O que é alíquota adicional de IOF?

Perguntado por: Rui Monteiro de Leite  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

O que é IOF do empréstimo? O IOF do empréstimo é o Imposto aplicado em transações de contratação de um dinheiro extra. A taxa para empréstimo consignado é de 0,01118% diário, além da taxa adicional de 0,38% total no valor da operação.

O que é o IOF adicional?

É o IOF adicional, uma taxa fixa cobrada apenas uma vez sobre o valor liberado em empréstimos ou financiamentos.

Quando o IOF deve ser cobrado?

Quando o IOF é cobrado? Como dissemos, o IOF é cobrado em operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores imobiliários. Alguns exemplos mais comuns: Comprar com cartão de crédito fora do país (online ou presencialmente);

Tem que pagar o IOF para liberar empréstimo?

É preciso pagar IOF para liberar empréstimo? Não. Não é necessário pagar IOF antecipadamente para liberar um empréstimo, uma vez que a sua cobrança já está inclusa nas parcelas do contrato.

O que significa IOF adicional PF CH espe?

Essa alíquota adicional é cobrada logo na contratação do empréstimo ou financiamento. Por exemplo: digamos que você tenha utilizado R$ 1.000 do seu cheque especial por cinco dias no mês. Dessa forma, você pagará 0,38% sobre o valor utilizado mais 0,0082% por cada dia que a sua conta ficou no negativo.

Cobrança do IOF como ela se aplica? | ENTENDA EM 2 MINUTOS #09

45 questões relacionadas encontradas

O que é IOF e quando é cobrado?

O IOF é a sigla que representa Imposto sobre Operações Financeiras e com certeza você já ouviu falar dele, seja na hora de pagar a fatura do seu cartão de crédito ou seja na hora de escolher um investimento. Esse imposto é cobrado em operações financeiras como crédito, câmbio e seguros.

Quem tem que pagar IOF?

Bom, como o próprio nome já diz, o IOF é um imposto cobrado em taxas cambias, de crédito e outras operações como títulos. Na prática, você percebe esse imposto quando usa seu cartão de crédito, cheque especial, compra dólar, envia dinheiro para o exterior ou compra um imóvel financiado.

É normal pagar uma taxa para liberar o empréstimo?

Sim, todos os empréstimos legais e autorizados pelo Banco Central devem ocorrer sem cobrança antecipada. Não existe, portanto, exigência de depósito para liberar o crédito. Para minimizar as dúvidas e os riscos sobre golpes, o ideal é sempre consultar instituições financeiras de confiança para contratar empréstimos.

Como saber se tenho IOF no meu CPF?

Caso seja uma cobrança, acesse o site da Receita Federal e verifique se há o registro de alguma pendência em seu CPF. Preste atenção a notificações com textos escritos com erros de português.

Qual o valor do IOF em um empréstimo?

Para calcular o IOF, é preciso pegar o valor da operação e multiplicar pela taxa do imposto. Para financiamentos e empréstimos, por exemplo, a alíquota é de 0,38% + 0,0082% ao dia. Em compras internacionais com o cartão de crédito, 4,38%.

Quantas vezes o IOF é cobrado?

Sobre as operações de crédito, o IOF cobrado é 0,38% sobre o valor total, independentemente do prazo da transação, mais uma porcentagem de 0,0082% por dia para pessoas físicas (3% anualmente), e de 0,041% por dia para pessoas jurídicas (1,5% anualmente), calculada de acordo com o prazo de pagamento (até quando a dívida ...

Tem como não pagar IOF?

Quem não precisa pagar IOF? Se o investidor espera mais de 30 dias para resgatar o dinheiro, não há cobrança de IOF. Caso contrário, o valor do imposto diminui diariamente: vai de 96% do rendimento se o resgate for feito em um dia a 3% para 29 dias.

Quando não pagar IOF?

O governo federal decidiu suspender a cobrança do IOF em todas as operações de crédito por 90 dias – abril, maio e junho de 2020. Essa é uma das medidas anunciadas para diminuir os impactos da quarentena do Coronavírus (COVID-19) no bolso dos brasileiros.

Tem como recuperar IOF?

Enfim, como vimos até aqui, a devolução de IOF ainda não é possível em casos de renegociação. Mas o consumidor pode exigir a exclusão dos juros quando fizer a antecipação das parcelas ou evitar a cobrança de taxas ilegais e juros abusivos se estiver em atraso.

Como eu consulto o meu IOF?

  • Acessar o e-CAC.
  • Como acessar com o gov.br.
  • Serviços disponíveis no e-CAC.
  • O que é a caixa postal do e-CAC.
  • O que é um certificado digital.

O que é o ressarcimento do IOF?

Toda vez que o valor que ta sendo devolvido pra sua conta for maior que o valor que está sendo depositado, aparece “ressarcimento de IOF” ou “ressarcimento de IR”.

Porque a Receita Federal bloqueia o empréstimo?

O CPF pendente de regularização é o bloqueio realizado pela Receita Federal nas situações em que o contribuinte tem alguma pendência com o fisco, normalmente relativo à não entrega do Imposto de Renda. O bloqueio pode se dar ainda por inconsistência na declaração em relação às informações prestadas.

O que acontece se eu antecipar as parcelas do empréstimo?

O ato de antecipar as parcelas se traduz, de forma simples, pelo pagamento do valor restante do empréstimo antes da data final do contrato. A ação de antecipar as parcelas costuma ser benéfica e vantajosa, já que é possível reduzir consideravelmente o valor da dívida.

Como ser isento do IOF?

Pela proposta, a isenção do IOF favorecerá aposentados; pensionistas; beneficiários do Programa Bolsa Família; pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental severa ou profunda; e pessoas com transtorno do espectro autista – nesses dois últimos casos, diretamente ou por intermédio do representante legal.

De quem é a responsabilidade pelo recolhimento do IOF nas operações de crédito?

Art. 5º São responsáveis pela cobrança do IOF e pelo seu recolhimento ao Tesouro Nacional as instituições financeiras que efetuarem operações de crédito (Decreto-Lei nº 1.783/80, art. 3º, inciso I). Art.

Qual é a lei do IOF?

Lei 5143/1966. Institui o Imposto sobre Operações Financeiras, regula a respectiva cobrança, dispõe sobre a aplicação das reservas monetárias oriundas de sua receita, e dá outras providências.

Como se livrar do IOF?

Não existe como se livrar do IOF, de alguma forma na sua vida você vai pagar ou já pagou o imposto.

Qual banco não paga IOF?

Algumas instituições financeiras dizem que não cobram IOF de seus clientes. Nessa lista estão iti e o Player's Bank, ambos do Itaú, além do Mercado Pago. Procuradas, não compartilharam detalhes sobre a ausência de IOF nas operações referentes às contas remuneradas.

Artigo anterior
Quais são os dois maiores países da América do Sul?
Artigo seguinte
Qual a renda mínima para fazer o Construcard?