal?

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

Qual é um exemplo de estudo transversal?

Por exemplo, um estudo transversal que investiga a prevalência de doenças cardíacas em uma população pode descobrir que a prevalência é maior entre aqueles que fumam, sugerindo que o tabagismo pode ser um fator de risco para doenças cardíacas.

Que significa longitudinais?

adjectivo de dois géneros

2. Comprido; colocado ao comprido. 3. No sentido do eixo principal (de um órgão ou de um corpo).

O que é uma situação longitudinal?

SITUAÇÃO: relação do maior eixo do feto (a coluna) em relação ao maior eixo do útero. Quando o maior eixo do feto coincide com o maior eixo do útero, temos uma situação longitudinal. Agora, se o maior eixo do feto estiver perpendicular ao maior eixo do útero, esta é uma situação transversa.

O que é relação longitudinal?

O vínculo longitudinal pode ser definido como relação terapêutica entre paciente e profissionais da equipe de Atenção Primária em Saúde (APS) ao longo do tempo, que se traduz na utilização da unidade básica de saúde (UBS) como fonte regular de cuidado para os vários episódios de doença e cuidados preventivos.

Qual a importância do estudo longitudinal?

O benefício do estudo longitudinal é que os investigadores podem tomar notas das mudanças, fazer observações e detectar quaisquer alterações que ocorrem nas características de seus participantes; permitindo estabelecer um sequência coerente dos dados.

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

Quais são os tipos de metodologia?

Principais tipos de metodologia de ensino
  • Metodologia de ensino tradicional. ...
  • Metodologia de ensino construtivista. ...
  • Metodologia tradicional de ensino sociointeracionista. ...
  • Metodologia de ensino freiriana. ...
  • Metodologia de ensino Montessori. ...
  • Metodologia de ensino Waldorf. ...
  • Metodologia de ensino Reggio Emilia.

Como identificar um estudo transversal?

O estudo transversal é um tipo de estudo observacional que utiliza análise e avaliação por meio da observação, sem a interação direta da pessoa pesquisadora com a população amostral. Essa variável é usada ao longo de toda a pesquisa, permitindo captar as opiniões e dados de um grupo em um momento específico.

O que é um estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

O que é um estudo longitudinal prospectivo?

acompanhamento de uma população por período considerado suficiente para a ocorrência dos eventos em avaliação.

Qual a diferença entre estudo transversal e caso-controle?

Caso-controle – também um tipo de estudo observacional em que pessoas doentes são comparadas com pessoas sem a doença em estudo, em relação à história de exposição. Estudo transversal – também conhecido como estudo de prevalência, a exposição e o efeito são medidos no mesmo momento.

O que é uma pesquisa com corte transversal?

O objetivo dos estudos de corte transversal é obter dados fidedignos que ao final da pesquisa permitam elaborar conclusões confiáveis, robustas, além de gerar novas hipóteses que poderão ser investigadas com novas pesquisas.

Quais os 3 tipos de epidemiologia?

Os estudos descritivos e analíticos (ecológico, seccional, caso-controle e coorte) são apresentados e exemplificados com trabalhos realizados no Brasil.

O que significa a palavra longitudinalmente?

1. Relativo à longitude (ex.: coordenadas latitudinais e longitudinais). 2. Comprido; colocado ao comprido.

O que é um estudo analítico?

Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transver- sal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

Quais são as 3 situações fetais?

Pode ser longitudinal, transversa ou oblíqua (esta é transitória e vira transversa ou longitudinal).

Artigo anterior
Como as plantas filtram o ar?
Artigo seguinte
Como ser um bom inspetor de qualidade?