O que é alongamento o que é flexibilidade?

Perguntado por: Neuza Magalhães  |  Última atualização: 8. Januar 2025
Pontuação: 5/5 (75 avaliações)

Ressaltamos que, apesar dos termos flexibilidade e alongamento serem muitas vezes confundidos e/ou usados como sinônimos, possuem significados diferentes. Enquanto flexibilidade está relacionada com a amplitude de movimento da articulação, o alongamento refere-se à elasticidade muscular.

Qual é definição de flexibilidade?

Darido e Souza Júnior afirmam que “é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimento articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções”. Isso significa que flexibilidade é qualquer forma de fazer com que seus movimentos – quaisquer que sejam – atinjam uma maior amplitude.

Qual é o conceito de alongamento?

Os alongamentos são exercícios utilizados para o aumento da flexibilidade, que é uma capacidade individual e depende de fatores como: herança genética, sexo, idade, volume muscular e adiposo, além de fatores externos como o treinamento, temperatura ambiente entre outros.

O que é a flexibilidade do corpo?

Por definição, flexibilidade é a capacidade da estrutura muscular se estender, sem provocar danos ou lesões, promovendo uma ampla movimentação em uma articulação com facilidade. Entre 13 e 15 anos, o corpo atinge seu grau máximo de flexibilidade, mas com o tempo ocorre uma perda de elasticidade dos tecidos.

Qual é a diferença entre flexionamento e alongamento?

Flexionamento é a forma de trabalho que visa obter uma melhora na flexibilidade através da viabilização de amplitudes de arcos de movimento articular superiores as originais, ou seja, o alongamento visa a realização dos movimentos com mais eficácia e com menor gasto energético, ao passo que o flexionamento visa ...

Alongamento Simples para todo Corpo | Rodrigo Lopes Fisioterapeuta

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de flexibilidade?

Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.

Qual a diferença de alongamento flexibilidade e mobilidade?

O modo de fazer é parecido, mas a mobilidade e o alongamento são dois tipos de treinos diferentes. Enquanto o primeiro trabalha a articulação, o segundo, os músculos. A confusão pode ser em razão dos exercícios, que são semelhantes, podem ser feitos em qualquer lugar e são praticados só com o peso do corpo.

Qual é o objetivo da flexibilidade?

A habilidade de mudar o que se faz pode trazer vantagens em flexibilidade para o processo produtivo. Essa é a definição para o objetivo de flexibilidade.

O que fazer para flexibilidade?

O que fazer para melhorar a flexibilidade corporal?
  1. Alongue-se. Para manter uma boa movimentação dos membros e melhorar a sua flexibilidade é indispensável se alongar. ...
  2. Respire corretamente. Você sabia que a respiração correta é uma grande aliada da flexibilidade corporal? ...
  3. Beba água.

Quais são os exercícios que trabalham a flexibilidade?

5 exercícios de flexibilidade
  • 1 – Alongamento estático. Para realizar esta técnica, você vai precisar sentar no chão. ...
  • 2 – Alongamento dinâmico. Para realizar este exercício de flexibilidade, será preciso ficar em pé. ...
  • 3 – Alongamento dos ombros. ...
  • 4 – Alongamento para a lombar. ...
  • 5 – Alongamento de abdômen ou saudação ao sol.

Quais são os tipos de alongamento?

Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.

Qual é a principal função do alongamento?

Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões. Exercícios de alongamento trazem benefícios à saúde em todas as faixas etárias.

Quais são os 4 benefícios do alongamento?

Torna mais fáceis algumas atividades físicas desgastantes, como corrida e natação, preparando a musculatura para o exercício; Reduz o encurtamento muscular; Melhora a circulação sanguínea, prevenindo problemas articulares nos braços, pernas e coluna; Melhora a coordenação motora.

O que é flexibilidade resposta?

A flexibilidade pode ser definida como a amplitude articular máxima em uma ou mais articulações(1) ou pela relação existente entre o comprimento e a tensão de um músculo alongado(2). O treinamento da flexibilidade propicia o aumento do comprimento da unidade músculo-tendão.

O que é a flexibilidade ativa?

É possível definir a flexibilidade ativa como a maior amplitude que se consegue alcançar em um movimento ao usar apenas a contração dos músculos agonistas e sinergistas, ao mesmo tempo que os músculos antagonistas são alongados.

Pode fazer flexibilidade todo dia?

Isso significa que você pode treinar todos os dias, ou até mais de uma vez por dia. Porém, o ideal é que esse treinamento seja feito pelo menos 1 hora antes das aulas ou ensaios ou no final do dia antes de ir embora pra casa.

O que é mobilidade e flexibilidade?

Em resumo, o treino de flexibilidade se concentra em esticar os músculos, enquanto o treino de mobilidade se concentra em melhorar a capacidade de uma articulação se mover livremente em sua amplitude de movimento completa.

Quais os benefícios da flexibilidade?

Entre os benefícios da flexibilidade para a saúde e a qualidade de vida, podemos citar: aumento do relaxamento muscular (evitando encurtamentos e dores associadas), diminuição do estresse e tensão do dia a dia, aumento da capacidade de reação e adaptação frente a eventos inesperados (evitando quedas, por exemplo), ...

Qual a função dos exercícios de flexibilidade?

O treino de flexibilidade consiste na realização de alongamentos corporais com o objectivo de aumentar o comprimento muscular e de preparar o músculo para o exercício físico. O uso do alongamento como meio de preparação para o exercício, aumenta o desempenho desportivo e diminui a incidência de lesões desportivas.

Qual o melhor esporte para flexibilidade?

Confira alguns esportes que melhoram a flexibilidade:
  • Ginástica Artística. ...
  • Pole Dance. ...
  • Artes marciais. ...
  • Natação. ...
  • Basquete.

O que fazer primeiro alongamento ou mobilidade?

Eles podem ser feitos após o treino. “Aquela história de que 'o alongamento previne lesões', cientificamente nunca foi comprovada. Porém, tanto exercícios de alongamento quanto os de mobilidade articular são bons”, afirma Carvalho. A recomendação é fazer os exercícios de mobilidade antes da atividade física.

Quais são os exercícios de mobilidade e flexibilidade?

5 exercícios para melhorar a flexibilidade e a mobilidade
  • Alongamento estático. Durante o alongamento estático, a proposta é que você permaneça na mesma posição por alguns segundos. ...
  • Saudação ao sol. ...
  • Rotação do tronco em pé ...
  • Agachamento profundo. ...
  • Flexão de ombros.

É bom se alongar antes ou depois do treino?

É mais indicado após os treinos ou exercícios físicos, uma vez que torna os músculos mais relaxados, dando uma sensação de alívio. Segundo Gusmão, no alongamento estático, alonga-se o músculo até uma determinada posição, que deve ser mantida durante 30 segundos, e o objetivo é alongar até o limite do confortável.

Quanto tempo leva para ter uma boa flexibilidade?

A flexibilidade é uma das capacidades físicas em que se obtêm resultados mais rapidamente. Após um exercício de flexibilidade a Amplitude de Movimento (ADM) é melhorada imediatamente. Adaptações crônicas podem ser observadas com alongamento regular em 3 a 4 semanas (1).

Quais doenças O alongamento previne?

Alongamentos não evitam lesões, mas nem por isso devem ser ignorados. Uma pesquisa divulgada na semana passada pela Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos concluiu que alongamentos não previnem lesões durante a prática de exercícios.

Artigo anterior
Como desbloquear o cartão de crédito para fazer compras online?
Artigo seguinte
Quais os principais pilares da terapia na insuficiência cardíaca diastólica?