O que é alporquia?

Perguntado por: Alexandra Renata Sá de Pacheco  |  Última atualização: 22. Dezember 2021
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

Alporquia, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.

O que é a alporquia?

A alporquia é um método de reprodução de plantas a partir de um galho de uma planta. as raízes da nova planta nascem quando o galho está preso a planta mãe. A utilização do método, permite reproduzir uma planta que tem boa produção. A nova planta terá a mesma produção de flores e frutos da planta mãe.

O que é alporquia como é realizada?

A alporquia é uma técnica de multiplicação vegetativa de plantas, utilizada principalmente em algumas plantas com as quais a estaquia não funciona facilmente. Consiste em enraizarmos um ramo quando ele ainda está preso na planta, retirando a muda em seguida. ... Alporquia sendo realizada em ramo de hibisco.

Quais plantas pode fazer alporquia?

Plantas indicadas para propagação por alporquia:
  • Azaléia.
  • Bordos (Acer sp)
  • Cerejeira.
  • Cipreste.
  • Pitangueira.
  • Romã
  • Jabuticabeira.
  • Azevinho.

Quanto tempo demora para a alporquia?

O que é alporquia? É uma técnica de propagação vegetativa, feita na planta matriz enraizada, onde um ramo da planta é escolhido, anelado e coberto com enraizador e musgo úmido. Com algumas semanas a parte do ramo irá desenvolver raízes e poderá ser destacado e cultivado em vasos ou no solo.

Você sabe o que é ALPORQUIA ou ALPORQUE???

23 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor época para fazer Alporquia?

Como fazer alporquia
  • O sfagno é um tipo de musgo (Sphagnum), encontrado em lojas que vendem produtos para floristas.
  • O enraizador é uma substância que é produzida pela própria planta, na quantidade que necessita. ...
  • Aguardar a época de primavera e verão, quando a planta estará desenvolvendo a parte vegetativa.

Qual a melhor época para fazer Alporquia?

Os alporques foram confeccionados em quatro diferentes épocas do ano, sendo nos meses de fevereiro a maio (época 1), maio a junho (época 2), junho a setembro (época 3), outubro a dezembro (época 4), onde permaneceram na planta mãe um período de 80 dias em cada época respectiva.

Qual o melhor substrato para Alporquia?

O enraizamento dos alporques foi avaliado pela epoca de emissao, pelo numero, peso fresco, peso seco e volume de raizes. Os substratos A, B e 1/2A + 1/2B mostraram-se como os mais efetivos.

Como fazer Alporquia em plantas ornamentais?

  1. Passo 1 – Prepare os Materiais.
  2. Passo 2 – Faça o corte no ramo.
  3. Passo 3 – Insira o Plástico.
  4. Passo 4 – Envolva o Musgo ao Redor.
  5. Passo 5 – Enrole o plástico em volta do musgo.
  6. Etapa 6 – Está no ponto, você aprendeu como fazer alporquia!
  7. Passo 7 – Plante sua planta!

Qual a lua boa para fazer Alporquia?

Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.

Como é feito o Alporque?

Alporquia

O método consiste em selecionar um ramo da planta, de preferência com um ano de idade e diâmetro médio. Nesse ramo, escolhe-se a região sem brotação e faz-se um anelamento, de aproximadamente dois centímetros, retirando toda a casca (floema) e expondo o lenho.

Como é realizada a Borbulhia?

Na borbulhia se destaca uma gema vegetativa ou borbulha da matriz (planta-mãe) nobre que se quer propagar, e introduz em outra planta da mesma espécie, conforme Figura 2. A enxertia por borbulhia em castanheira-do-brasil é realizada com a planta já estabelecida no campo.

Quais as vantagens da estaquia?

Vantagens – A maior vantagem da estaquia é que se consegue fixar as características da planta-matriz, além de a produção ser mais precoce. Desvantagens – As desvantagens incluem: as plantas são menos vigorosas, exigem uma estrutura mínima para produzir mudas (telados antiafídeos, câmara úmida, etc.).

