O que é ambivalência e ambiguidade?

Perguntado por: Sandro Assunção de Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (51 avaliações)

Embora ambiguidade e ambivalência sejam sentimentos presentes no mundo contemporâneo, primeiro eles são distintos, ambiguidade divide o ser em direções opostas, e ambivalência é a dualidade de valores, entre o bem e o mal, um maniqueísmo moderno.

O que seria uma pessoa ambivalente?

A ambivalência caracteriza-se pela presença concomitante de juízos contraditórios sobre o mesmo objeto, isto é, o indivíduo sente-se atraído por dois impulsos de sentido oposto em simultâneo e fica sem saber qual deles seguir.

Como tratar ambivalência?

Conhecer sua própria história de vida e suas limitações é o primeiro passo para se livrar dos sentimentos ambivalentes que contaminam as relações amorosas, familiares, sociais e profissionais.

Qual a relação entre o conceito de ambivalência de Melanie Klein e a posição depressiva?

Fazendo um paralelo com a teoria das posições de Melanie Klein, a divalência estaria presente na posição esquizoparanóide, a ambivalência na posição depressiva e a ambigüidade, segundo Bleger, é o tipo de relação de objeto que o bebê estabelece em uma fase anterior à esquizoparanóide, que ele chamou de posição gliscro- ...

O que é posição depressiva para Melanie Klein?

Termo introduzido por Melanie Klein para indicar um ponto no desenvolvimento de relações objetais em que o bebê reconhece que as imagens de mãe boa e mãe má, com as quais esteve se relacionando, se referem à mesma pessoa (subentendendo-se estar na segunda metade do primeiro ano de vida).

Ambiguidade, Ambivalência e Integração | Ronaldo Coelho | Conversa Psi 92

42 questões relacionadas encontradas

O que é posição para Melanie Klein?

Termo introduzido por Melanie Klein para indicar um ponto no desenvolvimento de relações objetais antes de o bebê haver reconhecido que as imagens da mãe boa e da mãe má, com as quais esteve relacionado, se referem à mesma pessoa.

É possível sentir duas emoções ao mesmo tempo?

Ambivalência afetiva: Sim, é possível sentir emoções opostas ao mesmo tempo. Raiva e felicidade, tristeza e alegria, medo e desejo…

Como lidar com sentimentos conflitantes?

Além disso, uma alternativa para lidar com emoções conflitantes no dia a dia é procurar ajuda profissional, de quem realmente entende do assunto. É o caso da inteligência emocional, que pode auxiliar na identificação dos gatilhos emocionais que contribuíram para tal cenário.

Qual a relação entre a ambivalência E a culpa?

A mescla de amor e ódio que sentimos por um familiar é exemplo de ambivalência. Se este familiar falece, muitas vezes nos sentimos culpados, por termos lhe desejado a morte (ainda que inconscientemente). Processos como o sentimento de culpa e o luto podem decorrer da ambiguidade.

O que são sentimentos conflitantes?

Significado de conflitante

Que não é compatível com; que vai de encontro a; em que há conflito; contrário ou incompatível. Etimologia (origem da palavra conflitante). Conflitar + nte.

O que é ambivalência sinônimo?

13 sinônimos de ambivalência para 1 sentido da palavra ambivalência: Caráter do que é ambíguo: 1 ambiguidade, confusão, equívoco, dúvida, incerteza, hesitação, indecisão, indeterminação, irresolução, vacilação, insegurança, obscuridade, imprecisão.

O que quer dizer embotamento afetivo?

O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.

O que é a síndrome da ambivalência dual?

Existe a já mencionada "ambivalência dual” por ambas as partes que, às vezes, é fonte de conflitos que perturbam o crescimento físico e psicológico normal. O con- flito de gerações é uma realidade necessária para o desenvolvimento sadio, tanto dos filhos adolescentes como de seus pais.

O que significa dizer que o mundo moderno e cheio de ambivalência?

A ambivalência impulsiona o homem moderno a superar posições passivas em relação à vida, situações de aceitação mecânica e binária (como bem e mal, certo e errado). Ela coloca diante do homem a possibilidade de talvez ser inerente às características humanas a incerteza, a contingência e a insegurança.

O que é ter um bloqueio emocional?

Podemos definir bloqueio emocional como sendo uma espécie de barreira, obstáculo que se forma na sua mente a fim de evitar uma mágoa posterior.

Como ajudar uma pessoa que está confusa?

Psicóloga ensina como Lidar com Pessoas Difíceis
  1. Conheça os seus limites. Conviver com pessoas difíceis exige não apenas identificar quais são e onde estão essas pessoas, mas também saber até que ponto você pode suportá-las. ...
  2. Saiba se retirar.
  3. Resista às tentações. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  4. Seja compreensivo.

Estou com a mente confusa?

Confusão mental pode ter várias causas, orgânicas ou inorgânicas (como o uso de alguma droga ou medicamento, por exemplo). Se é algo passageiro, que não traz prejuízo, não há com que se preocupar. Caso tenha dúvidas, procure um profissional psicólogo para avaliar o seu caso.

É possível ser racional e emocional ao mesmo tempo?

Errado. Primeiro, todas as suas emoções são processadas no cérebro; essa menção do coração é apenas poética, ele não faz nada além de bombear sangue. Em segundo lugar, suas emoções são informação, sinais de como você se sente a respeito de situações a sua volta.

O que vem primeiro sentimento ou emoção?

Mas, na realidade, são as emoções que dão origem aos sentimentos. Enquanto as primeiras se referem a uma reação instintiva, uma resposta neural para os estímulos externos, tal como o choro ou o riso, os sentimentos, em geral, refletem como a gente se sente frente a uma emoção.

Quais são as 27 emoções?

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

O que são as posições mentais para m Klein quais são?

Posição depressiva é uma expressão criada por Melanie Klein para designar uma das duas fases do desenvolvimento infantil, juntamente com a posição paranoide.

Quais posições Melanie Klein sugere no tocante ao desenvolvimento do aparelho psíquico considerando as fases de desenvolvimento psicossexual de Freud?

Na teoria de Melanie Klein, já no primeiro ano de vida, a criança alterna, em seu psiquismo, as posições esquizoparanóide e depressiva. Para ela, essas 'posições' não terminam, em função de um pretenso desenvolvimento psíquico. Sendo assim, esse comportamento de alternância se repetirá constantemente.

O que é relações Objetais?

Em termos psicanalíticos, as relações objetais referem-se às relações emocionais entre sujeito e objeto amado que, através de um processo de identificação comum, contribuem para o desenvolvimento do ego.

Como saber se tenho embotamento afetivo?

O paciente embotado, geralmente não consegue expressar os sentimentos mais comuns, como alegria, tristeza, raiva para o mundo. Então quando uma pessoa "de fora" vê um paciente embotado a impressão que dá é de apatia, de estar com os pensamentos em outro lugar, de olhar vazio.

Como saber se você tem alexitimia?

Sintomas
  1. Dificuldade para identificar sentimentos e emoções;
  2. Capacidade limitada de comunicar seus sentimentos;
  3. Dificuldade em reconhecer e responder às emoções dos outros, incluindo tom de voz e expressões faciais;
  4. Falta de imaginação;
  5. Não conseguir lidar com o estresse;
  6. Comportamento egoísta;
  7. Irritabilidade;

Artigo anterior
Como Adubar vinca?
Artigo seguinte
Onde o urânio é encontrado no Brasil?