O que é anáfora é um exemplo?
Perguntado por: Mário Carneiro de Macedo | Última atualização: 11. November 2024Pontuação: 4.9/5 (30 avaliações)
No exemplo, a anáfora ocorre quando o pronome “elas” retoma o elemento “Geovana e Flávia”, apresentado anteriormente. Perceba que, em vez de repetir o termo “Geovana e Flávia”, usou-se outro termo como referência: “elas”.
O que é uma anáfora exemplos?
Pedro parecia estranho, ele não falou com ninguém na aula. Nesse exemplo, percebe-se que a anáfora ocorre na relação entre “Pedro” e o pronome “ele”. Na primeira oração, o referente aparece de modo direto “Pedro”, permitindo ao leitor/ouvinte saber qual é o tema da frase.
O que é anáfora e catáfora exemplos?
Diferença entre anáfora e catáfora
Enquanto a anáfora faz referência a um termo ou ideia que já foi mencionada anteriormente no texto, a catáfora antecipa uma informação que será mencionada posteriormente. Em outras palavras, a anáfora olha para trás e a catáfora olha para frente no texto.
O que é anáfora indireta exemplos?
(1) Ontem fomos a um restaurante. O garçom foi muito indelicado e arrogante. A anáfora indireta o garçom é recuperada pelo esquema que é ativado pela âncora um restaurante. Esta expressão definida, que não foi mencionada antes, introduz um referente novo no modelo de mundo textual.
O que é uma relação Anaforica?
Termos anafóricos são aqueles que resgatam uma palavra citada anteriormente no texto. A anáfora pode exercer diferentes funções: criar efeitos estéticos (caso comum na poesia, que utiliza a figura de linguagem de repetição para dar ênfase em uma ideia) ou contribuir na coesão do texto.
Figura de Linguagem – Anáfora - Rápido e fácil I Português On-line
Como identificar uma anáfora?
Quando se cita algo em um texto e prática uma anáfora, a pessoa está apontando para trás, ou seja, está reafirmando uma informação que já foi passada. A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase.
Quais são os tipos de anáfora?
Abaixo, um esquema das diferentes tipologias desse tipo de anáfora, dividindo-as em três grupos: as anáforas por repetição, as anáforas por elipse e as anáforas por substituição. Este último grupo será subdividido em pronominais e nominais.
O que é isso é uma catáfora?
Na linguística, a catáfora (do grego Kαταφορά, κατά, kata, "para baixo" e φέρω, pherō, "eu carrego"), é o uso de uma expressão utilizado para designar uma unidade verbal (uma palavra ou uma frase) que prepara uma informação a ser trabalhada/apresentada no texto.
Qual das alternativas apresenta o uso de uma anáfora?
A alternativa que apresenta o uso de uma anáfora é a letra C: "Minha família está sempre brigando. Eles não conseguem passar um dia sem discutir." A palavra "eles" é uma anáfora, pois retoma o termo "minha família" mencionado anteriormente.
O que é anáfora direta e indireta?
1. Na anáfora direta, a descrição definida tem o mesmo nome-núcleo que seu antecedente e se refere à mesma entidade que ele; 2. Na anáfora indireta, apesar de o nome-núcleo da descrição definida ser outro que o de seu antecedente, a entidade ainda é a mesma6.
O que é metáfora de um exemplo?
O pelo do meu cachorro é macio como um tapete felpudo. No enunciado fica evidente a comparação por meio da expressão “como”. O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete.
O que é eufemismo é um exemplo?
O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”
Qual a diferença entre anáfora e catáfora?
Resposta: As palavras em destaque (esse, este, aquela) são pronomes demonstrativos e são utilizados para fazer referência a algum termo que já foi dito no texto (anáfora) ou que ainda será apresentado (catáfora).
O que é uma anáfora direta?
124), a anáfora direta ou correferencial diz respeito à retomada de um referente presente no texto, de forma a garantir a progressão referencial, contribuindo para a sequência das ideias materializadas.
Quais são os 4 tipos de coesão?
Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição. Consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.
Qual é o conceito de coesão?
A essa conexão interna entre os vários enunciados presentes no texto dá-se o nome de COESÃO. Diz-se, portanto, que um texto apresenta coesão quando seus vários enunciados estão organicamente articulados entre si, ou seja, quando há concatenação entre eles.
O que é a coesão referencial?
A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem. O termo que indica a entidade ou situação a que o falante se refere é chamado de referente.
O que é catafórica exemplo?
Termos catafóricos
Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente na oração. Madalena viu-a e saiu correndo. A cobra estava perto da árvore. O pronome oblíquo a é um pronome catafórico porque faz referência ao termo cobra, posteriormente apresentado.
Como identificar pleonasmo?
O pleonasmo lexical ocorre quando há repetição de palavras que possuem o mesmo sentido. É o modo que os romancistas, poetas e compositores costumam explorar em suas obras.
Como saber se é uma metáfora?
Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.
Qual é a metáfora?
Metáfora é uma figura de linguagem na qual se faz uso de comparações subjetivas para se referir a algo de forma indireta. A linguagem metafórica enriquece a forma como nos comunicamos com a utilização do duplo sentido para expressarmos nossas ideias.
O que é metonímia é um exemplo?
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
O que acontece se não tomar o anticoncepcional no oitavo dia?
Quanto custa um mba em harvard?