O que é alongamento passivo e alongamento ativo?

Perguntado por: Diana Amorim Carneiro  |  Última atualização: 3. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (73 avaliações)

Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.

O que é alongamento passivo e ativo?

No alongamento passivo estático, o grupo muscular é alongado isometricamente por uma força externa (equipamento ou auxiliar). No alongamento ativo dinâmico, também conhecido como balístico, o grupo muscular é alongado dinamicamente pelos músculos opostos ao alongamento.

Como fazer o alongamento ativo?

Alongamento ativo

É um exercício de alongamento estático, mas que consiste em alongar os músculos o máximo possível. Levantar a perna e mantê-la assim por alguns segundos, sem impulso, e relaxar em seguida é um exemplo. Movimentos de yoga também se enquadram aqui. Serve para fortalecer alguns músculos e relaxar outros.

Quais são os três tipos de alongamento?

Agora que você já conhece os princípios básicos dos exercícios de alongamento, hora de conhecer 3 das principais modalidades e para que eles servem:
  1. Alongamento estático. O alongamento estático é a modalidade mais comum dentre os tipos de alongamento. ...
  2. Alongamento dinâmico. ...
  3. Alongamento passivo.

O que é alongamento estático exemplos?

Um bom exemplo de alongamento estático é o do tendão, e para fazê-lo, é simples: basta sentar em uma plataforma confortável, estender uma das pernas para frente e esticar seu corpo de forma que sua mão toque os dedos do pé. Continue nesta posição pelo tempo estipulado e troque as pernas.

Atividade Física #9: Alongamentos Passivos e Ativos- Momento de Acolher - 21/7/2020

35 questões relacionadas encontradas

O que é o alongamento passivo?

O alongamento passivo depende de outra pessoa para realizar o estiramento do músculo a ser alongado, é lento e progressivo, onde objetiva-se ganho da amplitude de movimento, comumente realizado após os exercícios físicos.

Como se faz o alongamento passivo?

Como fazer: deitar-se de costas com as pernas retas e esticadas. Com o auxílio do colega, levantar uma das pernas e descansá-la no ombro do colega até sentir um alongamento na parte de trás da coxa, mantendo os quadris para baixo, sem colocar tensão ou pressão.

Quais são os alongamentos básicos?

5 opções de exercícios de alongamento
  • Alongamento de peitoral com mãos para cima. ...
  • Alongamento de panturrilha com elevação de calcanhar. ...
  • Alongamento para músculos da coxa. ...
  • Alongamento para costas e coluna dorsal. ...
  • Alongamento para glúteo e lombar.

Qual é a diferença entre alongamento estático e dinâmico?

O alongamento estático ajuda a melhorar a amplitude de movimento nas articulações5 e contribui para reduzir a rigidez nos músculos[6]. Em outras palavras, o alongamento dinâmico “estica” os músculos que se encurtaram após o treino para ajudar a evitar desconfortos e na recuperação para o próximo round.

Qual é o melhor tipo de alongamento?

O alongamento em gel é o mais procurado nos salões, pois é fácil de fazer, é hipoalergênico e não tem cheiro. Além disso, esse procedimento leva em média 2 horas e mantém a integridade das unhas naturais. A técnica dura 3 meses, mas, para isso, devem ser feitas manutenções a cada 15 dias por um profissional.

Quais os benefícios do alongamento ativo?

Quando a atividade é realizada com frequência, ela melhora a coordenação motora, faz a prevenção de lesões por esforço repetitivo, tendinites, dores lombares e cervicais, melhora a postura e aumenta a consciência corporal.

O que é o alongamento FNP?

Técnicas de alongamento com FNP caracterizam-se pelo uso de contração muscular ativa com o objetivo de ocasionar inibição autogênica do músculo alongado. Quando aplicada, ocorre relaxamento muscular reflexo que, associado com alongamento passivo, promove aumento no ganho de AAM(14).

Quais são os 5 tipos de aquecimento?

5 exercícios para o seu aquecimento
  1. Corrida no lugar. Como fazer: É a corrida sem deslocamento. ...
  2. Deslocamento lateral. Como fazer: Dê pequenos saltos para um lado e para o outro. ...
  3. Rotação de tronco. Como fazer: com as pernas afastadas, gire o tronco para os lados tirando o calcanhar do chão.
  4. Polichinelo. ...
  5. Polissapato.