Qual o melhor estaquia ou Alporquia?

Acredita-se que a Alporquia é mais eficiente em algumas plantas do que a estaquia. O método funciona em algumas plantas nas quais a estaquia não é eficiente.

O que é estaquia enxertia e Alporquia?

Depois da estaquia, a enxertia é a técnica mais usada para a propagação de espécies arbóreas e arbustivas. É uma técnica complexa que consiste em implantar uma parte viva da planta que se quer propagar (cavaleiro) em uma parte de outra planta que esteja enraizada (cavalo).

Quais são os tipos de Mergulhia?

A mergulhia pode ser efetuada diretamente no solo ou fora dele, isto é, no alto. A mergulhia é feita no solo, em plena terra ou em vaso, quando os ramos das espécies são flexíveis e de fácil manejo. A esses ramos dá-se o nome de mergulho e ao processo, o nome de mergulhia.

Como se faz a Mergulhia?

Especificamente, a mergulhia consiste em fazer um corte parcial em um ramo, dobrá-lo, prendê-lo ao solo com um grampo de metal e cobri-lo de terra. O contato da região do corte com o solo estimula o enraizamento. Quando este já é suficiente para manter a nova planta, o ramo é cortado da planta-mãe.

Como preparar a terra para estaquia?

Prepare o recipiente de enraizamento

A estaca, para que as raízes se desenvolvam, pode ser colocada num meio com um substrato composto por terra, com areia ou com apenas água. Algumas plantas desenvolvem-se melhor em água, pelo que um recipiente com este líquido é o mais recomendável.

Como ocorre o processo de enxertia?

O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro), que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecida como porta-enxerto (ou cavalo).

Como usar esfera Multiplantas?

Funciona tanto em plantas internas quanto externas, como rosas, trepadeiras, árvores, arbustos frutíferos, árvores frutíferas e plantas difíceis de enraizar como magnólia e camélias. Recomendamos Preencher a bola de Enraizamento com Substrato, Ou Terra Rica em nutrientes. Coloque Substrato em cada concha Umidecido.

Quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar o método de enxertia para a produção de mudas?

Além das vantagens já mencionadas, a enxertia permite ainda propagar plantas que não podem ser multiplicadas por meio de outros métodos. Algumas fruteiras não produzem sementes ou, muitas vezes, as sementes apresentam um baixo poder germinativo.

Qual o princípio da estaquia?

A estaquia é uma técnica que consiste em promover o enraizamento de partes da planta, podendo ser ramos, raízes, folhas e até mesmo fascículos, no caso de Pinus spp. Ainda é a técnica de maior viabilidade econômica para o estabelecimento de plantios clonais de Eucalyptus spp.

Quais as vantagens da propagação assexuada?

As principais vantagens da propagação vegetativa são:
  • rápida propagação das plantas;
  • uniformidade das plantas;
  • multiplicação de plantas que não florescem;
  • produção mais precoce (ausência de período juvenil);
  • facilitar os trabalhos de melhoramento na seleção antecipada de cultivares.

O que é enxertia de borbulha?

Enxertia de borbulha

Esta técnica caracteriza-se por se destacar um fragmento de casca possuindo um gomo, o chamado garfo ou enxerto da planta que pretendemos que constitua a parte aérea. O ideal é que o garfo possua alguns gomos vegetativos em estado de dormência, a partir dos quais “nascerão” novos rebentos.

O que é enxertia exemplos?

Enxertia é o processo de juntar partes de plantas para formar uma planta só. Pode parecer estranho, mas é um procedimento muito comum na agricultura, e até mesmo em humanos (Já ouviu falar em enxerto de pele?). ... As enxertias são compostas de duas partes: O Enxerto (a copa), e o porta enxerto (o cavalo).

Artigo anterior
Quanto ganha nutricionista em portugal?
Artigo seguinte
O que cnc?