Quais são os alongamentos passivos?

Alongamentos Passivos

São aqueles exercícios de alongamento em que uma força externa é feita para que o alongamento aconteça. Neste caso, o praticante está sendo alongado, ao invés de se alongar ativamente.

O que é um exercício passivo?

Exercício passivo: Destinado a pessoas que não podem participar ativamente do exercício. Não é necessário que elas façam esforço. O terapeuta move os membros para prevenir contraturas (a rigidez permanente dos músculos que resulta da falta de movimento), entre outros objetivos.

Qual a importância do alongamento passivo?

Alongamento passivo:

Estes são alongamentos que, com o auxílio de equipamentos ou de outra pessoa, controlam a intensidade e garantem maior conforto ao realizar posições, além de relaxar os músculos e garantir maior flexibilidade.

Como é o alongamento dinâmico?

O que é um alongamento dinâmico? Este tipo de alongamento consiste em realizar movimentos graduais, iniciando de uma forma mais lenta e aumentando o ritmo até que consiga realizar movimentos mais rápidos.

Quais são os tipos de alongamento dinâmico?

5 Alongamentos dinâmicos antes de correr
  • Ativação do Glúteo e Piriforme. ...
  • alongamento dos isquiotibiais. ...
  • Mobilização do tornozelo e panturrilha. ...
  • Balanço de pernas: abdutor e adutor. ...
  • Balanço de perna: isquiotibiais e flexores do quadril.

O que é o exercício dinâmico?

Os exercícios dinâmicos têm um papel importante na preparação do corpo para qualquer atividade física. Com eles, o indivíduo terá um aumento na frequência cardíaca, no fluxo sanguíneo e na lubrificação das articulações, ficando mais preparado para o exercício que será praticado.

O que é o alongamento estático?

Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.

Quais são os 10 exercícios de alongamento?

10 exercícios para desaquecer depois do treino
  1. Passada com torção lateral. ...
  2. Alongamento combinado com agachamento. ...
  3. Alongamento do quadríceps em pé ...
  4. Alongamento deitado com rotação. ...
  5. Alongamento do joelho no peito. ...
  6. Alongamento abdominal. ...
  7. Posição do cachorro voltado para baixo. ...
  8. Alongamento de quadríceps.

Quais são os 6 tipos de alongamento?

6 tipos de alongamento
  • Estático. Nessa modalidade, o praticante deve alongar o músculo sem realizar movimentos, mantendo a posição por volta de 30 segundos ou até o limite do confortável.
  • Dinâmico. ...
  • Ativo. ...
  • Passivo. ...
  • Balístico. ...
  • Isométrico. ...
  • Alongamento do pescoço. ...
  • Alongamento da coluna.

Como são feitos os exercícios passivos?

Exercício passivo

Nesses casos, seja de forma manual ou através de aparelhos, o movimento é executado por um profissional responsável. O objetivo dos exercícios passivos é proteger a integridade das articulações e a elasticidade muscular e, ao mesmo tempo, prevenir contraturas musculares e aderências capsulare.

Quais os alongamentos mais importantes?

7 alongamentos simples para você experimentar
  1. Comece alongando o Piriforme. ...
  2. Experimente o cachorro voltado para baixo. ...
  3. Simples, mas eficaz: o alongamento flexão lateral de tronco. ...
  4. Alongue seus isquiotibiais. ...
  5. Faça rotações de pescoço. ...
  6. Alongue o quadríceps em pé ...
  7. Finalize alongando os cotovelos.

Quais os benefícios do exercício passivo?

A maior indicação clínica do exercício passivo seria evitar fibrose nas articulações após trauma ou cirurgia, prevenindo também rigidez e contraturas2. Seu benefício no pós-operatório e a curto-prazo, principalmente de cirurgias ortopédicas, tem sido estudado e evidenciado por algumas revisões sistemáticas3-6.

Artigo anterior
O que acontece quando a bexiga desce?
Artigo seguinte
Quantas doses de vacina V10 O filhote deve tomar?